As Expos acompanham Congressos de diversos segmentos, sendo um dos momentos mais propícios para estar junto do seu mercado potencial. Pessoas compram de pessoas e quando se conectam no mundo real, frente a frente, podem utilizar a empatia no fechamento de negócios. Mas como a empatia pode maximizar os resultados e reverter em vendas?

7 questões para maximizar sua participação em Expos

A participação tem que ter objetivos alinhados com as estratégias de comunicação e comercial da empresa e algumas perguntas ajudam nesse processo:

  1. Qual o foco da participação – Institucional/produto? 
  2. Qual o perfil do público do evento? Existe uma persona?
  3. Como será a divulgação da participação na expo? 
  4. Qual a mensagem tem que ficar na lembrança do visitante após passar no seu stand – Solidez, tecnologia, sustentabilidade, atendimento, parceria, agilidade? 
  5. Que tipo de brindes – de uso pessoal ou de escritório? Emotivos ou práticos?
  6. Que ações podem ser desenvolvidas – como engajar o visitante, quais as ativações transmitirão a mensagem desejada? 
  7. Como gerenciar a visitação e gerar uma relação de leads para ser trabalhada pós feira?

Conheça seu Público-Alvo

Pessoas compram de pessoas, e na expo, essa é a hora da verdade, quando o segmento está reunido. Mas quais são as características do seu público-alvo?

Conhecer o perfil do público e o que vai atraí-lo ao seu stand é um dos pontos importantes na hora de pensar nas ações que serão desenvolvidas. Criar personas para cada tipo de público, usando a empatia como fonte de conexão, buscando a concentração do outro, com coisas que lhe são importantes, atraindo a sua atenção.

Exemplo para seguradoras em Expos

Este segmento quando participa de uma expo voltada aos corretores de seguros, fazem ações para um público na maioria masculino, perfil descontraído e com foco em relacionamento e diversão nos stands, com bandas, jogos, shows, recepcionistas lindas etc.

Mas a mesma seguradora, quando participa de uma expo voltada ao segmento de RH, já tem outra postura, pois o público na maioria é feminino e mais voltado ao bem estar, oferecem sucos naturais, frutas, massagens etc. Em ambos os casos, a marca, cores e conceitos são apresentados da mesma forma, mas para criar um “primeiro momento”, os temas dos stands são diferentes, atraindo os visitantes.

O que chama a atenção do seu público-alvo?

Ter claro qual o seu objetivo de participação e quem é o público ajuda muito nas definições do projeto para cada expo que sua empresa vai participar, desde o mobiliário, mais voltado a um lounge ou mesas bistrô, como será o buffet, quais as ações promocionais e que tipo de brindes serão produzidos. Cada detalhe ajuda a fixar a mensagem na lembrança do visitante.

Quem ouve esquece, quem vê lembra, mas quem participa se engaja!

A troca de cartões é uma tradição comercial insubstituível, mas que pode ser complementada. Nem sempre o comercial vai conseguir atender a todos que visitam o stand e muitas vezes os visitantes que participam das ações promocionais têm uma experiência marcante, mas não falam com o comercial. Por isso, toda ação promocional tem que ter uma estratégia de coleta de dados rápidos do participante, com no mínimo:

  • Nome:
  • Empresa:
  • e-mail:

Os dados de quem realmente passou no seu stand e teve uma experiência com a marca ficarão disponíveis em tempo real, podendo-se enviar comunicações como agradecimento pela visita, ofertar promoções de preços ou condições especiais por ter passado no stand e outras ações que poderão esquentar esse lead, de forma rápida, mensurável e gerencial.

Expos e a sinergia digital

OK. Está tudo certo para a participação na expo. Stand aprovado em um bom local. Já foram definidas todas as estratégias e ações no stand, mas como se pode “ampliar” a participação, fazendo “barulho” fora do evento?

Ações pré e pós feira ajudam a divulgar a marca, mesmo aos que não foram no Congresso. Utilizar um mailing para envio de mensagens pré feira – Save the date, convite e reminder reforçam a marca aos que vão ao Congresso, trazendo a lembrança quando chegam no stand. Aos que não vão, fica o reforço do engajamento da empresa no segmento, participando dos principais eventos do setor.

Durante e após o evento, a divulgação em redes sociais com posts falando sobre o evento e o sucesso do segmento, fotos do stand e outros reforçam a presença da empresa, marcas e produtos, mas para isso, é preciso ter uma base digital bem estruturada, o que já é assunto para outro post.

Conclusão

O planejamento para a expo é muito importante para maximizar a participação. Conhecer muito bem seu público-alvo, ter claro os objetivos a serem alcançados, preparar as ativações promocionais certas para se transmitir a mensagem chave de forma clara e precisa.

Tudo isso lembrando que pessoas compram de pessoas. A empatia para entender a pessoa com a qual a empresa precisa se relacionar é fundamental para no fim gerar mais oportunidades de negócio.

Por: Renato Tura