Endomarketing, ou marketing interno, é todo o conjunto de ações e estratégias desenvolvidas para engajar, integrar, motivar e aumentar o envolvimento dos colaboradores com a marca empregadora e alcançar os resultados do negócio.

Ou seja, o endomarketing funciona como o marketing tradicional. Porém, toda a comunicação tem foco em encantar e fidelizar o público interno, de modo que se sintam parte da empresa e tenham orgulho de trabalhar nela.

Endomarketing é uma das soluções que mais executamos na PressTexto. Afinal, os nossos clientes entendem que ter um time motivado e integrado é essencial para que a companhia consiga atingir seus objetivos estratégicos e se manter forte e competitiva no mercado.

Neste artigo, vamos explicar os principais pontos dessa ferramenta para que você saiba como podemos potencializar a comunicação com os colaboradores e, consequentemente, alcançar o público externo.

Diferença entre Comunicação Interna x Endomarketing

Primeiramente, vamos entender o que são essas duas estratégias. Embora tenham o público interno como foco principal, há distinções entre elas.

A Comunicação Interna é mais ampla, imediata e envolve os processos de relacionamento. Ela visa compartilhar as informações relevantes e estratégicas da empresa para os colaboradores, estabelecendo uma comunicação eficiente entre as pontas.

Por outro lado, o Endomarketing está inserido na Comunicação Interna. Ele envolve planos desde curto a longo prazo, buscando a integração, o envolvimento e o bem-estar. Para alcançar os objetivos, são criadas ações de comunicação que podem durar dias, semanas e até mesmo meses. A duração depende do tipo de ação (estratégica, motivacional ou de apoio à gestão) e da meta que pretende atingir.

Comparativo entre Comunicação Interna x Endomarketing

Comunicação Interna: para reduzir os impactos no meio ambiente, a partir de agora teremos coleta seletiva de resíduos na nossa empresa. Veja as instruções de como fazer o descarte correto do seu lixo.

Endomarketing: Menos é Mais – Juntos podemos diminuir o consumo de água, energia e descartáveis. Quer saber como? Conheça e participe da nossa campanha de sustentabilidade!

Este é um exemplo real e simplificado de comunicações que já desenvolvemos aqui. Notem que o tema é comum, porém, na Comunicação Interna trabalhamos apenas um comunicado informativo. Enquanto isso, no Endomarketing elaboramos uma campanha com conceito “Menos é Mais”, que está alinhada com o tema. Além disso, toda a mensagem foi construída para envolver e incentivar o engajamento das pessoas.

Qual a importância do Endomarketing nas empresas?

Uma vez que as ações de Endomarketing sejam aplicadas e bem-sucedidas na companhia, os colaboradores trabalham mais motivados e desempenham suas funções com mais qualidade, produtividade e eficiência. Posteriormente, eles levam um bom atendimento e solução aos clientes da marca.

Logo, impacta diretamente no público externo, pois se os clientes são bem atendidos e tem uma boa experiência, eles elevam a percepção sobre a reputação da marca, o que contribui para que a empresa melhore sua imagem no mercado, se torne mais atrativa e desperte o interesse de novos clientes e novos talentos.

Principais benefícios do Endomarketing

Do ambiente interno ao externo existem vários benefícios que o Endomarketing promove para as empresas. Confira alguns:

  • Reduz a rotatividade (turnover)
  • Motiva e engaja os colaboradores
  • Diminui as taxas de absenteísmo
  • Aumenta a produtividade
  • Aumenta a qualidade nas tarefas
  • Integra pessoas e times
  • Melhora o clima organizacional
  • Atrai os melhores talentos
  • Melhora a reputação da marca
  • Fortalece a cultura da empresa

Exemplo de Endomarketing em empresas

O Nubank é um case que resume a importância do Endomarketing nas empresas. O banco digital foi criado em 2013 e, desde a criação, a valorização do colaborador sempre fez e faz parte da cultura da marca. Não à toa esse público interno é um dos principais defensores do nome Nubank.

O resultado disso é que desde 2016 o banco entrou para o ranking de Melhores Empresas Para Trabalhar – GPTW Brasil. Ao mesmo tempo, cresceu exponencialmente: atualmente, é o quinto maior banco do país, com 62,3 milhões de clientes.

O Nubank é referência em relacionamento humanizado, transparente e eficiente ao público. Isso ocorre graças ao atendimento dos colaboradores, que também são tratados da mesma forma pela marca empregadora. Por isso, esse público interno está sempre engajado com a cultura e com o propósito do banco.

