Muita gente pensa que as fake news são utilizadas apenas para prejudicar, difamar ou ameaçar figuras públicas, partidos ou personalidades com posicionamentos políticos. Será? Pense melhor: e se algum dia a sua empresa for a vítima de fake news? Pois é, os prejuízos podem ser grandes. Quer saber como isso pode acontecer? Antes, vamos entender um pouco mais sobre este fenômeno e como ele ocorre.

O que são fake news?

As notícias falsas circulam há muito tempo, não se trata de uma grande novidade. Desde que o mundo é mundo as mentiras são utilizadas como estratégia para gerar ódio e desestabilizar inimigos.

Já as fake news modernas, como as conhecemos, dependem do ambiente digital. O fenômeno foi ganhando força com a hiperconexão da sociedade, pois as pessoas estão quase sempre conectadas em diferentes plataformas digitais.

Prova disso é a pesquisa realizada pela DIC Domicílios, em 2019, que afirma que 70% da população brasileira usa a internet, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas, aproximadamente.

Pensemos nesse número de brasileiros. Será que todos possuem educação digital? Sabem pesquisar diferentes fontes? Conseguem distinguir fatos e mentiras? Obviamente, não. É justamente nessas falhas que as fake news entram em ação e conseguem causar grandes danos a empresas, instituições, figuras públicas e governos.

Além do alcance, a velocidade da disseminação é outro fator surpreendente. Em alguns poucos minutos é possível encontrar a mesma informação falsa espalhada pelas mais diversas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, YouTube, WhatsApp, etc. Sim, aquela simples fake news que você já deve ter recebido nos grupos de família do WhatsApp rodou muito antes de chegar aos seus familiares. O ciclo é rápido, constante e extremamente perigoso.

Quais os formatos das fake news?

É importante relembrar que as fake news pertencem ao campo da informação. Portanto, uma opinião não pode ser considerada falsa. As opiniões podem ser infundadas, sem embasamento e até desonestas, mas não falsas, pois elas não buscam repassar um fato ou algo concreto. Trata-se apenas de opinião.

Também não é possível fazer a checagem de verdadeiro ou falso de conceitos amplos. Quando alguém afirma, por exemplo, que a situação de pandemia atual se trata da “maior crise da história”, acaba envolvendo muitos outros fatores, o que impossibilita a verificação.

Já as fake news normalmente são mais específicas e podem mudar de acordo com a rede social. Acompanhe alguns exemplos:

  • Texto – Costuma ter um conteúdo mais complexo e extenso. Nem sempre o material inteiro é falso, o que permitiria um desmentido mais fácil. Já num texto grande é possível utilizar fatos reais, incluindo mentiras em seu decorrer.
  • Imagens – Fácil de serem espalhadas, as fake news nas imagens buscam atacar diretamente os alvos com ilustrações normalmente ofensivas. Podem ser acompanhadas de palavras de efeito para despertar a atenção do leitor: Urgente, Atenção, Confirmado, etc.
  • Áudio – Formato encontrado principalmente no WhatsApp, essa estratégia tenta persuadir o ouvinte a aderir ao famoso “nós contra todos”, despertando sentimentos nada sociais.
  • Vídeo – Tenta passar a retórica incontestável em primeira pessoa, mesmo que não apresente nenhuma prova. Um bom exemplo foram os conteúdos gravados em frente aos hospitais para dizer que a movimentação estaria “normal” e que o coronavírus não existia por ali.

Como as notícias falsas são fabricadas?

O primeiro passo para a produção de uma fake news costuma ser a identificação de um alvo, que pode ser um grupo, um político, uma empresa ou até mesmo um assunto, como a pandemia da Covid-19.

Essa definição do alvo pode acontecer dentro de grupos do WhatsApp e/ou do Telegram. Então, a mentira passa a ser testada para que o nível de adesão seja avaliado. Caso os participantes do grupo demonstrem fácil aceitação e engajamento, as fake news são compartilhadas nas outras redes sociais. Em poucos minutos, milhares de usuários são afetados com a desinformação.

A estratégia ganha ainda mais força com a lógica algorítmica das redes sociais, que privilegia o conteúdo que está sendo mais debatido ou espalhado. Ou seja, quanto mais compartilhamentos, curtidas e engajamentos, maior a visibilidade. Os famosos robôs também são armas importantes e muito utilizados por esse motivo, já que proporcionam grande evidência à informação falsa. E se o usuário interagir alguma vez com as fake news, é provável que passe a receber conteúdos semelhantes automaticamente.

As fake news podem atingir a sua empresa?

Mas voltemos ao tema principal. Afinal, será que as fake news podem realmente afetar a sua marca algum dia?

Acredite, isso já está acontecendo com muitas empresas. Em alguns casos os prejuízos foram grandes, como é o caso da PepsiCo.

Em 2016, durante a corrida presidencial dos Estados Unidos, a CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, foi acusada de afirmar que os fãs do então candidato Donald Trump deveriam “comprar os produtos da marca em outro lugar”. Na realidade, Nooyi nunca deu tal declaração, mas a informação falsa se espalhou rapidamente pelas redes sociais. O resultado? Queda de 35% nos produtos da marca, como mostra o gráfico abaixo:

Já a rede de lanchonetes McDonalds precisa lidar e desmentir informações constantemente. Quem já não ouviu, por exemplo, a história de que os hambúrgueres da marca são feitos de minhoca? Pois é, muita gente levou a sério, ainda que a informação, por si só, beire o surrealismo.

Então, mesmo que as fake news nunca tenham afetado sua marca, é fundamental reconhecer o crescimento assustador desse fenômeno. Caso a estratégia não seja combatida frequentemente, algum dia o prejuízo pode chegar até o seu negócio.

Como evitar que esse fenômeno afete os seus negócios?

Antes de mais nada, lembre-se de que você também deve fazer seu papel fora do ambiente de trabalho. Não repasse conteúdos falsos e, caso tenha dúvidas, procure em fontes confiáveis ou portais de checagem, como a Agência Lupa, a Agência Pública ou o E-Farsas.

  • Mantenha-se sempre atento às redes sociais. Saber o que estão comentando sobre a sua marca é fundamental.
    Explique da forma mais rápida possível as notícias falsas sobre a sua empresa. É necessário senso de urgência para evitar uma crise.
  • Caso encontre alguma fake news sobre sua empresa, denuncie imediatamente à plataforma e solicite que a mentira seja excluída.
  • Quer receber um aviso caso a sua marca seja citada em materiais de páginas de web? Utilize ferramentas como o Google Alerts.

Fique atento. Um dia as fake news podem chegar bater à sua porta. Nessa hora, mantenha a calma e trabalhe com agilidade tanto na prevenção quanto no desmentido e na possível necessidade de gerenciamento de crises.

Por: Gabriel Prince