A sociedade está cada vez mais conectada no mundo virtual. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet no país. Em números absolutos, são 65,9 milhões de domicílios conectados.

Diante dessa realidade, o marketing de influência tamha uma importância ainda maior. Não à toa, essa é uma das principais tendências de Comunicação em 2023.

Quem trabalha com marketing e está sempre de olho nas tendências da área provavelmente já conhece muito bem o termo marketing de influência. Afinal, essa estratégia está em alta e, caso seja usada corretamente, pode gerar resultados excelentes ao negócio da empresa.

Neste artigo, vamos conhecer do que se trata essa estratégia, suas vantagens e como aplicá-la da melhor forma na realidade da sua empresa. Acompanhe!

O que é o marketing de influência?

Também conhecida como uma estratégia de marketing digital, o marketing de influência envolve o uso de influenciadores (pessoas com grande número de seguidores e influência nas redes sociais) para promover produtos ou serviços.

Esses influenciadores podem ser diferentes pessoas com perfis distintos, como celebridades, atletas, blogueiros, youtubers, entre outros. Eles criam conteúdo em suas plataformas para os seus telespectadores, compartilham suas experiências e recomendações e podem influenciar as decisões de compra de seus seguidores.

As marcas que utilizam o marketing de influência buscam parcerias com influenciadores que sejam relevantes para o público-alvo de seus produtos ou serviços. A estratégia permite que a empresa alcance públicos específicos e obtenha maior engajamento e conversão comparados com outras formas tradicionais de publicidade.

Entretanto, vale lembrar que as marcas também precisam ter um cuidado importante ao selecionar os influenciadores com quem trabalham para garantir que seus valores e mensagens estejam alinhados.

Ao firmar parceria com um influenciador que esteja constantemente envolvido em polêmicas, o resultado negativo pode ser grande. Também é importante que a parceria seja transparente e ética, com divulgação clara da natureza da colaboração e do fato de que a postagem é patrocinada.

Qual a importância do marketing de influência?

Além de permitir que as marcas alcancem públicos específicos de maneira mais efetiva do que as formas tradicionais de publicidade, o marketing de influência também é valioso em diversos outros aspectos. Abaixo, veja algumas de suas vantagens:

Aumento da credibilidade

As recomendações de influenciadores são altamente valorizadas pelos seguidores, que tendem a confiar mais em suas opiniões do que na publicidade tradicional. Isso torna o marketing de influência uma maneira eficaz de aumentar a credibilidade da marca.

Atinge públicos bem segmentados

Os influenciadores têm seguidores que estão altamente engajados com seus conteúdos e que compartilham interesses em comum. Essa conexão permite que as marcas atinjam públicos altamente segmentados com mensagens personalizadas.

Grande engajamento

As postagens de influenciadores tendem a gerar grandes taxas de engajamento, incluindo likes, comentários e compartilhamentos, o que pode ajudar a aumentar a exposição da marca na internet.

Aumento do ROI

O marketing de influência tem o potencial de gerar um ROI (retorno sobre investimento) significativo, especialmente quando comparado com outras formas de publicidade digital. Isso acontece porque as marcas podem ter um grande impacto com um investimento relativamente pequeno.

Construção de relacionamentos duradouros

As parcerias de marketing de influência podem ser uma maneira eficaz de construir relacionamentos duradouros com influenciadores e suas comunidades, gerando futuras oportunidades de colaboração e aumentando a exposição da marca a novos públicos.

Como usar o marketing de influência corretamente?

Para obter sucesso com o marketing de influência é importante seguir algumas estratégias-chave. Acompanhe algumas orientações para usar a estratégia de forma eficaz:

Identifique o público-alvo

Antes de iniciar uma campanha de marketing, é importante identificar o público-alvo da marca, pois isso ajudará a escolher influenciadores que sejam relevantes para seus consumidores.