Essas pessoas se sentem parte do Nubank, entendem a sua importância no negócio e estão alinhados com os objetivos da marca. Todo esse envolvimento se dá porque há uma estratégia consistente de Endomarketing, que ocorre desde o onboarding até o cotidiano dos colaboradores.

Esse é apenas um exemplo de como o Endomarketing contribui para o crescimento das empresas. Claro que é preciso que essa ferramenta esteja alinhada com outras estratégias, já que quando falamos de Endomarketing a conexão entre a área de Marketing e a de Gestão de Pessoas é indispensável.

Cases de Endomarketing – ações da PressTexto

Para ficar mais fácil de entender, vamos demonstrar algumas ações de Endomarketing que já realizamos.

Endomarketing para Dasa

Um dos nossos clientes é a Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil. A marca possui mais de 50 mil colaboradores, ou seja, manter esse time integrado e comprometido com o negócio da companhia é um desafio constante. Veja uma ação de endomarketing que realizamos recentemente.

Tema: Semana do Meio Ambiente 2022

Objetivo: divulgar os eventos que iriam ocorrer em comemoração à data e engajar todos os colaboradores com as ações, destacar os resultados ambientais que a marca obteve em 2021 e as novas parcerias e iniciativas na área.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha de curto prazo, com ativações nos canais digitais internos. Utilizamos a identidade visual dentro dos padrões institucionais e trabalhamos mensagens curtas, convidativas e que reconheciam o protagonismo de cada colaborador para que a companhia atingisse as metas.
Conceito proposto: Juntos por uma só Terra

Resultado: A comunicação foi transmitida para todos os colaboradores, com envolvimento de 27,1 mil nas peças online. A ação também foi utilizada no Marketing externo da Dasa, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Endomarketing para Bloomin’ Brands Brasil

Outro cliente que atendemos é a Bloomin’ Brands Brasil, dona de um dos principais conglomerados de restaurantes do mundo (Outback, Abbraccio e Aussie Grill), com cerca de 12 mil colaboradores por todo o Brasil. A Bloomin’ também tem ações constantes de Endomarketing que visam empoderar e valorizar o colaborador.

Uma das ações mais recentes foi a criação da página Diversidade e Inclusão no canal interno da companhia. O lançamento ocorreu em junho, no mês do Orgulho LGBT. Veja como desenvolvemos o plano de comunicação dessa novidade.

Tema: Mês do Orgulho LGBT 2022

Objetivo: divulgar o lançamento da página interna de Diversidade e Inclusão, reforçando o compromisso da marca com a representatividade, respeito e valorização das pessoas

Estratégia: Realizamos uma campanha de comunicação de médio prazo em mídias online e físicas, canais internos e externos, informando o que é LGBTQIA+, políticas de inclusão, iniciativas da companhia, entrevistas com colaboradores LGBTQIA+ e convite para as pessoas compartilharem fotos sobre o tema no Instagram.

Conceito proposto: Somos muitos. Somos divertidos. Somos diversos.

Resultado: Apenas no Instagram, as publicações no feed alcançaram mais de 7 mil pessoas, com mais de 400 engajamento nas postagens, sendo as três peças divulgadas no mesmo dia, em formato de post puzzle, além de diversos compartilhamentos e menções à marca.

Cabe destacar que o Instagram da página é utilizado como uma ferramenta de comunicação interna, ou seja, para falar diretamente com os colaboradores, com mais de 11 mil seguidores.

Gostou dos nossos cases de Endomarketing? Conseguiu perceber como essas ações internas impactam positivamente nas marcas? Isso é o que nós fazemos diariamente!

Se você deseja aumentar a fidelização e engajamento do seu cliente interno para ter a sua marca mais competitiva no mercado, fale com a gente pelo telefone ou WhatsApp (11) 2694-1142 ou presstexto@presstexto.com.br.

Sobre a PressTexto

A Presstexto é uma agência de Comunicação que atua há 28 anos no mercado. A marca é reconhecida pela excelência em Comunicação Institucional, Marketing e Marketing Digital, entre outros. Com a qualidade em foco nos resultados, a Presstexto tem o propósito que vai além de comunicar; criar soluções para transformar pessoas e marcas.

Atende de pequenas até grandes empresas, em diferentes ramos. Como por exemplo: Pirelli, Birlasoft, Bloomin’ Brands Brasil (redes Outback, Abbraccio, Aussie Grill), Dasa, Fran’s Café, entre outros.

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Por: Van Martins