A sigla ESG não é novidade para o mercado, se tornando mais importante a cada ano que passa. Hoje, há uma preocupação crescente do público e de investidores por posições claras e transparentes de empresas. Então, é essencial conhecer o conceito e o aplicar com consciência. Entenda um pouco mais sobre ESG em empresas:

O que é ESG?

ESG é um acrônomo vindo do inglês Environmental, Social and Governance. Em português, significa: Ambiental, Social e Governança, os três pilares que servem como parâmetros para determinar o índice ESG de cada empresa.

Surgiu em 2004, quando o termo foi citado na publicação “Who Cares Wins” (“Quem se importa, ganha“) do Pacto Global da ONU em parceria com o Banco Mundial. Desde então, vem ganhando força no mercado de ações junto com as discussões de responsabilidade e sustentabilidade dos negócios.

A sigla promove a integração da geração de valor econômico com questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Acima de tudo, adotar políticas alinhadas com o ESG mostra para o mercado e para os clientes o comprometimento com questões essenciais para a sociedade atual.

Quais os princípios ESG?

Ambiental (E)

Engloba ações e princípios adotados para a conservação e sustentabilidade do meio ambiente, qualificando o uso e a relação das companhias com recursos naturais.

  • Por exemplo: Gestão de resíduos, uso de fontes de energia renováveis, posicionamento em relação às mudanças climáticas, ações para preservar a biodiversidade e reduzir o impacto no meio ambiente.

Social (S)

Diz respeito a como a organização gerencia e promove um relacionamento com a comunidade que interage com ela;

  • Por exemplo: Valorização do bem-estar de colaboradores, apoio à diversidade e inclusão, posicionamento em causas e projetos sociais e atuação com a comunidade.

Governança (G)

Analisa como uma empresa é administrada, atendendo aos interesses das várias partes interessadas da empresa (colaboradores, acionistas e clientes).

  • Por exemplo: Adoção de políticas de compliance, transparência financeira e contábil, postura moral e ética nos negócios e valorização da veracidade das informações de produtos e processos da empresa.

Por que investir no ESG em empresas?

Acima de tudo, o ESG é um indutor de boas práticas de gestão corporativa. Ele traz oportunidade e reconhecimento para empresas que apresentem bons níveis de responsabilidade social, ambiental e de governança.

O mundo moderno cobra posicionamentos cada vez mais firmes em questões ambientais, sociais e de governança, como diversidade e inclusão, mudanças climáticas e qualidade de vida de colaboradores. Dessa forma, políticas adotadas com o ESG como diretriz trazem crescimentos quase certos para organizações ativamente preocupadas em melhorar o mundo e o mercado.

Afinal, as vantagens da adoção do ESG são muitas e inclui: Redução de custos, aumento de reputação, fidelização de clientes, mais segurança para investidores e maior competitividade. Além disso, há um aumento de confiança do público para com a sua organização.

Greenwashing: Perigo da procura de ESG em empresas

Porém, cuidado com o greenwashing, traduzido como “lavagem verde” ou “maquiagem verde”. É quando uma empresa engana o público, usando técnicas de publicidade e propaganda enganosas para transmitir uma imagem de sustentabilidade que não corresponde à realidade.

Apoio da PressTexto com ESG em empresas!

Por fim, se chegou até aqui, está na hora de colocar em prática! Para aumentar a sua clientela e cuidar da comunidade que te cerca, implante políticas de ESG e seja responsável com o impacto do seu negócio.

A PressTexto te ajuda com criação e divulgação de campanhas e ações para que seus colaboradores, fornecedores e clientes sempre saibam das iniciativas e dos princípios da sua empresa!

Entre em contato conosco e entenda como podemos te apoiar!

Por: Bruna Habiro