O terceiro mês do ano já está começando. Embora não tenha feriado nacional, março é um dos meses que tem mais datas comemorativas a serem aproveitadas na comunicação de diferentes empresas em distintos setores.

Para ajudar no seu planejamento estratégico, preparamos uma lista com as principais datas comemorativas de março. Confira cada uma delas e programe-se para não perder nenhuma oportunidade de posicionar a marca para o seu público no momento certo!

Datas e temas comemorativos de março 2023

Março Azul Marinho: Mês de Prevenção ao Câncer Colorretal
Março Lilás: Mês de Prevenção ao Câncer de Útero

  • 01 – Dia da Discriminação Zero
    Dia do Turismo Ecológico
  • 02 – Dia Nacional do Turismo
  • 03- Dia Mundial da Vida Selvagem
    Dia Mundial da Oração
  • 04 – Dia Mundial da Obesidade
  • 08 – Dia Internacional da Mulher
  • 10 – Dia Nacional de combate ao sedentarismo
  • 11- Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo
  • 14 – Dia dos Animais
    Dia Nacional da Poesia
  • 15 – Dia Mundial do Consumidor
    Dia da Escola
  • 16 – Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas
  • 18 – Dia Nacional da Imigração Judaica
    Dia do DeMolay
  • 19 – Dia do Artesão
  • 20 – Início do Outono
    Dia Mundial da Saúde Bucal
    Dia Mundial sem Carne
    Dia internacional da Felicidade (ONU)
  • 21 – Dia Mundial da Infância
    Dia Mundial das Florestas e Árvores
    Dia Internacional da Síndrome Down
    Dia Internacional da luta contra a discriminação racial
    Dia do Pão Francês
  • 22 – Dia Mundial da Água
  • 25 – Dia Nacional do Orgulho Gay
    Dia da Constituição
    Dia Internacional em Memória às Vítimas de Escravidão
    Dia Nacional da Comunidade Árabe
  • 27 – Dia Mundial do Teatro
    Dia Mundial do Circo
  • 28 – Dia do Diagramador
    Dia do Revisor
  • 30 – Dia Mundial da Juventude
    Dia Mundial do transtorno bipolar
  • 31 – Dia Nacional da Saúde e Nutrição
    Dia Internacional da Visibilidade Trans

Quais datas de março escolher?

Com tantas opções de datas comemorativas, é preciso mapear quais delas estão conectadas com o seu negócio e são estratégicas para se posicionar.

No entanto, um dos temas que é mais celebrado e deve ser observado é o Dia Internacional da Mulher. A data vem ganhando cada vez mais espaço na comunicação de diferentes empresas.

Isso ocorre porque o público quer ver marcas comprometidas com causas de impacto social (como a defesa pela igualdade e respeito às mulheres). Sua empresa apoia o protagonismo e reconhece a importância das mulheres? Não deixe de mostrar um posicionamento na data!

Neste sentido, o mesmo vale para temas que envolvam sustentabilidade, saúde, combates a preconceitos de todos os tipos, entre outros. Além desses, há as datas temáticas, que podem estar diretamente conectadas ao seu nicho.

Por fim, se sua empresa atua com a venda de produtos e serviços, uma data que não pode ser desperdiçada é o Dia Mundial do Consumidor. A data é a segunda que mais movimenta o e-commerce, perdendo apenas para a Black Friday.

Tanto o Dia Internacional das Mulheres como o Dia Mundial do Consumidor são datas que podem ser trabalhadas além do próprio dia em si. Ou seja, é possível criar uma campanha semanal ou até mesmo mensal. Estude a melhor opção e aplique no seu cronograma.

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Por: Van Martins