Depois de falarmos sobre o conceito geral de ESG e de fazermos um aprofundamento na letra E, hoje trazemos uma explicação sobre responsabilidade social corporativa. Também conhecida como o S da sigla, o aspecto social do ESG não é mais opcional.
Primeiramente, clientes e colaboradores procuram empresas com abordagem mais humana e inovadora na gestão. Isso se reflete nos dados:
- Uma pesquisa de 2023, da Associação Paulista de Supermercados (APAS), mostrou que 95% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis.
Então, não podemos ignorar esse aspecto que está se tornando cada vez mais um requisito básico para o sucesso corporativo!
O que é responsabilidade social corporativa?
A letra S (Social) diz respeito à relação que a empresa tem com as pessoas do seu entorno. Ou seja, o bem-estar social que ela promove para as pessoas de interesse dela, que são clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e a comunidade a sua volta.
Sobretudo, a importância do Social nas empresas vai além da reputação corporativa. A mudança de comportamento de consumidores e as transformações nas relações de trabalho e nas relações com acionistas também devem fazer parte da discussão antes de implementar o S do ESG na sua empresa.
Sendo assim, a responsabilidade social corporativa possui 3 grandes focos:
Público interno
Os colaboradores não podem ser esquecidos quando falamos do S do ESG. Inegavelmente, eles são essenciais para o seu negócio, acabando por misturar os aspectos sociais e de governança da estratégia ESG. Como você trata os seus colaboradores?
Nesse sentido, algumas boas práticas de responsabilidade social corporativa são:
- Aderência aos direitos trabalhistas;
- Valorização da saúde e segurança mental e físicas no ambiente de trabalho;
- Apoio à diversidade e inclusão dentro das equipes;
- Integração do “S” em toda a cultura empresarial, como programas de voluntariado e grupos de apoio.
Público externo da cadeia de valor
Fornecedores, consumidores e investidores colocam grande peso na hora de investir tempo e dinheiro em alguma empresa parceira. Como comentado acima, grande parte dos consumidores brasileiros procuram o alinhamento de valores antes da compra e isso se traduz para investidores e para fornecedores.
A reputação e a imagem externa positiva tem grandes papéis com esse público. Elas são a vitrine que vai manter e vender o seu negócio, então devem ter uma manutenção cuidadosa e respeitosa.
Assim, para ações sociais para esse público, você deve focar na comunidade a sua volta, explicado a seguir.
Público externo geral
A sociedade em geral, mas principalmente a comunidade, que de uma forma ou outra pode ser impactada pela sua operação, é indispensável quando falamos de responsabilidade social corporativa. Aqui, podemos destacar algumas práticas essenciais:
- Posicionamento da empresa em causas como Direitos Humanos, igualdade de gênero, etc;
- Projetos e investimentos junto à comunidade;
- Tomada de decisões em prol da sociedade;
- Programas de voluntariado ou apoio a causas sociais.
Importante: Não confunda a parte Social do ESG com filantropia!
Apesar de andarem de mãos dadas, o principal ponto do ESG é as empresas conseguirem causar um impacto social positivo na sociedade. Enquanto a filantropia fala mais sobre caridade por amor à humanidade.
Vantagens e cuidados sobre a responsabilidade social corporativa
Em resumo, as vantagens e os porquês de se investir no S do ESG são:
- Reputação e imagem positiva;
- Atração e retenção de talentos, por conta do cuidado com seus colaboradores;
- Resiliência e gestão de riscos;
- Vantagem competitiva;
- Acesso a capital e investimentos;
- Melhora nas relações com as partes interessadas.
Contudo, nem tudo são flores. É importante que as ações sociais corporativas não sejam feitas de qualquer maneira e sem atenção. Isto é, práticas pontuais apenas para serem mostradas como vitrine e sem consistência são conhecidas como socialwashing (lavagem social) e não são facilmente perdoadas pelos públicos.
Outro erro comum é focar em extremos, trabalhando somente em assuntos externos (como posicionamentos, voluntariado ou investimentos) ou apenas em assuntos internos (por exemplo: Acidentes de trabalho e salários justos).
Por fim, lembramos e reforçamos que boicotes são uma ameaça real. Na idade da tecnologia e das redes sociais, não podemos menosprezar a opinião pública, mesmo que a crise não pareça grande em primeiro momento!
Responsabilidade social corporativa em junho
Junho é o mês perfeito para focar sua atenção no Orgulho LGBT+ e na diversidade das suas equipes e de seus clientes! Aproveite o dia 28, Dia Internacional do Orgulho LGBT+, para criar ações para os seus colaboradores e campanhas para consumidores.
É essencial que durante esse mês, você desmistifique a diversidade de gênero e sexual para toda a comunidade a sua volta. Mostre que suas ações com esse assunto, apesar de serem o foco durante junho, não acontecem apenas durante esse mês!
Traga para a discussão também a Parada do Orgulho LGBT+ e o seu posicionamento durante suas ações, contribuindo para o seu impacto positivo na sociedade e a manutenção da sua reputação nessa luta indispensável.
Parada do Orgulho LGBT+ 2024
A maior Parada do Orgulho LGBT+ do mundo acontece desde 1997 e, só em 2023, conseguiu reunir 3 milhões de pessoas!
A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo acontecerá dia 02 de junho, a partir das 10h, na Avenida Paulista, com o tema: “Basta de Negligência e Retrocesso Legislativo – Vote Consciente por direitos da população LGBT+”.
Saiba mais no Instagram ou no site oficial.
Por: Bruna Habiro