Você já se perguntou o que é SEO e SEM? Estes termos passaram a fazer parte do cotidiano dos profissionais de Marketing Digital. Em comum, ambos são voltados aos mecanismos de busca e utilizam, entre recursos, as palavras-chaves para identificar o interesse da pesquisa do usuário e entregar o melhor resultado a ele.

Entre diferenças entre SEO e SEM está o fato do primeiro ser feito de forma orgânica (sem custos), enquanto o SEM é uma ação de mídia paga.

Outro aspecto é o prazo: enquanto as ações de SEO podem levar meses para obter retorno, o SEM é mais imediato, trazendo resultados em um período mais curto. Mas, em compensação, ao longo do tempo, o SEO deixa resultados duradouros para o seu site. Já o SEM não, pois só gera retorno enquanto um anúncio está ativo.

Mas, em comum, o SEO e o SEM fazem com que a mensagem da marca ou produto alcance o público-alvo no momento em que ele pesquisa sobre aquele conteúdo e no canal certo! Quer entender como esse match ocorre? A gente explica tudo neste artigo. Confira:

O que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (em inglês). Assim, em português, significa otimização para mecanismos de busca. Essa otimização envolve os sites, as páginas dos sites e os conteúdos publicados neles. Tudo é feito de forma orgânica, ou seja, você não precisa pagar para fazer o seu conteúdo ser entregue aos usuários.

Para que serve o SEO?

De modo geral, a função do SEO é entregar resultados que atendam às intenções de busca do usuário. Logo, o site que consegue cumprir melhor essa necessidade, aparece no primeiro resultado de busca, seguido pelos demais que também cumprem essa satisfação. Tudo isso ocorre de forma orgânica, a todo momento, quando as pessoas buscam por produtos, serviços e conteúdos diversos.

Deste modo, o SEO melhora o trafego orgânico; traz mais pessoas ao seu site, e também melhora a classificação do site nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs – Search Engine Results Page) da internet, como Google, Yahoo, Bing, etc.

Vantagens do SEO

Uma das vantagens do SEO é o aumento da taxa de cliques, o conhecido CTR (Click Through Rate) para o site. Isso se comprova com dados de uma pesquisa da BackLinko. De acordo com o levantamento, o primeiro colocado nos resultados de busca atrai 27,6% dos usuários e o segundo 15%. Em contrapartida, da 8ª posição em diante, apenas 4%, ou menos dos sites, recebem cliques.

Além do aumento desta taxa de conversão, outras vantagens do SEO são:

  • Aumenta a visibilidade
  • Amplia o alcance da marca
  • Atrai novos clientes
  • Constrói relacionamento de marca
  • Gera autoridade no segmento
  • Cria confiança e credibilidade
  • Torna a marca referência, especialista
  • Aumenta a venda de produtos e serviços
  • Reduz os custos com publicidade paga

Entenda como funciona o SEO

Primeiramente, você publica qualquer conteúdo no seu site. Após publicado, os algoritmos dos mecanismos de busca rastreiam todas as páginas do seu site e as avaliam. Em seguida, fazem uma indexação, que é uma análise e armazenamento de todos os arquivos rastreados, e os salvam em um grande banco de dados.

Por fim, quando algum usuário faz alguma pesquisa na internet, que esteja relacionada ao seu negócio, se o seu conteúdo atender às questões dele, o mecanismo de pesquisa apresentará as informações do seu site ao usuário. Quanto mais relevante e com maior qualidade o seu conteúdo estiver, maior a probabilidade da sua página aparecer nos primeiros resultados da busca.

Uma vez que isso ocorra, as chances de o usuário clicar na página e ir ao seu site também é maior. Assim, aumenta o tráfego orgânico ao seu site, ou seja, você não precisou pagar qualquer anúncio para fazer com que o usuário visualizasse e acessasse o seu site. Obs: Se tivesse pago, neste caso, já seria uma estratégia SEM.

Exemplos de SEO na prática

Para entender melhor a aplicação e importância do SEO, vamos utilizar exemplos do próprio SEO que executamos aqui na Press.

