Criada em 2018, pelo Ministério da Saúde, a campanha Março Lilás é uma iniciativa realizada anualmente com o propósito de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce contra o quarto tipo de câncer que mais mata mulheres, o de útero.

Você sabia que, de 2023 a 2025, apenas no Brasil, mais de 17 mil mulheres poderão receber esse diagnóstico de câncer? Ou, seja, no final deste triênio, serão mais de 51 mil pacientes lidando com a doença.

Esse dado foi apresentado em novembro passado na Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e reforça a necessidade de ampliar a conscientização sobre a doença, afinal, há formas de prevenir, identificar e tratar, reduzindo, assim, a taxa de mortalidade.

Para isso, todos podem somar forças usando uma arma em comum: a informação.

Se você ainda não colocou em prática nenhuma ação ou campanha de Março Lilás contra o câncer de útero, aproveite esse artigo para se informar sobre o tema e elaborar as suas iniciativas internas ou externas.

Estimativas do câncer no Brasil

Conforme já explicamos no blog, o estudo do INCA estima que, de 2023 a 2025, por ano, haverá mais de 704 mil novos casos de câncer no Brasil. Ou seja, serão mais 2,100 milhões de pessoas enfrentando diferentes tipos da doença no triênio.

O câncer mais predominante é o câncer de pele não melanoma (31,3% de todos os casos), que tem a campanha de Dezembro Laranja.

Quando se trata das mulheres, excluindo o câncer de pele não melanoma, o de útero é o terceiro tumor maligno mais incidente entre as mulheres e o terceiro tipo que mais as mata.

  • Mama: 73.610 novos casos ao ano (30,1%) – Outubro Rosa
  • Colorretal: 23.610 novos casos ao ano (9,7%) – Março Azul Marinho
  • Colo do útero: 17.010 novos casos ao a (7%) – Março Lilás

Observe que essas expectativas são anuais. Logo, no final de três anos, os diagnósticos podem ultrapassar mais de 342 mil mulheres enfrentando alguns desses três tipos, sendo mais de 51 mil lutando contra o câncer de colo de útero.

O que é câncer de útero?

Também conhecido como câncer do colo do útero ou câncer cervical, esse tipo é uma doença maligna que afeta as células do colo do útero – parte inferior do útero que se conecta com a vagina.

Conforme explica o site do Ministério da Saúde, a maioria dos casos é causada pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

Essa infecção genital é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. No entanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer de útero.

Essas alterações são descobertas facilmente por meio do exame preventivo Papanicolau, que deve ser realizado anualmente pelas mulheres após o início da vida sexual. Isso contribui para a identificação da doença em fase inicial, ampliando as chances de cura.

Medidas preventivas contra o câncer de útero

A prevenção ao câncer de útero deve começar ainda na infância, por meio da vacinação contra o HPV. A medida deve ser realizada em crianças (meninos e meninas) a partir dos 9 anos. Neste caso, a recomendação é que a vacina seja feita em duas doses com intervalo de 6 meses.

Já para pessoas de 15 a 45 anos, são recomendadas três doses. Neste caso, a segunda dose deve ocorrer entre 1 ou 2 meses após a primeira, enquanto a terceira deve ser realizada seis meses após a dose inicial.

Além dessas medidas, todas as mulheres que iniciarem a vida sexual devem realizar o exame Papanicolau periodicamente, pois esse rastreará o possível surgimento da doença.

Outras medidas preventivas devem ocorrer ao longo de toda a vida, como utilizar preservativos em todas as relações sexuais e manter hábitos saudáveis de vida, que consistem em alimentação equilibrada, atividades físicas, não fumar e não exceder no uso de álcool.

