O Marketing Digital é cada vez mais necessário para as empresas se posicionarem. Mais que isso: se comunicarem de forma direta com os clientes. No entanto, esse assunto ainda gera dúvidas para muitas pessoas.

Por isso, neste artigo, vamos destacar o tema. Entender para que serve e como o Marketing Digital é essencial para marcas e negócios que querem se manter competitivas em 2023.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é um conjunto de informações e ações realizadas por meios digitais para promover empresas, marcas, produtos e serviços.

É um meio com que as pessoas, instituições, ONGs e outros têm para se comunicar com o público virtualmente. Ou seja, por sites, redes sociais, blogs, e-mails, aplicativos, etc.

Para que serve o Marketing Digital?

Assim como o Marketing, essa variação digital tem o objetivo de solucionar problemas, dores e desejos dos clientes. Ao mesmo tempo, influenciar as pessoas na hora de comprar ou vender produtos e serviços.

No entanto, o Marketing Digital ajuda as empresas a se destacarem no mercado e atingir públicos em diferentes lugares. Tanto no Brasil, como no mundo, com orçamento mais reduzido que o tradicional.

Outro aspecto é a capacidade de mensuração em tempo real da estratégia que foi aplicada. Assim, é possível executar mudanças a qualquer momento em que perceber que o desempenho da ação não está de acordo com o resultado esperado.

Além disso, o Marketing Digital também traz relatórios que contribuem para diversas análises. Como por exemplo: público-alvo, jornada de compra, comportamento, entre outros. Isso gera uma base de dados para que você possa enxergar oportunidades. Ao mesmo tempo, pontos de melhorias no negócio e alcançar o seu público.

Veja outras funcionalidades, vantagens e ferramentas do Marketing Digital:

Funcionalidades

  • Conhecer melhor o público-alvo
  • Alcançar e conquistar mais clientes
  • Aumentar a rentabilidade da empresa
  • Aumentar as vendas
  • Facilitar a comunicação entre empresa e consumidores
  • Posicionar a marca no mercado
  • Divulgar a empresa para o público
  • Divulgar novos produtos e serviços
  • Entre outros

Vantagens

  • Maior visibilidade da marca
  • Segmentação do público
  • Interação diária com os clientes
  • Fidelização de clientes
  • Mensuração detalhada de resultados
  • Criação de autoridade de marca
  • Posicionamento e presença online
  • Criação de engajamento com público-alvo
  • Acompanhamento de jornada de compra
  • Entre outros

Principais estratégias digitais

Há diferentes estratégias do Marketing Digital, todavia, as mais comuns no mercado são:

  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de Palavra-Chave (SEO)
  • Redes sociais
  • Inbound Marketing
  • E-mail marketing
  • Entre outros

Ferramentas Digitais

Por fim, para aplicar as estratégias acima, são utilizadas diversas ferramentas digitais. Como por exemplo:

  • Ferramentas de SEO (para estar entre os primeiros nas buscas do Google): Google Analytics, Yoast SEO, Google Search Console, MozBar
  • Para otimizar sites (para verificar o desempenho do site, SEO, analisar o conteúdo da página, e otimizar ações do funil de vendas): Website Grader, PageSpeed Insights
  • Estratégias de marketing e automação (para converter visitantes em leads e trazer insights em tempo real): BuzzSumo,HubSpot Marketing, HubSpot CRM, HubSpot Sales, MailChimp
  • Conteúdos (para produzir conteúdos com mais produtividade e elaborar listas): Evernote, Canva, Google Docs
  • Monitoramento de redes sociais (agendar postagens, gerenciar conteúdos, monitorar a marca, saber o que as pessoas estão falando sobre a marca e outros): Hootsuite, Google Alerts, Mention, Mlabs
  • Comunicação (para fazer reuniões online, webinars, palestras e cursos online e muito mais): Zoom, Skype, Slack
  • Anúncios – saber como o anúncio está nas buscas de pesquisas, criar campanhas e saber o que os anunciantes estão fazendo: AdEspresso, Google Ads
  • Busca de palavras-chaves (para analisar as palavras mais buscadas no google, identificar os termos mais relevantes, e analisar tendências de termos mais buscados): Google Trends, Ubersuggest, SEMrush

Marketing Digital na PressTexto

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Atuamos no mercado desde 1994 e atendemos clientes de diferentes portes e ramos. Como por exemplo, PirelliBirlasoftBloomin’ Brands Brasil (redes Outback, Abbraccio, Aussie Grill), Fran’s Café, entre outros.

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Por: Van Martins