Uma das mais importantes e conhecidas empresas fabricantes de pneus do mundo, a Pirelli é cliente da PressTexto desde 2011. A PressTexto é responsável pela produção de conteúdo de comunicação interna para os mais de 7 mil colaboradores da empresa no Brasil.

A Pirelli conta com duas fábricas – Campinas (SP) e Feira de Santana (BA) -, centros de montagem em unidades de montadoras, armazéns logísticos e mais de 100 lojas. A pluralidade do público interno é um dos fatores que contribuem para uma comunicação mais abrangente e, ao mesmo tempo, direcionada.

Cada perfil de público necessita de estratégias e abordagens específicas. Uma boa estratégia de endomarketing para uma empresa desse porte e com colaboradores tão diversos apresenta desafios na mesma proporção. O que divulgar? Qual o discurso? Quais cuidados devem ser tomados nesse processo? Estrategicamente como cativar e envolver os diferentes públicos?

Canais fixos de comunicação interna

Esses e tantos outros desafios fazem parte do dia-a-dia da PressTexto na produção dos conteúdos de comunicação interna da Pirelli no Brasil. Por isso, foram desenvolvidos canais voltados para cada um dos públicos com periodicidades de acordo com as necessidades de cada um deles:

Jornal Mural fábrica: Semanal, instalado em totens nas fábricas, armazéns e centros de montagem com notícias corporativas, de gestão de pessoas, saúde, qualidade de vida, curiosidades, dentre outros.

Jornal Mural lojas: Quinzenal, instalado em totens nas lojas com notícias corporativas, de gestão de pessoas, saúde, qualidade de vida, curiosidades, dentre outros.

Newsletter escritórios Pirelli: Semanal, voltada às equipes de staff dos escritórios com temas corporativos e gestão de pessoas.

Comunicados eletrônicos escritório, lojas e gerentes: Quinzenal, voltada às equipes de staff do escritório das lojas e líderes das 100 lojas;

Newsletter liderança: Quinzenal, voltada aos gestores com temas específicos aos líderes, com abordagens direcionadas de assuntos voltados a negócios e gestão de pessoas.

Além disso, a PressTexto desenvolve várias outras peças físicas e virtuais como banners, e-mails marketing, cartilhas, livros em homenagem a funcionários veteranos, dentre vários outros.

Estratégias de comunicação interna para momentos específicos

Uma empresa de grande porte como a Pirelli se depara com uma série de desafios na relação com seus 7 mil colaboradores. E a comunicação interna é parte disso, já que ocupa um papel de destaque nessa relação.

Por exemplo, em situações específicas como a pandemia de 2020, as estratégias de comunicação interna são primordiais na relação com os colaboradores, na disseminação de informações úteis, decisões, posicionamentos, orientações, dentre outros.

Outros momentos em que a comunicação interna da Pirelli exigiu da PressTexto o desenvolvimento de estratégias direcionadas e bem estruturadas ocorreram em momentos como de fusões, aquisições, vendas e mudanças organizacionais em que o público interno é afetado.

Importância da comunicação interna na Pirelli

A comunicação interna tem relação direta com engajamento, eficiência, a produtividade e a coesão organizacional. Especificamente no contexto da Pirelli, em que a operação envolve uma série de processos complexos e uma grande quantidade de colaboradores, a comunicação interna se torna ainda mais crucial, com destaque especial para:

Alinhamento de objetivos

Uma comunicação eficaz garante que todos os funcionários entendam claramente os objetivos da empresa, as metas de produção e os padrões de qualidade.

Segurança no Trabalho

Em uma empresa como a Pirelli, a segurança é uma prioridade máxima. Assim, a comunicação interna desempenha um papel primordial na disseminação de informações sobre práticas seguras de trabalho, procedimentos de emergência e políticas de segurança. Isso ajuda a prevenir acidentes e a proteger a saúde de todos.

Engajamento

Funcionários bem informados e engajados tendem a ser mais produtivos e satisfeitos com seus trabalhos. Nesse sentido, a comunicação interna eficaz cria um ambiente onde os funcionários se sentem valorizados, ouvidos e incentivados a contribuir com ideias e soluções.

Gestão de Mudanças

Uma empresa como a Pirelli está sujeita a mudanças constantes, seja em termos de tecnologia, regulamentações ou demandas do mercado, por isso, uma comunicação interna eficaz é essencial para comunicar essas mudanças de forma clara e oportuna, ajudando os funcionários a se adaptarem e a se manterem atualizados.

Cultura Organizacional

A comunicação interna nos ajuda a construir e reforçar a cultura da empresa; em especial no que diz respeito a valores, objetivos e expectativas.

Resolução de Conflitos

Uma comunicação interna aberta e transparente pode ajudar a identificar e resolver conflitos de forma rápida e eficaz. Isso, antes que eles afetem negativamente o ambiente de trabalho e a produtividade.

Nesses 13 anos, o trabalho de comunicação interna desenvolvido pela PressTexto para a Pirelli desempenhou um papel estratégico na trajetória da empresa e na relação com seu público interno. Dessa forma, contribuiu para a construção de um ambiente de trabalho seguro, eficiente e colaborativo, no qual os funcionários estão alinhados com os objetivos e se sentem vistos por seu trabalho.

Aliás, nas pesquisas de clima organizacional realizadas pela empresa, o “orgulho de pertencer” sempre esteve como um dos principais pontos destacados pelos colaboradores, o que mostra que investir em práticas de comunicação interna eficazes é essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer empresa.

Por Roger Hayas