Fatores de risco do câncer de útero

Quanto aos fatores de risco, há diversos que podem contribuir para a causa da doença, os principais são:

  • Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV)
  • Início precoce da atividade sexual
  • Ter múltiplos parceiros sexuais
  • Tabagismo
  • Uso prolongado de contraceptivos hormonais, como anticoncepcional
  • Histórico de outras doenças que afetam o útero (como endometriose ou adenomiose)
  • Histórico de câncer de mama ou ovário
  • Ter histórico de radioterapia na pelve

Sinais e sintomas do câncer de útero

Nem sempre os sintomas do câncer de útero são perceptíveis na fase inicial da doença. Isso reforça a necessidade de realizar o exame preventivo (Papanicolau) para o diagnóstico precoce. Contudo, há alguns sinais e sintomas que podem indicar a presença do câncer de útero, que são:

  • Sangramento vaginal anormal
  • Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual
  • Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue
  • Sangramento após a menopausa
  • Sangramento após a relação sexual
  • Dor durante a relação sexual
  • Desconforto ou dor na região pélvica
  • Dor ao urinar
  • Vontade de urinar mais vezes que o normal
  • Verrugas na região pélvica
  • Perda de peso de forma estranha
  • Falta de apetite
  • Dor nas costas ou pernas (estágios mais avançados da doença)

A presença de qualquer um dos sintomas é sinal de alerta para buscar ajuda médica. Assim, o ginecologista solicitará os exames necessários para avaliar a causa e identificar corretamente o diagnóstico e estágio.

Tratamentos contra o câncer de útero

Após o diagnóstico do câncer de útero, há o início do tratamento, que pode ser feito em diferentes terapias, pois depende da fase da doença, extensão do tumor e quadro da saúde da paciente.

Os tratamentos mais comuns são: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Essas terapias podem ser utilizadas em conjunto.

Geralmente, a cirurgia é o tratamento principal para esse tipo de câncer. Neste caso, pode envolver a remoção do útero, dos ovários e das trompas. Além disso, há casos em que há também a remoção dos gânglios linfáticos próximos ao útero.

A radioterapia utiliza radiação para destruir as células cancerosas que atingem o útero. Essa opção é o principal tratamento para pacientes que estão em estágio avançado. No entanto, em outros casos, também pode ser adotada antes ou depois da cirurgia.

Outra opção de tratamento é a quimioterapia, que utiliza medicamentos para destruir as células cancerosas. A quimioterapia pode ser combinada com a radioterapia, antes ou depois da cirurgia.

Como divulgar a campanha Março Lilás na empresa?

Agora que você já sabe as principais informações sobre o câncer de útero, é hora de colocar a campanha Março Lilás em prática. Neste caso, primeiramente é preciso preparar o planejamento.

Nessa etapa, analise previamente:

  • Qual o objetivo da comunicação?
  • Como alcançará esse objetivo?
  • Qual a duração da campanha?
  • Qual o público-alvo?
  • Quais canais e formatos?
  • Em quais peças serão utilizadas?
  • Quais iniciativas serão realizadas?
  • Qual o conceito?
  • Quais as principais mensagens?
  • E quais dados são imprescindíveis?
  • Quais as frases de impacto e envolvimento à ação?

Em seguida, é o momento da execução. Além de colocar a mão na massa para produzir as peças, é preciso construir um cronograma para estruturar as etapas da Comunicação e organizar as iniciativas que foram propostas no planejamento.

Veja algumas sugestões de ideias para o Março Lilás

  • Café da manhã temático com colaboradores
  • Palestra presencial ou videoconferência com especialista
  • Roda de conversa com pessoas que já superaram o câncer de útero
  • Sessão de filme ou documentário
  • Dinâmica em grupo
  • Divulgação de materiais educativos
  • Quiz interativo com colaboradores
  • Entrega de brindes personalizados

Por fim, é o momento da ativação. Busque divulgar as peças em todos os canais de comunicação da empresa, destacando a importância de ampliar a conscientização e incentive a participação de todos os colaboradores.

Embora seja uma pauta voltada à saúde da mulher, todos os homens devem ser envolvidos, uma vez que eles podem ajudar a disseminar a prevenção para suas companheiras, colegas, mães, irmãs ou qualquer mulher que conheça. Quanto mais informação, mais prevenção a todas!

Faça sua campanha de Março Lilás com a Press!

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Atuamos no mercado desde 1994 e atendemos clientes de diferentes portes e ramos, como PirelliBirlasoftBloomin’ Brands Brasil (redes Outback, Abbraccio e Aussie Grill), Fran’s Café, entre outros. Desenvolvemos campanhas corporativas em diversos temas e áreas, como de Saúde.

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Por: Van Martins