Escolha influenciadores relevantes à sua marca

É importante escolher influenciadores que tenham uma audiência relevante e que alcance as regiões que sua marca está presente. Certifique-se para a personalidade tem valores e mensagens alinhados à sua marca. Desta forma, garantirá que as recomendações dos influenciadores sejam autênticas e que a campanha tenha um impacto positivo na imagem da companhia.

Como saber qual influenciador escolher?

Antes de tudo, é importante conhecer quais são os tipos de influenciadores. Neste caso, eles são classificados de acordo com o número de seguidores:

  • Até 10 mil: Nanoinfluenciador
  • 10 mil e 100 mil: Microinfluenciador
  • 100 mil e 500 mil: Influenciador
  • 500 mil e 1 milhão: Macroinfluenciador
  • Mais de 1 milhão: Megainfluenciador

Para definir o ideal basta se atentar a um fato: a efetividade da ação não está necessariamente conectada ao volume de seguidores. E sim à aderência, alcance e relevância que o influenciador tem no mercado e no público-alvo que você deseja atingir.

Outro aspecto extremamente importante é a ressonância. Essa corresponde ao quanto os seguidores do influenciador estão dispostos a compartilhar as mensagens que ele publica. Quanto mais compartilhamentos, mais a sua mensagem é propagada e atinge mais pessoas!

Por exemplo: Você tem um bar local, em uma cidade específica, e o seu objetivo é divulgá-lo para atrair mais clientes. Logo, não fará sentido gastar uma verba alta para contratar um megainfluenciador.

Este pode não ter qualquer envolvimento com o seu mercado e menos ainda com a sua cidade. Caso faça a divulgação com ele, a mensagem se espalhará para muitas regiões, perdendo o foco da cidade onde o seu bar está.

Neste caso, a contratação de um micro ou nanoinfluenciador, que mora ou tem relação com a sua região, com perfil e gostos semelhantes ao seu público, será uma solução mais segmentada, econômica e que trará mais resultados.

Defina os objetivos da campanha

As marcas devem definir claramente os objetivos da campanha, como aumentar a conscientização da marca, gerar vendas ou aumentar o engajamento nas redes sociais. Isso ajudará a medir o sucesso da campanha e ajustar a estratégia, caso necessário.

Desenvolva um plano de conteúdo

A empresa deve desenvolver um plano de conteúdo para os influenciadores que inclua as principais mensagens da marca para garantir que o conteúdo seja consistente com a imagem da marca e atenda aos objetivos da campanha.

Crie uma relação de parceria

É essencial criar uma relação de parceria com os influenciadores e tratá-los como parceiros de negócios para construir uma conexão mais autêntica entre a marca e o influenciador e aumentar a eficácia da campanha de marketing de influência.

Monitore os resultados

É importante monitorar regularmente os resultados campanha e ajustar a estratégia, se preciso. As plataformas de marketing de influência oferecem ferramentas de análise de dados que podem ajudar a medir o sucesso da campanha e fornecer insights valiosos para a marca.

Números mostram a força do marketing de influência

Pesquisas recentes comprovam a força do marketing de influência na publicidade moderna, e uma prova disso é o seu crescimento significativo nos últimos anos. Em 2021, o mercado global de marketing de influência foi avaliado em cerca de US$13,8 bilhões e espera-se que cresça para US$22,3 bilhões até 2025.

De acordo com um estudo da Influencer Marketing Hub, as postagens patrocinadas pelos influenciadores no Instagram têm uma taxa média de engajamento de 3,21%. Já segundo o levantamento feito pela empresa Lingia, o marketing de influência gera um ROI médio de US$5,78 para cada US$1 investido.

Planejamento de campanhas de marketing de influência

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Atuamos no mercado desde 1994 e atendemos clientes de diferentes portes e ramos, como PirelliBirlasoftBloomin’ Brands Brasil (redes Outback, Abbraccio e Aussie Grill), Fran’s Café, entre outros.

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Por: Gabriel Prince