O TikTok e o Reels ganharam muita popularização ao longo de 2022. Mas, o Shorts, do Youtube também não ficou para trás. Essa movimentação fez o formato de vídeos curtos se tornar uma das principais tendências de Comunicação, conforme destacamos aqui no blog.

Entre explicações, a dinâmica, facilidade do usuário em entender e se envolver com a mensagem transmitida, são alguns dos principais atributos que fizeram a popularização dos vídeos curtos expandir mundialmente, principalmente entre a geração Z.

Além disso, esse formato faz com que o usuário passe mais tempo consumindo o conteúdo. Esse “tempo de tela” – que é uma das métricas do algoritmo – aumenta o alcance das publicações, fazendo com que as redes sociais entreguem o vídeo para mais pessoas.

Assim, essa tendência potencializa a interação e a aproximação das pessoas com a marca, produto/serviço, influenciadores e criadores de conteúdo. Ou seja, traz vastas oportunidades de negócios no Marketing Digital.

Por isso, estar posicionado nas plataformas, como no YouTube Shorts, Instagram Reels e TikTok, é essencial para as empresas atingirem o público-alvo e seus objetivos de comunicação como: divulgar produtos, melhorar a imagem, fortalecer a marca, divulgar serviços, criar mecanismos de conversão, impulsionar vendas, entre outros.

TikTok, Reels e Youtube Shorts

Estes aplicativos não têm muitas diferenças entre eles pelo ponto de vista técnico e todos apresentam o mesmo mecanismo: divulgação de vídeos curtos. Veja as características:

TikTok

TikTok, ou Douyin, é uma rede social chinesa, de propriedade da empresa Byte Dance. Anteriormente, em 2014, o aplicativo era chamado Musical.ly.

Em 2017, a Bytedance adquiriu o Musical.ly, e como já possuía um aplicativo parecido, o Douyin decidiu fazer a fusão do Musical.ly transformando no TikTok. De janeiro de 2018 até novembro de 2022, o Tik Tok teve um crescimento exponencial de 1.157,76%.

O período da pandemia foi o que mais contribuiu para esse avanço. Hoje, a rede possui mais de 1 bilhão de usuários ativos e é a sétima mais usada no mundo.

Insights do TikTok para as empresas em 2023

  • Opção de fazer vídeos que podem variar de 15 segundos a 10 minutos
  • A maioria dos usuários são jovens abaixo de 30 anos
  • As tendências do momento do TikTok são as conhecidas trends que viralizam facilmente
  • As trends podem ser danças, músicas, filtros, formas de editar o vídeo, tutoriais, humor, etc.
  • Para as empresas que comercializam produtos de um público mais jovem, o Tiktok se tornou opção para gerar relevância e reconhecimento da marca
  • Ajuda a mostrar as vantagens da empresa de maneira não convencional, e também a realizar ações com as tendências em alta, ou por campanhas publicitárias

Dicas para explorar no TikTok em 2023

  • Conteúdos sutis, personalizados com entretenimento e foco na dor da persona ajudam a influenciar na compra de produtos
  • Criar vídeos envolventes, humorísticos, leves e divertidos promovem conexão do público com a marca
  • Compartilhar interesses nichados fazem com as pessoas do seu segmento se envolvam e facilita a criação de comunidades engajadas

Reels do Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, conectando pessoas e empresas por vídeos e fotos. O Instagram foi lançado em 6 de outubro de 2010 e criado por Kevin Systrom e Mike Krieger. Anteriormente, era voltado exclusivamente ao compartilhamento de fotos.

Em 2012, o Instagram foi comprado pelo Facebook. De lá para cá vieram muitas inovações para não perder espaço à concorrência. Exemplo disso foi o IGTV, lançado em 2018, em resposta aos vídeos longos e horizontais do Youtube. E, no ano seguinte, para competir com o Tik Tok, lançou o Reels com formato de vídeos mais curtos e verticais, de até 60 segundos.

Fique atento: Um diferencial do Reels em relação ao Tik Tok é a possibilidade de escrever legendas (que complementam ou contextualizam a mensagem do vídeo) com 2200 caracteres. O rival só permite até 500.

Ações dos Reels para as estratégias de Marketing da empresa:

  • Destacar conteúdos relevantes, dicas, tutoriais e gerar autoridade no seu nicho
  • Gerar humanização – compartilhar conteúdos criados nos bastidores para mostrar todo o trabalho relacionado à marca, mostrar cotidiano, quem faz a marca, etc
  • Criar o próprio vídeo na plataforma ou repostar vídeos criados por usuários ou parceiros
  • Divulgar serviços e produtos, incluir link da loja no Instagram Shopping para converter vendas, entre outros

YouTube Shorts

O YouTube surgiu em 14 de fevereiro de 2005 em San Mateo, Califórnia, por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários do PayPal. Porém, em 9 de outubro de 2006, o Google anunciou a compra do YouTube, por US $1,65 bilhão em ações.

A rede se tornou a maior plataforma de vídeos em formato horizontal. Mas, ao ver surgir a nova tendência de vídeos na vertical, o Google decidiu lançar, em 2020, o YouTube Shorts.

O Shorts é uma opção de criar e compartilhar vídeos na vertical similares aos Reels do Instagram e TikTok. A ferramenta permite adicionar filtros, legendas e áudios externos ao vídeo com duração de até 60 segundos. Atualmente já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma.

Um dos diferenciais é poder configurar as palavras-chaves no vídeo. Isso fará com que as chances do seu conteúdo aparecer nos resultados de pesquisa de vídeo seja maior.

Motivos para usar o YouTube Shorts

  • Fortalece a imagem da marca e engajar as pessoas em torno dela.
  • Aumenta a visibilidade da marca
  • Ajuda a aumenta a audiência e consolidar o canal na plataforma de vídeos.
  • Humaniza a marca, mostrar os bastidores e compartilhar dicas
  • Youtube é a segunda maior rede de pesquisa na web (perde apenas para o Google)

Dicas para se destacar no YouTube Shorts em 2023

  • Identifique os assuntos mais em alta, o que as pessoas estão buscando, para criar conteúdos com uma comunicação mais dinâmica e moderna direcionada ao público
  • Utilize palavras-chave no título e termos mais buscados
  • Capriche na descrição usando palavras-chave de forma natural, e demonstre os benefícios que o espectador terá ao assistir o vídeo
  • Evite uso excessivo de palavras-chave na descrição

Como começar a produzir vídeos curtos nas redes sociais?

Você precisa de vídeos curtos, dinâmicos e atrativos para alcançar o seu público-alvo mas não tem domínio técnico e estratégico para isso?

Entre em contato com o time da Press para saber como podemos ajudar a sua marca a iniciar essa transição digital e se destacar no mercado.

Mande um e-mail para presstexto@presstexto.com.br ou nos chame no WhatsApp (11) 2694-1142.

Por: Van Martins