O Setembro Amarelo nas empresas está prestes a começar! É o momento de reforçar os cuidados e conscientização sobre a saúde mental para combater o suicídio – principal objetivo da campanha que ocorre no Brasil desde 2015.
Reforçar porque, embora as ações sejam intensificadas neste mês, para serem efetivas no ambiente corporativo, as políticas de bem-estar, apoio e acolhimento devem estar sempre presentes no dia a dia das companhias.
De fato, o tema ainda tem alguns tabus. Portanto, muitos líderes e gestores ficam receosos em como aplicá-lo nas empresas e dialogar sobre saúde mental com os colaboradores. Não à toa, muitos se perguntam como fazer isso?
A resposta é simples: com informação, criatividade, leveza e, principalmente acolhimento.
Tudo isso pode ser aplicado em qualquer empresa. Seja ela pequena ou grande, com ou sem verbas. Ou seja, basta haver vontade.
Quer conferir como fazer? Siga as dicas neste Guia. Você também pode consultar a versão 2024 do Guia atualizado.
Informações do Setembro Amarelo
Antes de tudo, é importante buscar dados concretos sobre o que é o Setembro Amarelo para aprofundar o tema com as equipes. Veja um resumo. Mas não se limite, explore mais!
O que é Setembro Amarelo?
Campanha nacional criada para prevenção ao suicídio. Como surgiu: No Brasil foi criado em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM.
Dados
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu 10 de setembro como o Dia Mundial de Combate ao Suicídio.
Dados: Somente no Brasil, nos últimos 20 anos os suicídios subiram de 7 mil para 14 mil ao ano. Ou seja, por dia, 38 pessoas tiram a própria vida (dados do DataSus).
Principais causas do suicídio
Especialistas apontam que é difícil determinar os motivos, pois há vários aspectos psicossociais envolvidos, com o aumento da pobreza, descrença nos governos, incerteza do futuro, solidão, luto, medo da morte, preocupações financeiras e ansiedade.
Sintomas de quem precisa de ajuda
Mudanças no humor, tristeza profunda, isolamento social, piora no desempenho profissional ou escolar, abandono das atividades que gostava de fazer, descuido com a aparência, frases desanimadas, desesperançosas com cunho suicida, atos irresponsáveis ou inconsequentes, etc.
Principais doenças mentais
Depressão, estresse, transtorno bipolar, ansiedade, síndrome do pânico, Burnout, dependência química, esquizofrenia, entre outras.
Porém, essas são apenas exemplos mais comuns. Há mais de 300 transtornos mentais catalogadas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Esse material foi elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA). Consulte a lista e entenda mais sobre o tema, pois a informação de fontes oficiais é essencial ao criar campanhas de Setembro Amarelo nas empresas.
Canais de ajuda
Se a empresa não dispõe de equipe de profissionais habilitados, há os serviços gratuitos que podem ser divulgados. Como por exemlo, o Centro de Apoio à Vida (CVV) – projeto que fornece apoio emocional e prevenção ao suicídio 24 horas por dia, via e-mail, chat e telefone.
Há ainda o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) do SUS (Sistema Único de Saúde) que disponibiliza acompanhamento psicológico gratuito.
Além disso, vale consultar outros serviços gratuitos e confiáveis para informar à sua equipe. Um exemplo é o Mapa da Saúde Mental, que traz uma lista com diversas opções públicas em território nacional.
Todos podem ajudar: Um momento para escutar, uma palavra de conforto, uma mensagem, um cartão. Por mais simples que seja, qualquer gesto de carinho vale para mostrar o apoio e acolhimento a quem estiver passando por problemas de saúde mental.
Isso inclui o papel das lideranças em dialogar com os colaboradores, mostrar empatia, apoio e sensibilidade às situações que estão passando, para que assim, se sintam confortáveis e seguros em compartilhar as dores.
A fita do Setembro Amarelo
O símbolo tem origem na história do jovem americano Mike Emme. Ele era conhecido por ser carinhoso, além do talento em mecânica. Aliás, com esse talento, ele restaurou sozinho um Mustang 68 e pintou de amarelo brilhante. No entanto, ninguém sabia que ele sofria de problemas mentais, que o levaram a tirar a vida em 1994.
No velório de Mike, amigos e familiares colocaram uma cesta com cartões e mensagens acompanhados de 500 fitas amarelas que começaram a distribuir pela cidade com o intuito de evitar que novos suicídios ocorressem. Surgiu assim o Yellow Ribbon.
