Fenômeno tipicamente americano, a Black Friday chegou ao Brasil há alguns anos e virou uma das campanhas queridinhas do consumidor, mesmo com as críticas de fraudes nas ofertas e as grandes dificuldades logísticas que aconteceram nas primeiras edições. E não foram poucas. Muita gente comprou e não recebeu, ou, então, recebeu fora do prazo.

Para as equipes de Comunicação e Vendas, no entanto, a “Sexta Preta” já está consolidada e é um dos principais momentos do aumento de vendas e promoções das grandes empresas, especialmente as de varejo. E isso significa um desafio muito grande para as equipes responsáveis por colocar a campanha em pé. Até porque, a tal sexta-feira virou uma semana inteira de promoções, descontos e comunicação.

Tudo começa, como sempre, com um planejamento eficiente. Cada empresa tem sua característica, sua capilaridade, seus revendedores. Desde produtos a serviços, tudo entra em promoção nesses dias. E as equipes internas precisam de engajamento e de motivação para essa maratona de vendas.

Planejamento

Bom, sem essa palavra mágica, não existe campanha, por menor que ela seja.

Um bom exemplo foi a Black Friday 2019 da Rede PitStop, a principal referência no mercado de reposição de peças automotivas no Brasil, que confiou a responsabilidade da campanha à PressTexto, que já atende a empresa na área de conteúdo.

Para atender a 1400 pontos de venda (oficinas) em todo o País, a empresa optou, no início do planejamento, por investir em uma comunicação prévia – um vídeo institucional -, voltada especialmente para comunicar sua equipe interna, formada basicamente por representantes comerciais, sobre como seria o dia e a semana de promoções.

Tema

Escolhido o tema da Campanha, que não necessariamente precisa focar apenas nos percentuais de desconto, o vídeo focou na “Construção” de uma parceria sólida entre a empresa e suas revendas, tentando equalizar toda a rede na mesma sintonia de vibração e de comunicação.

Canais

Após essa etapa, foi hora de escolher quais os canais seriam utilizados para comunicar não apenas as revendas, mas também o consumidor final, formado por um público muito específico. Nesse caso, a ativação em pontos de vendas com cartazes, banners, balões, totens e displays foi a maneira escolhida.

Era hora, então, de focar na produção e na logística. Desde a criação dos materiais, passando pela produção, o desafio foi cumprir o prazo a tempo de distribuir o mesmo kit, com quantidades diferentes, para 1400 pontos espalhados por todo o país.

Mídia

Distribuídos os materiais, a hora era de comunicar. Anúncios em veículos especializados do setor automotivo – digitais ou analógicos – campanhas de e-mail marketing, postagens e impulsionamento em redes sociais próprias e de parceiros. Tudo isso, junto, formou um conjunto de mensagens focadas e espalhadas em etapas predefinidas, de acordo com o calendário do evento previamente estabelecido no…………. PLANEJAMENTO.

Engajamento

Chegou a hora de engajar as equipes. Afinal, promoções e descontos sem profissionais motivados não se sustentam. Brindes, premiações por metas para equipes e funcionários, clube de vantagens. Tudo é permitido e aconselhável para motivar não apenas a equipe interna, mas também a equipe da revenda.

Resultado

Tudo resolvido. A Campanha de mídia na rua. Todos motivados. Vendas realizadas. Chegamos ao ponto final e mais importante de qualquer campanha. O resultado. É preciso prever lá atrás, no ………PLANEJAMENTO, instrumentos de mensuração e da variação de vendas entre esse momento específico e o restante do ano.

Conclusão

O exemplo acima é apenas um – de sucesso – entre tantos outros no mercado brasileiro. E ele não é uma receita de bolo. Novamente, é preciso levar em consideração a característica do produto, da empresa e de seus consumidores. Numa campanha promocional como as Black Friday tudo se vende. De talheres a automóveis. De alimentação a serviços.

E aí cada um sabe bem qual é o comportamento de seu público e qual a melhor maneira de atingi-lo.

Feita essa observação, os passos acima servem, de maneira geral, para suportar uma boa campanha promocional. Mas tudo começa, sempre, por um planejamento bem feito. adequado ao seu produto.

Por: Ricardo Pinheiro