As ferramentas para comunicação interna são essenciais para a empresa informar e alinhar com os colaboradores informações do dia a dia e estratégias internas do negócio. Entretanto, é comum que pequenas e médias empresas ainda subestimem a capacidade desses canais de comunicação, o que pode causar ruídos na transmissão da mensagem.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a equipe de Recursos Humanos é a responsável por fazer a comunicação interna em 63,2% das empresas.

Ou seja, é imprescindível que esse departamento tenha o conhecimento necessário sobre as principais ferramentas de comunicação interna. Isso vale tanto para colaboradores que trabalham alocados na companhia, como para aqueles que trabalham a distância.

Além de manter todos bem alinhados, uma boa comunicação interna é capaz de fazer toda a diferença na gestão de pessoas, gerando um público interno mais motivado e engajado com os resultados.

Neste artigo, você vai conhecer algumas clássicas ferramentas para comunicação interna que já são realidade em muitas empresas no mundo todo.

Conheça o seu público interno

Antes de planejar campanhas ou divulgar peças de comunicação, faça a seguinte pergunta: você já conhece o seu público interno? Pode parecer uma pergunta simples, mas não é.

Qual o perfil dos colaboradores? Qual a linguagem a ser utilizada para que a mensagem seja transmitida com sucesso? Como está o nível de satisfação com a empresa? Quais estilos de conteúdos eles mais gostam de acompanhar nos canais de comunicação?

Antes de iniciar as divulgações nos canais para comunicação interna, você precisa responder a todas essas questões. Sem estudar detalhadamente o seu público-alvo, dificilmente a comunicação funcionará. Por isso, lembre-se de fazer um levantamento de algumas informações mais importantes (idade, gênero, classe social etc) e construa um perfil dos colaboradores.

10 Principais ferramentas para comunicação interna

Como você já viu, os canais de comunicação interna são imprescindíveis para um desenvolvimento saudável da empresa. Para auxiliar a equipe responsável nessa tarefa, é preciso utilizar boas ferramentas.

Neste sentido, a tecnologia trouxe diversas vantagens, já que foram criadas soluções práticas e rápidas que podem ser acessadas de qualquer lugar, atendendo, inclusive, os colaboradores que trabalham home office. Veja!

Intranet

Aqui estamos falando de uma rede corporativa com acesso permitido apenas aos colaboradores. Ela permite a comunicação rápida e instantânea e o gestor pode definir o seu layout e as informações publicadas, ajudando também a interligar unidades e departamentos.

A intranet permite a publicação de regras da empresa, manuais de treinamento, novidades do dia a dia e muito mais.

E-mail

Clássico, né? O e-mail foi uma das primeiras ferramentais digitais de comunicação interna de sucesso.

Apesar de parecer um pouco obsoleto em alguns casos, a ferramenta ainda é muito utilizada na maior parte das empresas para agendar reuniões, avisar a equipe sobre algum imprevisto ou contar novidades.

Ah, fique ligado: o e-mail corporativo deve conter seu nome, sobrenome e o domínio da empresa!

Rede social corporativa

Essa é uma maneira inovadora de otimizar a comunicação interna e integrar um grande número de pessoas para estimular a troca de experiências.

A ferramenta é bem utilizada principalmente no trabalho remoto, mas, obviamente, é preciso ter alguns cuidados para que a rede não gere tantas distrações com atividades paralelas.

O modelo chama a atenção principalmente pela similaridade operacional com as tradicionais redes sociais. Workplace, Slack, Dialog, Yammer e AppTalk são algumas das mais conhecidas.

Newsletter

Você se lembra dos antigos jornaizinhos? Eles ganharam o mundo digital! A newsletter serve para que a empresa compile as principais notícias de um determinado período e envie aos colaboradores por e-mail.

A ferramenta também permite que você mensure a taxa de abertura e as notícias mais lidas.

Jornal Mural

Um jornal mural de recados serve para deixar lembretes, relembrar as metas da equipe ou reforçar estratégias e acontecimentos da empresa. No entanto, é essencial que ele esteja em um local bem visível para todos. Se for em um escritório, as salas de reunião são um bom exemplo.

Acompanhe algumas dicas específicas para montar o mural ideal:

  • O jornal mural deve ocupar um lugar estratégico e padrão para que os colaboradores sempre saibam onde ele está
  • O conteúdo precisa ser acessível e simples, com textos curtos e linguagem simples de fácil entendimento para todos
  • O layout precisa ser criativo e bem trabalhado para despertar a atenção dos colaboradores
  • Ele deve ser sempre atualizado, seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente

Manual do colaborador

A primeira impressão é a que fica, né? Então, a recepção de todos os colaboradores deve ser bem pensada pelos gestores.

Um manual com a história da empresa, regras de comportamento, descrição dos benefícios, informações sobre valores, missão e objetivos podem fazer com que o novo trabalhador se sinta mais acolhido, ajudando na reputação da sua empresa.

Vídeos corporativos

A linguagem audiovisual é essencial, já que é uma das mais fáceis de ser assimilada pelas pessoas. Portanto, considere a possibilidade de produzir materiais em vídeo para transmitir aos colaboradores.

Para isso, os conteúdos atemporais são ideais. Contar a história da empresa ou mostrar treinamentos específicos são ótimos exemplos. Uma TV corporativa também pode ajudar.

Sobre a PressTexto

Nós somos uma agência de Comunicação e estamos no mercado desde 1994. Somos reconhecidos por atender nossos clientes com excelência em diversas áreas. Como por exemplo: Comunicação Corporativa, Marketing, Marketing Digital, Eventos e Assessoria de Imprensa. Nosso propósito vai além de comunicar, é criar soluções inovadoras para transformar pessoas e marcas.

Atendemos de pequenas até grandes empresas, em diferentes ramos. Entre elas: Pirelli, Birlasoft, Bloomin’ Brands Brasil (redes Outback, Abbraccio e Aussie Grill), Dasa e Fran’s Café.

Quer conhecer mais sobre nós, solicitar orçamentos, consultar serviços e nossas soluções para o seu negócio? Fale com a gente pelo telefone ou WhatsApp (11) 2694-1142 ou presstexto@presstexto.com.br. Se preferir, apenas deixe seu contato para que nós retornemos a você.

Por: Gabriel Prince