Em seu disco “MUITO”, há MUITO tempo, Caetano Veloso cantou que “Pelé disse love, love, love”. Mas isso há algumas décadas. Talvez hoje o baiano diria que Pelé disse “Live, Live, Live”! Sim, porque em tempos de quarentena, a moda agora são as “lives”.
Nenhuma novidade. Afinal, não é de hoje que autoridades, celebridades e subcelebridades usam e abusam desse recurso virtual.
O problema é que, em tempos de Covid-19, as Lives viraram uma febre. E uma febre alta.
Engana-se, no entanto, quem enxerga nesse meio de divulgação uma ferramenta boa ou ruim necessariamente. O segredo está em saber usá-la.
Recentemente, por exemplo, alguns artistas famosos tiveram problemas sérios com órgãos de fiscalização e controle, como foi o caso no CONAR e do sertanejo Gustavo Lima. Tudo porque o cantor apareceu em uma das suas apresentações virtuais com uma cerveja na mão.
Ocorre que, pela legislação brasileira, marcas patrocinadoras, especialmente de bebidas, não podem ser expostas de modo explícito em mídias aberas. Resultado? Uma enxurrada de críticas e de processos pra cima do artista.
Mas esse é um dos exemplos negativo. E há outros, acredite.
O não quer dizer, no entanto, que o recurso seja necessariamente prejudicial à sua marca ou ao seu negócio.
Profissionais liberais como Personal Trainers, Professores Particulares, Fisioterapeutas ou Fonoaudiólogos, entre tantos outros, têm utilizado as lives como forma de sobreviver ao isolamento imposto pelas quarentenas mundo afora.
E assim como eles, várias empresas enxergaram nas transmissões online uma forma de se manter em contato com seus clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
O segredo, portanto, não está na live em si, mas na forma com que vamos utilizar as ferramentas digitais nessa nova realidade imposta pelo Coronavírus.
É possível, sim, utilizar das lives para fazer negócios ou, simplesmente, manter-se em contato com seus colaboradores e clientes.
Lives e Comunicação Corporativa
No caso de grades equipes e corporações, a utilização das ferramentas digitais e, mais especificamente, das lives, possibilita que as equipes mantenham contato diário e constante, o que pode fazer toda a diferença nesse momento.
Afinal, se o mundo diminuiu sua velocidade, é certo que ele não parou. E nem irá parar.
De modos diferentes – alguns ainda desconhecidos, inclusive -, iremos sobreviver a esse momento. E enquanto isso não acontece, precisamos nos manter conectados e vivos no mercado globalizado.
Nessa hora a tecnologia faz toda a diferença, especialmente em tempos de “Fake News”.
O contato constante e a manutenção da comunicação confiável, baseada em notícias oficiais e não em grupos de whatsapp da família pode representar a diferença entre o desespero e a realidade. E isso, por sua vez, influencia diretamente na tomada de decisões, tão fundamental nesse momento.
Comunicação Interna
O mesmo se aplica à comunicação voltada ao seu público interno, ou seja, seus colaboradores.
Nesse momento de insegurança e de ansiedade à for da pele, nada melhor do que manter canais de comunicação constantemente abastecidos com notícias verdadeiras, de modo a manter sua equipe o mais confortável possível.
Como?
Mantendo seu time informado de cada passo, de cada medida ou ação adotada para atravessar o período de turbulência.
E como fazer isso à distância, durante o isolamento?
Bendita Tecnologia!!!
Seja pelas Lives ou por grupos de whatsapp corporativos, essa é a oportunidade de usar as ferramentas a nosso favor, mantendo as equipes integradas e informadas o tempo todo.
Ok, você não é daqueles adeptos ao uso de informações online e compartilhadas o tempo todo!
Por: Ricardo Pinheiro