A empolgação com as tradicionais festas corporativas está a todo vapor. Os colaboradores já conversam entre si especulando o que a empresa está preparando, onde será o evento, se haverá atração especial, e claro, os tradicionais brindes ou vale-natal.

Com todo esse entusiasmo, gestor algum vai querer desapontar o seu time, não é mesmo? Mas, sabemos que muitas ocorrências podem ter complicado o seu planejamento. Por isso, nós vamos ajudar você a programar a festa de final de ano da sua equipe. Mas, tudo de forma simples, rápida e, até mesmo, econômica – se for o seu caso.

Quais objetivos e benefícios das festas corporativas?

O objetivo das festas corporativas é criar um momento de união, descontração e estabelecer uma aproximação entre os colaboradores. Ou seja, integrando setores diferentes e possibilitando que todos se conheçam.

Paralelamente, as festas de final de ano também servem para aproximar gestores da companhia com todos. Ao mesmo tempo, fortalecem a cultura e o engajamento com a empresa.  Além disso, despertam o senso de pertencimento dos colaboradores. Logo, é uma ação de Endomarketing muito efetiva para melhorar o clima organizacional.

Agora vamos organizar a festa da firma!

Etapas para organizar a confraternização de final de ano

1- Separe a verba para a festa

Antes de tudo, verifique as finanças da empresa. Analise qual o valor disponível para gastar na organização da festa de final de ano. O chamado budget, ou seja, orçamento!

É importante ter esse número fechado, para assim, saber quanto poderá investir em cada contratação de produto ou serviço dos fornecedores da festa.

2- Escolha o local e data da confraternização

Logo após, defina onde e quando será realizada a confraternização. Como já estamos em cima da hora, esse passo é urgente!

A definição é de acordo com o orçamento que a empresa tem disponível. De fato, há sempre opção para todos os bolsos, veja algumas:

  • Casas de eventos ou buffets
  • Bares ou restaurantes
  • Centro de Convenções
  • Teatros ou hotéis
  • Sítios ou chácaras

Todas essas opções necessitam de reservas prévias. No entanto, se são inviáveis, você pode utilizar o espaço da própria empresa para organizar a festa. Ou, até mesmo alugar um salão comercial.

Nestes casos, é importante tirar os móveis do lugar, para que comporte mais pessoas, e customizar todo o ambiente. O que vale é deixá-lo temático, acolhedor e divertido. Combine a data correta e reserve na agenda de todos.

3- Defina o tema da festa

A criatividade pede espaço. Por isso, é importante estudar quais temas podem gerar maior envolvimento e diversão dos colaboradores. Assim, busque conhecer bem o interesse do seu público interno e criar um tema que os surpreenda.

Se não quiser arriscar, você pode criar uma pesquisa interna pedindo sugestão de temas. Além disso, vale ir nas opções tradicionais, que geralmente nunca falham, como por exemplo:

  • Festa do Havaí
  • Anos 90 ou 2000
  • Festa à fantasia
  • Astros do Cinema

4- Personalize o ambiente

Com o tema definido, é hora de pensar na customização do local. Portanto, analise quais objetos podem ser utilizados e personalizados para deixar o ambiente acolhedor, divertido e em conexão com o tema da festa.

Veja alguns itens:

  • Adesivos de paredes
  • Banners e cartazes
  • Faixas decorativas
  • Backdrop para fotos
  • Displays de mesa
  • Fitas, balões ou bandeiras
  • Copos, pratos e talheres
  • Cartões de convite, entre outros

Sua empresa é pequena? Então você pode criar peças personalizadas com nomes ou rostos do time. Assim,  reforçará a valorização e protagonismo deles.

5- Escolha as atrações

Festa de verdade tem que ter animação. Por isso, música e as atrações de entretenimento são indispensáveis para garantir a diversão de todos. Novamente, aqui há opções que você pode escolher de acordo com o budget:

  • Banda ou celebridade
  • DJ ou artistas independentes
  • Mágico profissional
  • Palestra com convidado especial
  • Stand up comedy
  • Karaokê
  • Videogames
  • Cabine de fotografia

Independente da atração, lembre-se de definir se há algum conteúdo que não deve ser veiculado. Por exemplo: músicas com teor sexual, palavras de baixo calão, etc.

6- Defina o cardápio

Água de coco, a caipirinha, a cervejinha? Não importa qual vai ser a pedida. Afinal, o que vale é não deixar os colaboradores com a garganta seca e a barriga vazia.

Escolha o cardápio de comes e bebes para garantir que a confraternização será uma ótima experiência para todos. Neste ponto, você pode combinar a escolha do menu com o tema da festa.

Na contratação do cardápio, o mais prático é contratar um serviço de buffet. Todavia, caso não seja possível, você pode fazer encomendas em bares, restaurantes e padarias, ou ainda em aplicativos de entrega. Verifique os melhores locais perto do evento e solicite o serviço antecipadamente.

7- Ofereça brindes

Quem não gosta de ser presenteado no final de ano? Quando o presente vem da empresa, é melhor ainda, pois mostra o reconhecimento e valorização. Por isso, aposte em presentear o seu time com brindes que reflitam o valor deles para a empresa.

Entre sugestões, há as tradicionais cestas de Natal e, também, os vales de Natal.

Mas você pode ainda oferecer outros itens de acordo com o perfil do público interno. Ou até mesmo personalizar kits institucionais. Exemplificando: kits com canecas, camisetas, agenda, entre outros itens.

Lembre-se de entregar um cartão de agradecimento com o kit.

8- Convide seu time

Com todo o planejamento feito, agora é hora de comunicar e convidar todas as pessoas para o evento.

Nesta última etapa é feita a campanha para envolver e engajar a participação. Por isso, é importante criar peças de divulgação que despertem o interesse das pessoas.

Utilize os canais de comunicação que a sua empresa tiver. Como por exemplo, comunicados, e-mails, murais, entre outros.

Como proposta, sugerimos ações em três etapas:

  1. Pré-festa (Vem Aí)
  2. Faltam X dias (Sustentação)
  3. É hoje (Dia da festa)

Agora é só preparar as peças de comunicação e reunir o seu time!

9- Divirtam-se!

Por fim, é a hora de você se juntar ao time na diversão. Então, aproveite para agradecer, reconhecer. Mas também se divirta com eles. Assim como deseje os melhores votos para o próximo ano.

10 – Ajuda para organizar festa de confraternização

Entretanto, ainda assim, você precisa de ajuda para criar a sua festa? Então… conte com a PressTexto.

Confira aqui alguns dos nossos eventos corporativos ao longo da nossa história.

Vamos criar a sua festa juntos?  Fale com o nosso time agora mesmo. Se preferir, nos chame no WhatsApp ou envie um e-mail.

Telefone ou WhatsApp: (11) 2694-1142
E-mail: presstexto@presstexto.com.br

Por: Van Martins