A Comunicação Institucional, ou Comunicação Corporativa, é a área responsável pela criação da identidade, imagem, reputação e divulgação da empresa para os públicos interno e externo.
Essa comunicação é feita por meio de planejamentos, uso de tecnologia, projetos e ações que promovem o diálogo e a interação da marca/empresa com todos os seus stakeholders, ou seja, as partes interessadas e impactadas pela companhia.
Colaboradores, consumidores, fornecedores, parceiros, órgãos públicos (governo), e, até mesmo, concorrentes são alguns dos principais stakeholders.
Ou seja, a Comunicação Institucional é usada para posicionar a marca no mercado, mostrando seus principais diferenciais e características, como por exemplo: visão, missão, valores, filosofia, projetos, políticas, programas, serviços e produtos que desenvolve, entre outros.
Veja a seguir as principais características dessa área de Comunicação.
Benefícios da Comunicação Institucional
Entre os benefícios, a Comunicação Institucional promove:
- Maior proximidade com os clientes
- Divulgação da marca no mercado
- Engajamento de colaboradores
- Mais produtividade
- Cumprimento de metas
- Resultados satisfatórios
- Fortalecimento de parcerias
- Facilidade nas tomadas de decisões
- Melhoria no clima organizacional
- Transparência na comunicação
- Reputação e reconhecimento da marca
Objetivos e canais da Comunicação Institucional
Os principais objetivos da Comunicação Institucional na empresa são: criar e definir estratégias, plano de mídia, interagir e conectar a empresa com os seus diversos públicos, seja público interno ou externo.
Há vários canais para se relacionar com esses públicos e fazer com que os objetivos institucionais sejam atingidos. Veja alguns deles:
Canais digitais
- Site
- Blogs
- Redes sociais
- Aplicativos
- TV Corporativa
- Vídeos institucionais
- Redes corporativas
- Intranet
- Newsletter
- E-mails diversos
- Entre outros.
Canais físicos
- Mural de avisos
- Jornais e revistas
- Feiras e eventos
- Outdoors
- Display em espaços da empresa
- Display em locais públicos
- Entre outros.
Ferramentas de Comunicação Institucional
As principais ferramentas utilizadas na Comunicação Institucional para se relacionar com o público externo são: Marketing de conteúdo, gestão e gerenciamento das redes sociais, blogs, sites institucionais, campanhas e ações de Marketing, Marketing Digital, eventos de lançamento de produtos e serviços, relacionamento e atendimento à imprensa, entre outros.
Por outro lado, para criar engajamento, envolvimento e relação com o público interno, as principais ferramentas de Comunicação Institucional são: site institucional, intranet, newsletters e e-mail, rede social corporativa, campanhas e ações de Endomarketing, mural, jornal e revistas institucionais, eventos e confraternizações entre equipes.
Independente do público, é importante comunicar com qualidade e eficiência para que a mensagem seja compreendida e gere envolvimento das pessoas com a marca. Por isso, é necessário um estudo prévio detalhado e estratégico de cada ação.
Neste caso, uma dica é construir um planejamento de comunicação consistente e direcionado para tratar assuntos específicos de acordo com os interesses, objetivos e perfil do público da instituição.
Para obter um trabalho diferenciado é imprescindível contar com profissionais capacitados, capazes de desenvolver conteúdos direcionados para o público, utilizando essas e outras ferramentas como parte do processo da Comunicação Institucional.
Exemplo de Comunicação Institucional
A melhor forma de construir uma boa Comunicação Institucional é analisar cases de sucesso de marcas que já se consolidaram no mercado e que suas ações internas e externas são percebidas e reconhecidas pelos públicos. Um exemplo disso é a Adidas.
Adidas foi uma das patrocinadoras e a dona da bola oficial da Copa do Mundo 2022. A companhia foi fundada em 1924, na Alemanha por Adolf Dassler. Entretanto, só chegou no Brasil, em São Paulo, em 1973. Veja um breve raio-x da Comunicação Institucional da Adidas:
Missão
Ser a marca líder esportiva do mundo
Visão
A paixão por esportes faz do mundo um lugar melhor
Valores
Paixão, autenticidade, comprometimento, honestidade, inovação e inspiração
Identidade visual
A logomarca da Adidas comunica os seus valores, como qualidade, força e perseverança.
Comunicação
Nos canais internos e externos, a comunicação transmite a ideia de enfrentar os desafios e realizar os seus objetivos, não importa o que aconteça.
Por que é importante ter Comunicação Institucional?
A Comunicação Institucional serve para posicionar a marca e torná-la competitiva no mercado. Sendo assim, é fundamental para estruturar informações, estratégias e ações da companhia para fortalecer sua imagem e identidade diante de todos os públicos.
Desta forma, a Comunicação Institucional constrói o posicionamento, o tom de voz e todos os atributos para a marca ser assertiva e alinhada com a sua missão, visão e valores.
Além disso, serve também para conhecer o público-alvo que deseja impactar, para definir o tipo de conteúdo adequado com foco na construção de relacionamento, e, assim, obter os melhores resultados.
Ao mesmo tempo, é uma ferramenta indispensável para se comunicar e conquistar os primeiros clientes da marca: os colaboradores internos. Aliás, cabe destacar que, é por meio do público interno que a marca alcança os resultados mercadológicos e objetivos do negócio.
Sendo assim, primordialmente, é fundamental avaliar as estratégias da Comunicação Institucional para criar ações positivas, mensurar resultados, corrigir possíveis erros, planejar ações futuras e desenvolver novas estratégias.
Se sua empresa ainda não tem Comunicação Institucional, agora é o momento de mudar isso. Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos construir todo o posicionamento da sua marca e ajudar a alcançar os resultados estratégicos internos e externos.
Por: Van Martins