A Semana do Meio Ambiente 2024 começa na sexta-feira (31/05) e vai até 05 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Nessa edição, a campanha dialogará sobre a terra. Isto é, desde preservação, restauração e desertificação e combate às secas.
Essa abordagem da Semana do Meio Ambiente 2024 é inspirada na temática da campanha anual da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia do Meio Ambiente, que é “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”.
Em 1972, a Assembleia Geral da ONU criou o Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa surgiu para conscientizar e incentivar ações de preservação ambiental. Posteriormente, virou também uma ação alinhada com as pautas ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Após a criação do Dia do Meio Ambiente, a data virou uma plataforma global e inspirou mobilizações ambientais em diversos países nos últimos 52 anos. Foi assim que, em 1981, pelo Decreto nº 86.028, foi criada a Semana do Meio Ambiente no Brasil.
Tal como ocorre pelo mundo afora, a sociedade civil, entidades privadas, não governamentais e públicas brasileiras se mobilizam na data para fortalecer a conscientização do meio ambiente.
Empresas que apoiam a Semana do Meio Ambiente
Conforme explicamos, a Semana do Meio Ambiente já faz parte do calendário brasileiro. Além disso, nos últimos anos, a iniciativa, que já era apoiada por entidades ambientais, ganhou adesão de companhias distintas de vários portes e ramos. Como por exemplo:
- Pequenas empresas: PressTexto;
- Grandes empresas: O Boticário;
- Indústrias: Klabin;
- Instituições financeiras: Banco do Brasil;
- Varejo: Mercado Livre;
- Saúde: Dasa;
- Consultorias: PwC Brasil;
- Setor Público: Prefeitura de São Paulo.
A adesão à campanha é uma forma das companhias se posicionarem e mostrar que estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
Nesse caso, ao criar ações da Semana do Meio Ambiente 2024, a empresa transmite aos seus públicos que tem uma política de Enviromment (Ambiental). Aliás, esse E vem do ESG, tema que exploramos em uma série especial aqui no blog.
Dessa forma, além de contribuir com a preservação da natureza, a companhia também mostra que está alinhada com as mudanças necessárias para garantir o futuro da biodiversidade do planeta e das novas gerações. Além disso, aumenta a sua reputação, credibilidade e confiança no mercado.
Ao mesmo tempo, também atende as expectativas do seu consumidor, que está cada vez mais consciente.
Como mostramos, o engajamento de empresas com a sustentabilidade tem sido crucial para a tomada de decisão de compra dos consumidores brasileiros.
Ou seja, as pessoas estão optando por marcas que têm o compromisso sustentável e deixando de consumir produtos e serviços de empresas que estão na contramão!
Dicas de ações da Semana do Meio Ambiente 2024 para empresas
Um dos cenários ideais para aproveitar o tema seria criar um mutirão ecológico, pois traz a teoria para a prática. Neste caso, você poderia, por exemplo:
- Fazer limpezas de praias, praças, parques;
- Plantar mudas e árvores;
- Fazer coleta reciclável de resíduos no meio ambiente.
Mas, vamos aos fatos: você quer levar a campanha da Semana do Meio Ambiente 2024 para a sua empresa. Porém, está com o prazo apertado.
Não se preocupe. Há outras opções que ainda podem ser praticadas. Seja para o público externo ou interno. Veja:
Campanha sobre a Semana do Meio Ambiente para público externo
- Planeje uma campanha enxuta com peças para informar e conscientizar;
- Use os canais digitais da marca para divulgar a campanha;
- Divulgue dados, pesquisas e enfatize as ações ambientais da empresa;
- Crie vídeos institucionais curtos para engajar o público-alvo;
- Personalize peças interativas para que usuários possam compartilhar em suas redes;
- Realize uma live ou webinar com diretores da companhia, especialistas (como biólogos) ou personalidades comprometidas com o meio ambiente;
- Crie um desafio sustentável online estimulando a prática ambiental das pessoas;
- Se houver espaço físico, customize peças como TV corporativa, banners, cartazes, entre outras opções mais rápidas de impressão;
- Organize um evento em um parque ou praça para fazer plantio de árvores ou limpeza dos espaços verdes.
Campanha sobre a Semana do Meio Ambiente para público interno
Essas ações do público externo podem ser adaptadas para o interno. Porém, para os colaboradores você pode também:
- Realizar um café sustentável com roda de conversa entre gestores, especialistas e colaboradores;
- Fazer uma sessão pipoca com filmes ou documentários que promovam conscientização e o diálogo;
- Organizar uma gincana sustentável com perguntas e respostas sobre Meio Ambiente;
- Celebrar a data com kits personalizados, como canecas, ecobags, garrafas térmicas, entre outros.
Planeje e execute a sua campanha sustentável
Ainda dá tempo de realizar essas ações ambientais dentro da empresa. Para isso, basta fazer uma força-tarefa e unir a área de Comunicação.
Porém, para que sua ação seja bem sucedida, o planejamento da campanha dever ser objetivo e alinhado com o compromisso ambiental da empresa.
Afinal, a campanha não é uma ação de Marketing. Pelo contrário, é um espaço para reforçar e conscientizar sobre a preservação ambiental.
Portanto, isso precisa ser uma realidade dentro da sua empresa. Quando há essa autenticidade, a conexão com o público é maior.
Por fim, se você precisa de ajuda nesta força-tarefa, conte com a nossa agência para criar agora mesmo a campanha da Semana da Sustentabilidade 2024!
Por: Van Martins