Inclusão e diversidade são temas familiares e que caminham lado a lado no ambiente corporativo. Mais do que familiares, devem ser necessários, sobretudo considerando o amadurecimento da sociedade nas últimas décadas. Mas antes de mais nada, é importante saber a diferença entre inclusão e diversidade, pois assim você entenderá o porquê desses conceitos andarem juntos.

Inclusão – É quando garantimos que o direito de todos dentro e fora das organizações seja respeitado, tornando as diferenças um valor em si.

Diversidade – É o conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as diversas culturas que existem ao redor do mundo.

Bom, agora que você já sabe, vamos começar.

Em 2020 tive minha primeira experiência com o assunto e decidi reunir os principais aprendizados que obtive junto com a minha equipe.

Aproveitando, trouxe alguns dados para que você possa entender o quão relevante esse tema é para a sociedade e para o ambiente corporativo.

  • 63% das organizações (entre 124 empresas no Brasil) têm programa de diversidade e inclusão.*
  • Pessoa com deficiência e identidade de gênero são os temas mais abordados nas empresas.*
  • 68% das empresas implantam inclusão e diversidade para melhorar sua reputação organizacional e 63% para contribuir com mudanças estruturais na sociedade.*
  • Nas empresas que adotam algum tipo de política de inclusão, 17% a mais de engajamento de funcionários, que vão além de suas responsabilidades em empresas em que o ambiente de diversidade é reconhecido. **

Nunca é tarde para aprender sobre inclusão e diversidade

Esse é um tema que, apesar de vivenciado por muitos, ainda sim precisa ser estudado.

Por isso, busque informações, compartilhe com seus amigos, entre em grupos de discussão. O conteúdo vai muito além do que vivemos ou já passamos e, afinal, informação nunca é demais.

Muitas empresas ainda têm medo de iniciar este assunto por simples desconhecimento e, dessa forma, acabam imaginando que estão atrasados, ou acham que não é a maneira certa de fazer (vai por mim, não existe certo ou errado).

Geralmente, quando se criam grupos de discussões nas empresas, tem sempre alguém que pode ajudá-lo a inserir o assunto aos poucos e também a repassar o conhecimento.

Aproveite e conte com outros times para fazer o projeto sair do papel. É legal que muitas áreas estejam envolvidas.

Por que fazer?

Não adianta começar por começar. É importante entender o motivo pelo qual você está abordando este assunto. Alguns exemplos:

  • Compartilhar conhecimento.
  • Baixar a taxa de preconceito e aumentar a inclusão em sua empresa.
  • Fazer com que as pessoas se sintam bem no ambiente de trabalho, independentemente das diferenças.
  • Aumentar o desenvolvimento de carreira desse público (caso sua empresa esteja estagnada nessa questão).

Uma alternativa é verificar nas pesquisas de clima que sua empresa faz (se não faz, está na hora de fazer) e entender se as pessoas se queixam dessa falta de informação.

Também é bom verificar por meio de conversas informais se há preconceito em áreas específicas, além de questões inconscientes que precisam ser tratadas, entre outras causas.

Analise o melhor formato para começar o tema de inclusão e diversidade

Após a pesquisa, verifique quais frentes fazem sentido para que sejam implantadas. As mais comuns são:

  • Identidade de gênero;
  • Pessoas com deficiência;
  • Orientação sexual;
  • Raça/Etnia;
  • Idade;
  • Cultura/Nacionalidade;
  • Religião;
  • Condição socioeconômica.

Muitas empresas criam comitês de discussões mensais, quinzenais ou semanais para compartilhar informações e fomentar o conhecimento. Validar com os participantes as frentes que fazem sentido serem abordadas é uma excelente estratégia. Se for o caso, implante uma pesquisa anônima para entender seu público e direcionar as frentes.

E lembre-se sempre de deixar um campo aberto para comentários e discussões.

Use uma de suas principais ferramentas: a comunicação

É legal sempre compartilhar cursos e materiais com os funcionários. Espalhar informação continua sendo a melhor forma de educar e disseminar conhecimento para combater o preconceito.

Mesmo depois da implantação do projeto, procure se manter sempre atualizado sobre os assuntos, seja participando de fóruns, palestras ou meetups. As empresas estão cada vez mais interessadas em sediar e participar desse tipo de evento. Sem contar que é uma ótima oportunidade de fazer um bom networking e trocar experiências com outras companhias. Muitas empresas estão se unindo para mudar esse cenário.

Mensure e acompanhe a evolução

A partir do seu objetivo principal, procure traçar indicadores e metas para que você possa acompanhar a evolução do seu projeto.

Aproveite para implantar treinamentos para sua empresa e lideranças. Eles precisam estar preparados para esse tema, até para que suas equipes possam ser incluídas na discussão.

Acompanhe de perto

Use os canais de comunicação e as pesquisas de clima para entender como está o seu programa. Caso seja necessário, converse pessoalmente com funcionários que já sofreram algum tipo de discriminação na companhia para ter uma noção dos resultados. Assim você também pode verificar os problemas que foram solucionados e quais ainda precisam ser atenção.

Criar um canal de denúncia também pode ser uma ótima opção, especialmente para as pessoas que não se sentem à vontade para se identificar e prefiram relatar a denúncia anonimamente.

O mundo atual pede um olhar especial sobre a inclusão e a diversidade

Enfim, está claro que inclusão e diversidade ficaram cada vez mais importantes sob a ótica empresarial e social. A marca que se posiciona e se fortalece como uma empresa sensível e responsável tende a ganhar cada vez mais notoriedade.

Socialmente falando, não incluir o debate da inclusão e diversidade na empresa significa um grande atraso.

Colaboradores tendem a render mais quando se sentem respeitados pelas suas diferenças e, além disso, os conflitos também podem ser reduzidos consideravelmente – sem falar nas exigências legais relativas a PCD’s, por exemplo.

Empresas com programas já consolidados se mostram mais evoluídas e conscientes tanto para o seu público interno quanto para os demais steakeholders, além de outros benefícios, como:

  • Aumento de criatividade.
  • Ambiente estimulante e acolhedor.
  • Melhoria na imagem da empresa.
  • Redução de turnover (rotatividade de colaboradores na empresa).

E na sua empresa, o tema já foi implantado? Se já foi implantado, como está sendo?

Fontes:

*Pesquisa Aberj | Julho de 2019 | A Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil
** McKinsey & Company

Por: Eloisa Chaves