A Semana do Meio Ambiente 2024 começa na sexta-feira (31/05) e vai até 05 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nessa edição, a campanha dialogará sobre a terra. Isto é, desde preservação, restauração e desertificação e combate às secas.

Essa abordagem da Semana do Meio Ambiente 2024 é inspirada na temática da campanha anual da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia do Meio Ambiente, que é “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”.

Em 1972, a Assembleia Geral da ONU criou o Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa surgiu para conscientizar e incentivar ações de preservação ambiental. Posteriormente, virou também uma ação alinhada com as pautas ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Após a criação do Dia do Meio Ambiente, a data virou uma plataforma global e inspirou mobilizações ambientais em diversos países nos últimos 52 anos. Foi assim que, em 1981, pelo Decreto nº 86.028, foi criada a Semana do Meio Ambiente no Brasil.

Tal como ocorre pelo mundo afora, a sociedade civil, entidades privadas, não governamentais e públicas brasileiras se mobilizam na data para fortalecer a conscientização do meio ambiente.

Empresas que apoiam a Semana do Meio Ambiente

Conforme explicamos, a Semana do Meio Ambiente já faz parte do calendário brasileiro. Além disso, nos últimos anos, a iniciativa, que já era apoiada por entidades ambientais, ganhou adesão de companhias distintas de vários portes e ramos. Como por exemplo:

  • Pequenas empresas: PressTexto;
  • Grandes empresas: O Boticário;
  • Indústrias: Klabin;
  • Instituições financeiras: Banco do Brasil;
  • Varejo: Mercado Livre;
  • Saúde: Dasa;
  • Consultorias: PwC Brasil;
  • Setor Público: Prefeitura de São Paulo.

A adesão à campanha é uma forma das companhias se posicionarem e mostrar que estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

Nesse caso, ao criar ações da Semana do Meio Ambiente 2024, a empresa transmite aos seus públicos que tem uma política de Enviromment (Ambiental). Aliás, esse E vem do ESG, tema que exploramos em uma série especial aqui no blog.

Dessa forma, além de contribuir com a preservação da natureza, a companhia também mostra que está alinhada com as mudanças necessárias para garantir o futuro da biodiversidade do planeta e das novas gerações. Além disso, aumenta a sua reputação, credibilidade e confiança no mercado.

Ao mesmo tempo, também atende as expectativas do seu consumidor, que está cada vez mais consciente.

Como mostramos, o engajamento de empresas com a sustentabilidade tem sido crucial para a tomada de decisão de compra dos consumidores brasileiros.

Ou seja, as pessoas estão optando por marcas que têm o compromisso sustentável e deixando de consumir produtos e serviços de empresas que estão na contramão!

Dicas de ações da Semana do Meio Ambiente 2024 para empresas

Um dos cenários ideais para aproveitar o tema seria criar um mutirão ecológico, pois traz a teoria para a prática. Neste caso, você poderia, por exemplo:

  • Fazer limpezas de praias, praças, parques;
  • Plantar mudas e árvores;
  • Fazer coleta reciclável de resíduos no meio ambiente.

Mas, vamos aos fatos: você quer levar a campanha da Semana do Meio Ambiente 2024 para a sua empresa. Porém, está com o prazo apertado.

Não se preocupe. Há outras opções que ainda podem ser praticadas. Seja para o público externo ou interno. Veja:

Campanha sobre a Semana do Meio Ambiente para público externo

  • Planeje uma campanha enxuta com peças para informar e conscientizar;
  • Use os canais digitais da marca para divulgar a campanha;
  • Divulgue dados, pesquisas e enfatize as ações ambientais da empresa;
  • Crie vídeos institucionais curtos para engajar o público-alvo;
  • Personalize peças interativas para que usuários possam compartilhar em suas redes;
  • Realize uma live ou webinar com diretores da companhia, especialistas (como biólogos) ou personalidades comprometidas com o meio ambiente;
  • Crie um desafio sustentável online estimulando a prática ambiental das pessoas;
  • Se houver espaço físico, customize peças como TV corporativa, banners, cartazes, entre outras opções mais rápidas de impressão;
  • Organize um evento em um parque ou praça para fazer plantio de árvores ou limpeza dos espaços verdes.

Campanha sobre a Semana do Meio Ambiente para público interno

Essas ações do público externo podem ser adaptadas para o interno. Porém, para os colaboradores você pode também:

  • Realizar um café sustentável com roda de conversa entre gestores, especialistas e colaboradores;
  • Fazer uma sessão pipoca com filmes ou documentários que promovam conscientização e o diálogo;
  • Organizar uma gincana sustentável com perguntas e respostas sobre Meio Ambiente;
  • Celebrar a data com kits personalizados, como canecas, ecobags, garrafas térmicas, entre outros.

Planeje e execute a sua campanha sustentável

Ainda dá tempo de realizar essas ações ambientais dentro da empresa. Para isso, basta fazer uma força-tarefa e unir a área de Comunicação.

Porém, para que sua ação seja bem sucedida, o planejamento da campanha dever ser objetivo e alinhado com o compromisso ambiental da empresa.

Afinal, a campanha não é uma ação de Marketing. Pelo contrário, é um espaço para reforçar e conscientizar sobre a preservação ambiental.

Portanto, isso precisa ser uma realidade dentro da sua empresa. Quando há essa autenticidade, a conexão com o público é maior.

Por fim, se você precisa de ajuda nesta força-tarefa, conte com a nossa agência para criar agora mesmo a campanha da Semana da Sustentabilidade 2024!

Por: Van Martins