A saúde e o bem-estar no trabalho dos colaboradores impactam diretamente na produção e no rendimento de cada um deles. Benefícios e assistências que proporcionem segurança e qualidade de vida, por exemplo, são grandes diferenciais.

Afinal, quem não gostaria dessas vantagens ao iniciar em um novo emprego?

E é exatamente neste momento que entra a comunicação interna, que deve, de forma clara e detalhada, incentivar os colaboradores a ficarem de olho na saúde, além de divulgar constantemente os benefícios que a empresa oferece para que todos possam cuidar do bem-estar.

A preocupação com a saúde dos funcionários, seja na parte física ou mental, é uma tendência crescente entre as companhias de todos os portes e segmentos, já que a estratégia também serve atrair e manter talentos na empresa.

Mas, afinal, como promover benefícios adequados de saúde e bem-estar no trabalho? Como a comunicação interna pode ajudar nesta tarefa? Acompanhe algumas dicas:

Conheça o seu público interno

Antes de planejar campanhas ou divulgar peças de comunicação, simplesmente conheça o seu público interno.

Qual o perfil dos colaboradores? Qual linguagem deve ser utilizada para que a mensagem seja transmitida com sucesso? Como está o nível de satisfação com a empresa? Quais benefícios ligados à saúde e bem-estar seriam interessantes para eles?

Sem estudar detalhadamente o seu público-alvo, dificilmente a comunicação funcionará. Então, antes de qualquer estratégia, faça um levantamento de algumas informações mais importantes (idade, gênero, classe social, etc) e construa um perfil dos colaboradores.

Divulgue campanhas de saúde e bem-estar no trabalho

Além dos benefícios, é importante relembrar os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde no dia a dia. Neste sentido, divulgar campanhas em datas especiais pode ser um bom caminho.

Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata), Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Janeiro Branco (saúde mental), por exemplo, são algumas campanhas de saúde que merecem atenção e destaque.

Em tempos de pandemia, também é sempre importante destacar os cuidados necessários para evitar a proliferação da Covid-19: distanciamento social, uso de máscara de proteção, uso de álcool em gel, entre outros.

Nos comunicados, lembre-se de destacar para os colaboradores que os cuidados servem não só para eles, mas também para os familiares e amigos.

Atenção especial com a saúde mental

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito em 2020. Já um estudo desenvolvido pela empresa multinacional. Regus mostrou que 60% dos colaboradores consideram o trabalho a causa do abalo de sua saúde mental.

O impacto emocional negativo nos colaboradores pode gerar diversos problemas para as empresas, como o baixo rendimento da equipe e o aumento da taxa de turnover (rotatividade de funcionários na empresa).

Ofereça um ambiente aberto e confortável

Trabalhar em um local que respeita as diferenças e possui gestores compreensíveis é mais confortável, certo?

Um modelo de gestão transparente que valoriza o desenvolvimento profissional e pessoal faz toda a diferença para os colaboradores.

Este modelo de gestão deve observar constantemente os sinais de riscos psicológicos relacionados ao ambiente de trabalho (desmotivação, irritabilidade, queda de produtividade, fadiga, estresse excessivo e dificuldade de concentração).

Caso os sinais sejam identificados, reúna os gestores para que soluções possam ser trabalhadas.

Invista em estratégias de gestão de saúde e bem-estar no trabalho

Após estudar o perfil do seu público interno, será possível desenvolver estratégias de gestão de saúde mais eficientes e assertivas. Algumas alternativas comuns são as ações de massagem, a psicologia organizacional, o yoga e as aulas com instruções de ergonomia.

Use bem as peças de comunicação

O bom e velho e-mail continua sendo um excelente canal de comunicação para colaboradores que trabalham em escritórios e áreas administrativas. Por esse canal as empresas conseguem enviar comunicados importantes sobre temas relacionados à saúde (como plano de saúde, odontológico ou subsídio para farmácias, entre outros) e bem-estar no trabalho(como descontos em academias, práticas de ergonomia e atividades de lazer).

Muitas empresas optam por fazer comunicados com editorias específicas e layouts personalizados para que os colaboradores já saibam que todas as peças com aquela mesma identidade visual referem-se a temas de saúde.

Outras também utilizam a newsletter, enviada quinzenal ou mensalmente, que compila as principais informações abordadas no período em um só e-mail.

Quando o público é de ambiente fabril, industrial ou construção civil, por exemplo, com pouco ou nenhum acesso a e-mail ou outras ferramentas e canais digitais, a melhor fórmula é utilizar canais de comunicação físicos, como os jornais murais.

Um exemplo também muito interessante para esse público são os chamados varais, nos quais um tema de grande relevância pode ser abordado de forma bem detalhada, normalmente em “passos” (páginas), para que o público seja impactado de maneira clara e didática.

Já os jornais murais são como uma newsletter, mas em formato físico. Trazem informações pontuais, de alta importância e fácil acesso aos funcionários. Para facilitar a adesão a links e caminhos externos, pode-se utilizar um QR Code, mecanismo bastante acessível e popular, que possibilita o complemento da informação de forma completa e direcionada diretamente ao celular dos colaboradores.

Informações relevantes a colaboradores e familiares

Já quando o assunto é de importância geral e algo praticado ao longo do tempo, como, por exemplo, o plano de saúde corporativo, uma boa forma de disseminar informação a colaboradores e familiares é a confecção de flyers ou manuais específicos, que por serem impressos devem ficar em posse dos funcionários para que tenham ciência dos seus direitos e deveres.

É sempre bom destacar que, para ações mais pontuais, como neste momento de pandemia, em que entregas de máscaras e álcool gel são praticadas em todas as empresas, outras ações podem ser tomadas, como diálogos de segurança, nos quais o gestor se reúne (presencial ou virtualmente) com suas equipes, além da comunicação por meio de faixas, banners, móbiles e outras peças que atraiam a atenção dos colaboradores.

Campanhas de bem-estar no trabalho

Para uma comunicação interna ainda mais assertiva e direcionada ao público-alvo, agências de comunicação costumam criar estratégias especiais para atingir os colaboradores de todos os níveis. São as campanhas internas, pelas quais é possível estabelecer uma comunicação focada nos colaboradores de todos os níveis hierárquicos na empresa, utilizando os diversos canais de comunicação, desde redes sociais até peças personalizadas.

Além disso, ações podem ser estabelecidas nas dependências das empresas, como quizzes, jogos de tabuleiros e desafios referentes ao tema. Tudo definido pela agência contratada junto à área específica, que têm como desafio entender o público e sugerir a forma correta de alcançar o objetivo estabelecido.

E aí, de qual forma sua empresa tem atingido os colaboradores quando o assunto é saúde e bem-estar no trabalho?

Por: Danielle Lautenschlaeger e Gabriel Prince