Após 26 anos de existência, a Microsoft anunciou que aposentará o Internet Explorer em 15 de junho de 2022, navegador que foi o mais popular do mundo por um longo tempo. Atualmente na versão 11, lançado em paralelo com o Windows 10, o browser ocupa a terceira posição na lista dos navegadores mais usados, atrás apenas do Google Chrome e Mozilla Firefox.

O Internet Explorer enfrentou muitas críticas e sempre ficou atrás da concorrência no quesito segurança, principalmente na versão 6, o que fez com que diversos usuários desinstalassem o software. Entretanto, hoje o navegador conta com recursos avançados e seguros que conseguem identificar e bloquear a execução de complementos, plug-ins e extensões inseguras.

O anúncio da aposentadoria foi feito no blog oficial da Microsoft, que aconselha os usuários a navegarem pelo Edge, sua “nova” ferramenta que chegou para substituir o Internet Explorer nas versões mais atuais do Windows.

O encerramento do Explorer, aliás, já não é uma surpresa tão grande, já que em agosto de 2020 a Microsoft anunciou que seus serviços (Teams e Office 365), além de seus aplicativos, já são seriam mais compatíveis com o navegador.

Fonte: TechTudo

Leia mais sobre novidades da internet: LGPD: Dessa vez parece que vai!

Por: Gabriel Prince