Imagine que você precisa desenvolver duas campanhas institucionais dentro da sua empresa: Setembro Amarelo e Outubro Rosa. No planejamento, você quer encontrar ideias que consiga aplicar a campanha dentro da empresa e engajar o seu público, seja interno ou externo. Então, para isso, faça o seguinte:

  1. Abra a página principal do seu buscador (Google, Bing, Yahoo)
  2. Escreva “como ativar Setembro Amarelo na empresa” / Ou “como ativar Outubro Rosa na empresa”
  3. Dê enter para o buscador localizar as melhores respostas à sua necessidade
  4. Veja quais os resultados estão no topo da lista dos resultados da pesquisa

Note que em ambos exemplos, há duas páginas de conteúdo da PressTexto no topo da pesquisa. Isso ocorreu porque nós estruturamos o SEO, otimizamos o conteúdo para fazer com que ele fosse entregue às pessoas que têm interesse em como aplicar essas campanhas nas empresas.

Todo o conteúdo está alinhado com o tema e seguindo alguns dos principais atributos do SEO, entre eles, a utilização da palavra-chave, da relevância, da qualidade e originalidade do conteúdo. Mas, há muitos outros que falaremos em um novo momento.

O que é SEM?

SEM é a sigla para Search Engine Marketing (em inglês). Em português, significa Marketing para os mecanismos de busca.

Essa estratégia, que também é conhecida como pague pelo clique – PPC (pay-per-click), utiliza ações pagas para ganhar visibilidade nos motores de busca.

As ações do SEM são realizadas dentro de plataformas pagas, como o próprio Google Ads. Nestes ambientes, é possível configurar toda a campanha que deseja veicular para atingir o público-alvo.

Como funciona o SEM?

Embora seja pago, no SEM a empresa só paga quando o usuário clica em um anúncio (CPC – custo por clique) ou quando há mil impressões (CPM – custo por mil impressões).

Para utilizar o SEM, é preciso criar uma conta dentro da plataforma de anúncios, o Google Ads, por exemplo. É por lá que as empresas criam e personalizam o anúncio, que deve estar alinhado ao objetivo que deseja alcançar. Seja alcançar mais pessoas, gerar mais tráfego, mais mensagens ou, até mesmo, mais vendas!

Para atingir qualquer objetivo, são criadas as campanhas pagas. Nestas, por sua vez, tudo também é personalizável, como por exemplo: palavras-chaves, dados demográficos do público que deseja alcançar, dados comportamentais, interesses, entre outros.

Além disso, é possível ainda configurar o valor que deseja investir no anúncio, o período em que ficará ativo, e muito mais.

Com a campanha criada, a gestão dela pode ser feita a qualquer momento. Este ponto é muito relevante para qualquer negócio, uma vez que com o gerenciamento é possível analisar a performance da campanha em tempo real.

Se os indicadores não estiverem dentro da sua expectativa, basta fazer uma análise de quais problemas podem estar prejudicando no desempenho e corrigi-los em tempo real.

Vantagens do SEM

Entre as vantagens do SEM estão:

  • Aumenta os cliques de forma mais rápida
  • Amplia a divulgação de produtos e serviços
  • Gera conversões mais rápido
  • Amplia o alcance da marca
  • Gera reconhecimento
  • Tem total controle dos anúncios
  • Gera tráfego para vendas
  • Aumenta as vendas

Principais tipos de campanha SEM

A rede de pesquisa é um dos formatos mais conhecidos e usados no SEM. Mas, além dele, há outros que podem ser utilizados. A escolha se dá mediante o entendimento do seu público-alvo e saber em quais canais você quer impactá-los, que pode ser via:

  • Rede de Display
  • Anúncios do Google Shopping
  • Anúncios no Gmail
  • Anúncios no YouTube
  • Anúncios em Aplicativos

SEO x SEM: qual utilizar?

Como você já viu, SEO e SEM têm as suas particularidades. No entanto, um não exclui o outro. Pelo contrário, ambas estratégias podem ser utilizadas no seu Marketing Digital.

O importante é definir qual é o objetivo da estratégia. Por exemplo, se é aumentar as vendas, de forma imediata, o ideal é investir em SEM. Mas, se deseja ampliar o reconhecimento da sua marca gerar autoridade, para, posteriormente, influenciar na tomada de decisão do seu público-alvo, o SEO pode ser a melhor alternativa.

Deseja entender mais sobre essas estratégias e aplicá-las no seu negócio? Fale com a Presstexto agora mesmo!

Por: Van Martins