O terceiro mês do ano já está começando. Embora não tenha feriado nacional, março é um dos meses que tem mais datas comemorativas a serem aproveitadas na comunicação de diferentes empresas em distintos setores.
Para ajudar no seu planejamento estratégico, preparamos uma lista com as principais datas comemorativas de março. Confira cada uma delas e programe-se para não perder nenhuma oportunidade de posicionar a marca para o seu público no momento certo!
Datas e temas comemorativos de março 2023
Março Azul Marinho: Mês de Prevenção ao Câncer Colorretal
Março Lilás: Mês de Prevenção ao Câncer de Útero
- 01 – Dia da Discriminação Zero
Dia do Turismo Ecológico - 02 – Dia Nacional do Turismo
- 03- Dia Mundial da Vida Selvagem
Dia Mundial da Oração
- 04 – Dia Mundial da Obesidade
- 08 – Dia Internacional da Mulher
- 10 – Dia Nacional de combate ao sedentarismo
- 11- Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo
- 14 – Dia dos Animais
Dia Nacional da Poesia
- 15 – Dia Mundial do Consumidor
Dia da Escola
- 16 – Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas
- 18 – Dia Nacional da Imigração Judaica
Dia do DeMolay
- 19 – Dia do Artesão
- 20 – Início do Outono
Dia Mundial da Saúde Bucal
Dia Mundial sem Carne
Dia internacional da Felicidade (ONU)
- 21 – Dia Mundial da Infância
Dia Mundial das Florestas e Árvores
Dia Internacional da Síndrome Down
Dia Internacional da luta contra a discriminação racial
Dia do Pão Francês
- 22 – Dia Mundial da Água
- 25 – Dia Nacional do Orgulho Gay
Dia da Constituição
Dia Internacional em Memória às Vítimas de Escravidão
Dia Nacional da Comunidade Árabe - 27 – Dia Mundial do Teatro
Dia Mundial do Circo - 28 – Dia do Diagramador
Dia do Revisor - 30 – Dia Mundial da Juventude
Dia Mundial do transtorno bipolar
- 31 – Dia Nacional da Saúde e Nutrição
Dia Internacional da Visibilidade Trans
Quais datas de março escolher?
Com tantas opções de datas comemorativas, é preciso mapear quais delas estão conectadas com o seu negócio e são estratégicas para se posicionar.
No entanto, um dos temas que é mais celebrado e deve ser observado é o Dia Internacional da Mulher. A data vem ganhando cada vez mais espaço na comunicação de diferentes empresas.
Isso ocorre porque o público quer ver marcas comprometidas com causas de impacto social (como a defesa pela igualdade e respeito às mulheres). Sua empresa apoia o protagonismo e reconhece a importância das mulheres? Não deixe de mostrar um posicionamento na data!
Neste sentido, o mesmo vale para temas que envolvam sustentabilidade, saúde, combates a preconceitos de todos os tipos, entre outros. Além desses, há as datas temáticas, que podem estar diretamente conectadas ao seu nicho.
Por fim, se sua empresa atua com a venda de produtos e serviços, uma data que não pode ser desperdiçada é o Dia Mundial do Consumidor. A data é a segunda que mais movimenta o e-commerce, perdendo apenas para a Black Friday.
Tanto o Dia Internacional das Mulheres como o Dia Mundial do Consumidor são datas que podem ser trabalhadas além do próprio dia em si. Ou seja, é possível criar uma campanha semanal ou até mesmo mensal. Estude a melhor opção e aplique no seu cronograma.
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Por: Van Martins