O engajamento dos colaboradores e a comunicação são dois fatores cruciais nos processos internos de qualquer empresa. Afinal, ter uma equipe alinhada com a estratégia e conectada com o projeto da companhia faz toda a diferença. Isso tanto no desenvolvimento de cada profissional, como também da empresa.

A comunicação interna é o coração da companhia. Com ela, transmitimos informações, valores e objetivos entre os colaboradores. Portanto, dentro desse contexto, o engajamento surge como um elemento essencial para o sucesso e a harmonia no ambiente de trabalho.

Então, você pode se perguntar: o que de fato é a comunicação interna e o engajamento? Para que servem? Quais as suas vantagens? Com quais ferramentas podemos trabalhar?

Neste artigo, responderemos a todas essas perguntas. Acompanhe!

O que é comunicação interna e engajamento?

A princípio, a comunicação interna está ligada com as estratégias e ferramentas usadas para simplificar a troca de informações, ideias, valores e objetivos dentro de uma empresa. Logo, isso inclui tanto a comunicação vertical (de cima para baixo e vice-versa, entre líderes e colaboradores), quanto a horizontal (entre os próprios funcionários).

Ou seja, o objetivo é que todas as pessoas estejam alinhadas e envolvidas com a cultura organizacional. Portanto, que compreendam suas responsabilidades e contribuam com os objetivos coletivos. Agora ficou mais claro, certo?

Então, vamos falar sobre o engajamento. Aqui, o tema está conectado ao nível de envolvimento, comprometimento e motivação que os colaboradores demonstram em relação ao ambiente de trabalho.

Sabe quem é o colaborador engajado? Aquele que se identifica com os valores da companhia, compreende a importância do seu papel na empresa e contribui de forma proativa.

Engajamento e satisfação: qual a diferença?

É preciso ter atenção nas diferenças entre engajamento e satisfação. É comum, por exemplo, o time de Gestão de Pessoas quebrar a cabeça para diferenciar o engajamento dos colaboradores da satisfação. Apesar de ambos os temas caminharem juntos, existe uma diferença prática entre eles.

Primeiro, lembre-se: engajamento vai além da satisfação. Um colaborador engajado promove os valores da empresa e veste a camisa para alcançar os objetivos. O grande diferencial é a conexão dele com os valores e as políticas internas da marca.

Em contrapartida, a satisfação é vista como um conceito temporário. O funcionário que cumpre bem o seu papel e entrega resultados positivos está mais satisfeito com a sua função e posição. Todavia, isso não quer dizer que ele está em uma conexão profunda com a marca. Em empresas inovadoras, que prezam pelo desenvolvimento contínuo, essa armadilha merece atenção.

Importância do engajamento em comunicação interna

Por fim, chegou a hora de falar do fator principal: o engajamento dos colaboradores. Ele representa a capacidade de envolver e motivar as pessoas por meio de uma comunicação. Porém, ela precisa ser eficaz, atrativa, transparente e alinhada aos valores e objetivos da companhia.

De acordo com um novo estudo do LinkedIn, 75% dos profissionais brasileiros pesquisados consideram mudar de emprego em 2024. Isso representa um aumento de 15 pontos percentuais em comparação com 2023.

Aliás, os motivos mais listados são: necessidade de salários mais altos, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e confiança em suas habilidades.

Ou seja, com tantas invariáveis, é preciso saber engajar com sabedoria e no momento certo com o seu público-alvo. Caso o contrário, o resultado dificilmente será positivo.

Vantagens do engajamento na comunicação interna

Agora, conheça algumas vantagens do engajamento na comunicação interna:

  • Melhora do clima organizacional: um bom engajamento permite que os colaboradores se sintam parte de algo maior. Desta forma, agem contribuindo para um clima organizacional mais positivo.
  • Aumento do comprometimento: quem está engajado tende a estar mais comprometido com os objetivos da empresa. Consequentemente, buscará melhorias e contribuições significativas.
  • Facilita a integração de novos colaboradores: uma comunicação bem eficiente também ajuda na integração de novos contratados. Afinal, gera um processo de adaptação mais rápido e eficaz.
  • Estimula a inovação: quando a pessoa está engajada e bem informada a tendência é que ela contribua com ideias inovadoras. O motivo? Ela se sente parte do processo de melhoria contínua da empresa.
  • Redução de conflitos e mal-entendidos: a comunicação transparente e aberta reduz a incidência de ruídos. Dessa forma, contribui para um ambiente de trabalho mais saudável.

Ferramentas de engajamento em comunicação interna

Existem algumas clássicas ferramentas de engajamento que são bem eficientes e completas. Ou seja, servem para engajar a equipe, mas também manter a comunicação interna em pleno funcionamento. Por exemplo:

  • Intranet: as plataformas de intranet são boas ferramentas para compartilhar informações, documentos e manter a comunicação interna fluida.
  • Redes sociais corporativas: quem não está presente nas redes sociais hoje em dia, não é mesmo? São ótimas opções para promover interação e engajamento entre os colaboradores.
  • E-mail marketing interno: clássico e eficiente, o e-mail é ótima alternativa para enviar comunicados, atualizações e notícias relevantes.
  • Eventos e treinamentos internos: organizar eventos, workshops e treinamentos também é uma forma de fortalecer a comunicação e o engajamento interno.

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Por: Gabriel Prince