A PressTexto Comunicação e a RP2 Sport & Marketing se uniram em um desafio histórico: transmitir a 1ª Copa São Paulo de Futebol Feminino. Conhecida como “Copinha Feminina”, a competição é realizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), de 4 a 17 de dezembro de 2023, em quatro estádios da capital paulista.

Os jogos, que são da base do futebol feminino, estão sendo disputados nos gramados do Nicolau Alayon, no Canindé, na Arena Ibrachina e na Rua Javari. Mas, é na sede da PressTexto e nos estúdios da RP2 que ocorre toda a transmissão.

A saber: a RP2 é uma divisão da PressTexto voltada ao Marketing Esportivo. A marca é responsável pela transmissão de todos os jogos da Copinha.

Para fazer com que a competição chegue às telas de milhares de telespectadores com alta qualidade técnica e audiovisual, a RP2 montou um estúdio completo nas instalações da PressTexto.

Uma adaptação por um nobre motivo. Afinal, é a primeira vez que a tradicional Copinha, disputada até então apenas pelos times masculinos, tem a versão feminina.

“A nossa sala de trabalho virou um estúdio em tempo recorde. Pedimos para a equipe da Press utilizar outros espaços da nossa sede, ou ficar em home office. Assim, a RP2 instalou os equipamentos e montou o estúdio em menos de 24 horas. Consequentemente, vibramos muito ao ver o resultado final, pois sabemos que estamos fazendo parte de algo histórico em duas frentes que abraçamos: o futebol e o protagonismo feminino.”, comenta Ricardo Pinheiro, diretor da PressTexto e sócio da RP2 Sport & Marketing.

Primeiro ‘abre jogo’ da Copinha feminina com Márcia Taffarel

O resultado final do estúdio na PressTexto foi um inédito “abre jogo” transmitido ao vivo pelo canal do Paulistão, no Youtube. A transmissão ocorreu nesta quarta-feira (13/12), no duelo entre Internacional (RS) x Botafogo (RJ), válido pela semifinal da competição.

Essa foi a primeira vez que um abre-jogo foi realizado na Copinha feminina. Para ser ainda mais histórico, o momento foi celebrado com a participação especial da ex-jogadora Márcia Taffarel, uma das pioneiras do futebol feminino no Brasil, que fez parte do time de comentaristas do jogo.

No currículo, Márcia defendeu a seleção brasileira na 1ª Copa do Mundo feminina, em 1991 (China) e na 2ª, em 1995 (Suécia). Além disso, em 1996, disputou as Olímpiadas de Atlanta (EUA).

Já no futsal, mais recentemente, em março de 2023, a veterana passou a ser a primeira técnica da seleção americana da modalidade. Enquanto está no período de férias, ela aceitou o convite para participar da transmissão no estúdio da PressTexto e da RP2, ao lado do narrador Raony Pacheco e do comentarista Rafael Alves.

Márcia Taffarel: Emoção, evolução e realização

“Vocês não imaginam a emoção que sinto em estar aqui fazendo este trabalho maravilhoso com vocês, comentando a Copinha. Afinal, quem diria que na minha época eu iria falar sobre isso, de geração de base? É extraordinário. Eu estou muito emocionada e empolgada em ver que uma nova geração está surgindo. Além disso, que o futebol feminino está evoluindo e que coisas que a gente sonhava, hoje estão se realizando.”, vibrou Márcia.

A atleta participou do jogo todo, que atingiu mais de 80 mil pessoas simultaneamente e foi regado à muita emoção. No tempo regular, a partida ficou 1×1.

No entanto, nas penalidades, as gloriosas conquistaram a vaga à final da 1ª Copinha feminina. O jogo está disponível no canal do Paulistão. Clique aqui e confira a transmissão completa.

Momento histórico para a RP2 Sport & Marketing

Consolidada em Marketing Esportivo, a RP2 Sport & Marketing ampliou a atuação nos serviços voltados à área esportiva. Nos últimos anos, a empresa investiu em infraestrutura, equipamentos e profissionais especializados. Como resultado, além de ter um estúdio próprio com 6 cabines de transmissão, tem uma equipe com 40 profissionais.

Com todo esse preparo, a RP2 já realizou mais de 600 transmissões esportivas nacionais e internacionais. Como por exemplo: Copinha Masculina, Campeonato Brasileiro Série D, Campeonato Paulista Feminino, Paulista Masculino Séries A2 e A3. Além disso, há também o Mundial de Handebol, Liga de Futsal (pela Nsports), entre outras.

“Por mais que haja esse retrospecto, a Copinha é um marco para nós. Afinal, estamos dando visibilidade com alta qualidade ao futebol de base feminino. Nós vibramos ao ver o brilho nos olhos da equipe, na emoção da Márcia Taffarel, dos torcedores na arquibancada e nos comentários no chat. Tudo isso é histórico para nós e nos prepara para realizarmos mais feitos inéditos como esse, em 2024.”, resume Ricardo Pinheiro.

Próximos jogos da Copinha Feminina

A equipe da RP2 Sport & Marketing se prepara para as últimas transmissões da Copinha feminina. O próximo jogo será hoje (14/12), às 15h, entre Flamengo (RJ) x São Paulo (SP). As equipes se enfrentam no Estádio da Rua Javari. O confronto definirá quem enfrentará o Botafogo.

Por fim, a grande final será no estádio do Canindé, no próximo domingo (17/12), às 10h30.

Todos os jogos terão transmissão ao vivo no canal do Paulistão. A cobertura conta com equipes de reportagem nos estádios. Além disso, há a equipe de narração nos estúdios da RP2 e da PressTexto.

Acompanhe todos os jogos ao vivo e grátis pelo canal do Paulistão.

Por: Van Martins