Festas corporativas são aguardadas por todos ao longo dos últimos meses do ano. Os colaboradores já conversam entre si especulando o que a empresa está preparando, onde será o evento, se haverá atração especial, e claro, os tradicionais brindes ou vale natal.

Com todo esse entusiasmo, gestor algum vai querer desapontar o seu time, não é mesmo? Mas, sabemos que a Copa do Mundo e outras ocorrências podem ter complicado o seu planejamento. Por isso, nós vamos ajudar você a programar a festa de final de ano da sua equipe de forma simples, rápida e, até mesmo, econômica – se for o seu caso.

Quais objetivos e benefícios das festas corporativas

O objetivo das confraternizações nas empresas é criar um momento de união, descontração e estabelecer uma aproximação entre os colaboradores. Desse modo, integra setores diferentes e possibilita que todos se conheçam.

Por outro lado, as festas de final de ano também servem para aproximar gestores da companhia com todos. Aliás,  fortalecem a cultura e o engajamento com a empresa, além de despertar o senso de pertencimento dos colaboradores. Ou seja, é uma ação de Endomarketing muito efetiva para melhorar o clima organizacional.

Agora vamos organizar a festa da firma!

Etapas para organizar a confraternização de final de ano

1- Separe a verba para a festa

Antes de iniciar qualquer ação, verifique as finanças da empresa. Analise qual o valor disponível para gastar na organização da festa de final de ano. O chamado budget, ou seja, orçamento!

É importante ter esse número fechado, para assim, saber quanto poderá investir em cada contratação de produto ou serviço dos fornecedores da festa.

2- Escolha o local e data da confraternização

Em seguida, defina onde e quando será realizada a confraternização. Como já estamos em cima da hora, esse passo é urgente!

A definição é de acordo com o orçamento que a empresa tem disponível. Há sempre opção para todos os bolsos, veja algumas:

  • Casas de eventos ou buffets
  • Bares ou restaurantes
  • Centro de Convenções
  • Teatros ou hotéis
  • Sítios ou chácaras

Todas essas opções necessitam de reservas prévias. Caso sejam inviáveis, você pode utilizar o espaço da própria empresa para organizar a festa, ou, até mesmo, alugar um salão comercial.

Nestes casos, é importante tirar os móveis do lugar, para que comporte mais pessoas, e customizar todo o ambiente, para que fique temático, acolhedor e divertido. Combine a data correta e deixe reservada na agenda de todos.

3- Defina o tema da festa

A criatividade pede espaço. Neste ponto é importante estudar quais temas podem gerar maior envolvimento e diversão dos colaboradores. Desse modo, busque conhecer bem o interesse do seu público interno e criar um tema que os surpreenda.

Veja algumas sugestões de temas conectados com as tendências do momento:

  • Farofa da Firma – Instagram
  • Copa do Mundo – Esporte
  • Metaverso – Tecnologia

Mas, se não quiser arriscar, você pode criar uma pesquisa interna pedindo sugestão de temas. Além disso, vale ir nas opções tradicionais, que geralmente nunca falham, como por exemplo:

  • Festa do Havaí
  • Anos 90 ou 2000
  • Festa à fantasia
  • Astros do Cinema

4- Personalize o ambiente

Com o tema definido, é hora de pensar na customização do local. Neste momento, analise quais objetos podem ser utilizados e personalizados para deixar o ambiente acolhedor, divertido e em conexão com o tema da festa.

Veja alguns itens:

  • Adesivos de paredes
  • Banners e cartazes
  • Faixas decorativas
  • Backdrop para fotos
  • Displays de mesa
  • Fitas, balões ou bandeiras
  • Copos, pratos e talheres
  • Cartões de convite, entre outros

Se sua empresa é pequena, você pode criar peças de decoração personalizadas com nomes ou rostos do time, para, assim, reforçar a valorização e protagonismo deles.

5- Escolha as atrações

Festa de verdade tem que ter animação. Para isso, música e as atrações de entretenimento são indispensáveis para garantir a diversão de todos. Novamente, aqui há opções que você pode escolher de acordo com o budget:

  • Banda ou celebridade
  • DJ ou artistas independentes
  • Mágico profissional
  • Palestra com convidado especial
  • Stand up comedy
  • Karaokê
  • Videogames
  • Cabine de fotografia

Independente da atração, lembre-se de definir se há algum conteúdo que não deve ser veiculado, como músicas com teor sexual, palavras de baixo calão, etc.

6- Defina o cardápio

Água de coco, a caipirinha, a cervejinha? Não importa qual vai ser a pedida, o que vale é não deixar os colaboradores com a garganta seca e a barriga vazia.

Escolha o cardápio de comes e bebes para garantir que a confraternização será uma ótima experiência para todos. Neste ponto, você pode combinar a escolha do menu com o tema da festa.

Na contratação do cardápio, o mais prático é contratar um serviço de buffet. Mas, caso não seja possível, você pode fazer encomendas em bares, restaurantes e padarias, ou ainda em aplicativos de entrega. Verifique os melhores locais perto do evento e solicite o serviço antecipadamente.

7- Ofereça brindes

Quem não gosta de ser presenteado no final de ano? Quando o presente vem da empresa, é melhor ainda, pois mostra o reconhecimento e valorização. Por isso, aposte em presentear o seu time com brindes que reflitam a importância deles para a companhia.

Entre sugestões, há as tradicionais cestas de Natal e, também, os vales de Natal.

Mas você pode oferecer outros itens de acordo com o perfil do público interno ou personalizar kits institucionais com canecas, camisetas, agenda, entre outros itens customizados.

Lembre-se de entregar um cartão de agradecimento com o kit.

8- Convide seu time

Com todo o planejamento feito, agora é hora de comunicar e convidar todas as pessoas para o evento.

Nesta última etapa é feita a campanha para envolver e engajar a participação. Por isso, é importante criar peças de divulgação que despertem o interesse das pessoas.

Utilize as principais ferramentas de comunicação que a sua empresa tiver e dispare os comunicados em diferentes momentos para engajar a todos.

Como proposta, sugerimos ativação em três etapas:

1 – Pré festa (Vem Aí)
2- Faltam X dias (Sustentação)
3- É hoje (Dia da festa)

Agora é só preparar as peças de comunicação e reunir o seu time!

9- Divirtam-se!

Este tópico dispensa dicas. É o momento de você se juntar ao time e fortalecer a união com todos. Então, aproveite para agradecer, reconhecer, mas também se divertir com eles neste momento de confraternização e desejar os melhores votos para o próximo ano. Boas festas!

10 – Ajuda para organizar festa de confraternização

Entretanto, caso você não tenha tempo ou uma equipe dedicada para criar a festa de final de ano na sua empresa, basta contar com a PressTexto para ajudar nesse desafio.

Confira aqui alguns dos nossos eventos corporativos que já realizamos ao longo da nossa história.

Vamos criar a sua festa juntos?  Fale com o nosso time agora mesmo. Se preferir, nos chame no WhatsApp ou envie um e-mail.

Telefone ou WhatsApp: (11) 2694-1142
E-mail: presstexto@presstexto.com.br

Por: Van Martins