Prosperar na era digital é um dos grandes desafios de comunicadores de todo o mundo e lançar novos modelos de publicações é uma atitude necessária para que a informação chegue a todos os públicos por meio dos mais diversos canais digitais. É assim que chegamos no jornalismo sustentável.

A busca pela sustentabilidade no jornalismo a longo prazo e o desenvolvimento de novos modelos inclusivos de negócios são o mote do projeto Desafios da Inovação para a América Latina, movimento do Google News Initiative, que vai apoiar novas ideias e modelos inovadores de negócios com valores de até US$ 250 mil e até 70% do custo total do projeto.

Essa é a segunda edição do projeto que, em 2019, selecionou cinco projetos brasileiros. Conheça um pouco mais sobre eles:

  • Radar aos Fatos: mapeia e reúne redes de conteúdo de baixa qualidade sobre COVID-19, além de padrões de linguagem com desinformação na internet.
  • Radar do Congresso: plataforma de jornalismo do Congresso em Foco, que traz um conjunto de informações sobre congressistas brasileiros.
  • Cruza Grafos: projeto da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) que permite explorar conexões entre empresas, instituições e pessoas públicas para contribuir com o trabalho de jornalistas dedicados a trabalhos investigativos.
  • Elas no Congresso: projeto desenvolvido pela AzMina que monitora como cada deputada(o) e senadora(o) tem atuado em leis relevantes que tratam sobre direitos das mulheres brasileiras.
  • Reload: projeto formado por dez organizações jornalísticas – ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil – que leva informação ao público jovem por meio de formatos inovadores.

Se você tem uma ideia inovadora e quer participar da edição 2021 do projeto, veja o passo a passo a seguir:

Quem pode participar?

A iniciativa é aberta para as organizações de todos os tamanhos, como startups, ONGs, rádios, organizações de notícias tradicionais, freelancers e empresários independentes.

Quais são os pré-requisitos?

O Google está em busca de projetos de diversidade que causem impactos relevantes no ecossistema midiático, além de trazer novas formas de distribuição e geração de conhecimento. A iniciativa pretende tornar a comunicação mais plural em toda a América Latina, além de melhorar as métricas de distribuição e engajamento das comunidades atingidas.

Qual o prazo para envio do projeto?

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio.

Como ocorrerá o processo de seleção?

Após o final do período de inscrições, profissionais do Google em toda a América Latina farão uma pré-seleção e entrevistas. Depois de selecionadas, as iniciativas serão encaminhadas a um júri e, se qualificadas, terão acesso ao financiamento.

Para mais informações, clique aqui.

Por: Danielle Lautenschlaeger