A Comunicação Institucional, ou Comunicação Corporativa, é a área responsável pela criação da identidade, imagem, reputação e divulgação da empresa para os públicos interno e externo.

Essa comunicação é feita por meio de planejamentos, uso de tecnologia, projetos e ações que promovem o diálogo e a interação da marca/empresa com todos os seus stakeholders, ou seja, as partes interessadas e impactadas pela companhia.

Colaboradores, consumidores, fornecedores, parceiros, órgãos públicos (governo), e, até mesmo, concorrentes são alguns dos principais stakeholders.

Ou seja, a Comunicação Institucional é usada para posicionar a marca no mercado, mostrando seus principais diferenciais e características, como por exemplo: visão, missão, valores, filosofia, projetos, políticas, programas, serviços e produtos que desenvolve, entre outros.

Veja a seguir as principais características dessa área de Comunicação.

Benefícios da Comunicação Institucional

Entre os benefícios, a Comunicação Institucional promove:

  • Maior proximidade com os clientes
  • Divulgação da marca no mercado
  • Engajamento de colaboradores
  • Mais produtividade
  • Cumprimento de metas
  • Resultados satisfatórios
  • Fortalecimento de parcerias
  • Facilidade nas tomadas de decisões
  • Melhoria no clima organizacional
  • Transparência na comunicação
  • Reputação e reconhecimento da marca

Objetivos e canais da Comunicação Institucional

Os principais objetivos da Comunicação Institucional na empresa são: criar e definir estratégias, plano de mídia, interagir e conectar a empresa com os seus diversos públicos, seja público interno ou externo.

Há vários canais para se relacionar com esses públicos e fazer com que os objetivos institucionais sejam atingidos. Veja alguns deles:

Canais digitais

  • Site
  • Blogs
  • Redes sociais
  • Aplicativos
  • TV Corporativa
  • Vídeos institucionais
  • Redes corporativas
  • Intranet
  • Newsletter
  • E-mails diversos
  • Entre outros.

Canais físicos

  • Mural de avisos
  • Jornais e revistas
  • Feiras e eventos
  • Outdoors
  • Display em espaços da empresa
  • Display em locais públicos
  • Entre outros.

Ferramentas de Comunicação Institucional

As principais ferramentas utilizadas na Comunicação Institucional para se relacionar com o público externo são: Marketing de conteúdo, gestão e gerenciamento das redes sociais, blogs, sites institucionais, campanhas e ações de Marketing, Marketing Digital, eventos de lançamento de produtos e serviços, relacionamento e atendimento à imprensa, entre outros.

Por outro lado, para criar engajamento, envolvimento e relação com o público interno, as principais ferramentas de Comunicação Institucional são: site institucional, intranet, newsletters e e-mail, rede social corporativa, campanhas e ações de Endomarketing, mural, jornal e revistas institucionais, eventos e confraternizações entre equipes.

Independente do público, é importante comunicar com qualidade e eficiência para que a mensagem seja compreendida e gere envolvimento das pessoas com a marca. Por isso, é necessário um estudo prévio detalhado e estratégico de cada ação.

Neste caso, uma dica é construir um planejamento de comunicação consistente e direcionado para tratar assuntos específicos de acordo com os interesses, objetivos e perfil do público da instituição.

Para obter um trabalho diferenciado é imprescindível contar com profissionais capacitados, capazes de desenvolver conteúdos direcionados para o público, utilizando essas e outras ferramentas como parte do processo da Comunicação Institucional.

Exemplo de Comunicação Institucional

A melhor forma de construir uma boa Comunicação Institucional é analisar cases de sucesso de marcas que já se consolidaram no mercado e que suas ações internas e externas são percebidas e reconhecidas pelos públicos. Um exemplo disso é a Adidas.

Adidas foi uma das patrocinadoras e a dona da bola oficial da Copa do Mundo 2022. A companhia foi fundada em 1924, na Alemanha por Adolf Dassler. Entretanto, só chegou no Brasil, em São Paulo, em 1973. Veja um breve raio-x da Comunicação Institucional da Adidas:

Missão
Ser a marca líder esportiva do mundo

Visão
A paixão por esportes faz do mundo um lugar melhor

Valores 
Paixão, autenticidade, comprometimento, honestidade, inovação e inspiração

Identidade visual 
A logomarca da Adidas comunica os seus valores, como qualidade, força e perseverança.

Comunicação 
Nos canais internos e externos, a comunicação transmite a ideia de enfrentar os desafios e realizar os seus objetivos, não importa o que aconteça.

Por que é importante ter Comunicação Institucional?

A Comunicação Institucional serve para posicionar a marca e torná-la competitiva no mercado. Sendo assim, é fundamental para estruturar informações, estratégias e ações da companhia para fortalecer sua imagem e identidade diante de todos os públicos.

Desta forma, a Comunicação Institucional constrói o posicionamento, o tom de voz e todos os atributos para a marca ser assertiva e alinhada com a sua missão, visão e valores.

Além disso, serve também para conhecer o público-alvo que deseja impactar, para definir o tipo de conteúdo adequado com foco na construção de relacionamento, e, assim, obter os melhores resultados.

Ao mesmo tempo, é uma ferramenta indispensável para se comunicar e conquistar os primeiros clientes da marca: os colaboradores internos. Aliás, cabe destacar que, é por meio do público interno que a marca alcança os resultados mercadológicos e objetivos do negócio.

Sendo assim, primordialmente, é fundamental avaliar as estratégias da Comunicação Institucional para criar ações positivas, mensurar resultados, corrigir possíveis erros, planejar ações futuras e desenvolver novas estratégias.

Se sua empresa ainda não tem Comunicação Institucional, agora é o momento de mudar isso. Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos construir todo o posicionamento da sua marca e ajudar a alcançar os resultados estratégicos internos e externos.

Por: Van Martins