Criatividade para ativar o Setembro Amarelo nas empresas
Desde campanhas simples a grandes eventos, qualquer ação vale! O que importa é deixar a criatividade rolar para engajar os colaboradores e ampliar a conscientização.
Veja algumas alternativas para ativar o Setembro Amarelo nas empresas.
Campanhas institucionais
Elaborar ações estratégicas, estudar qual a mensagem, peças, eventos e atividades serão realizadas. Se sua companhia tem um time de Comunicação, busque conectar as ideias.
Mas, caso não tenha, uma solução é contratar uma agência especializada para elaborar o plano de ativação e construir a campanha. Aliás, modéstia à parte, a PressTexto é especialista nesse tema.
Ações isoladas
Se não for possível criar uma campanha institucional, é possível optar por divulgação de peças que tragam o conceito e a importância do tema. Como por exemplo, cartazes ou folders explicativos, e-mails, cards em WhatsApp ou canais corporativos. E, claro, disponibilizar cartões com mensagens de apoio para que os colaboradores possam compartilhar com amigos e familiares.
Materiais gratuitos
Na internet, por exemplo, há vários materiais gratuitos sobre o Setembro Amarelo. Busque os melhores conteúdos e compartilhe com as equipes. Para ilustrar, neste link há uma cartilha que trata sobre a prevenção do suicídio. A saber: Lembre-se de sempre citar a fonte ao utilizar os materiais.
Palestras
Convidar especialistas na área da saúde mental para abordar o tema é uma ótima solução. Assim, uma sugestão é reservar um dia do evento (que pode ser online ou presencial) na agenda de todos. Vale pedir para que todos usem uma camisa ou laço amarelo.
Pausas
Outra ação que pode ser feita constantemente é propor que as equipes façam pequenas pausas no dia a dia. Aliás, isso ajuda a reduzir o esgotamento mental e mostrar o comprometimento com o bem-estar de todos.
Todavia, se a empresa não exercita essas pausas constantemente, aproveite o Setembro Amarelo para começar a praticar todos os dias. Sugira um desafio em que todos os dias, pontualmente em um horário determinado – por exemplo entre 15h30 e 16h, o time deva ficar inativo e aproveitar o tempo para fazer algo que goste. Ler um livro, escutar música, relaxar no sofá, brincar com os filhos, pets, etc.
Entretenimento
Outra sugestão para reduzir o esgotamento mental é propor ações de entretenimento para todos. Seja uma peça de teatro na empresa (ou via live), uma tarde de cinema online. Ou ainda um evento com algum músico ou apenas dicas culturais que reforçam o apoio, acolhimento e cuidado com a saúde mental.
Rodas de conversa
Por fim, uma outra dica é separar um momento, ou alguns, para dialogar com as pessoas sobre o Setembro Amarelo. Um coffe break é uma ótima alternativa. Não esquecer de materiais educativos, como uma apresentação destacando os principais pontos da campanha, além de abrir a conversa para que os colaboradores compartilhem experiências, dúvidas, apoio.
Leveza e acolhimento do Setembro Amarelo
Em suma, não importa qual o caminho ou ação que você vai usar para divulgar o Setembro Amarelo na empresa. Uma coisa é certa: seja sempre leve para falar com as pessoas. Afinal, esse é um tema delicado. Por isso, para não errar, tenha em mente que transtorno mental não é mimimi. É uma doença e precisa de tratamento e acolhimento.
Desta forma, conversar, ouvir e mostrar apoio são gestos que qualquer pessoa pode fazer. Então, incentive seus colaboradores para que tenham esse cuidado com próximo. Veja abaixo algumas frases que podemos usar para demonstrar esse carinho com todos. Se puder, personalize cartões e use as mensagens para compartilhar apoio e amor.
15 Frases Setembro Amarelo
- Se você precisar, lembre-se que eu estou aqui.
- Você não está sozinho.
- Cada vida importa. E você é importante para mim.
- Tudo passa e essa dor também vai passar.
- Não desista do amor, da vida. Não desista de você.
- Depois da tempestade vem a calmaria. Enquanto isso, eu tenho um guarda-chuva.
- Eu estou aqui para o que você precisar.
- Desabafar é uma forma de limpar a alma. Me deixa te ajudar!
- Você não precisa passar por isso sozinho. Conte comigo!
- A melhor forma de valorizar a vida é lutar por ela.
- Não deixe transbordar o que te machuca. Procure ajuda.
- Conecte-se ao que realmente importa: sua vida!
- Não enfrente tudo sozinho. Eu estou aqui para acompanhar você.
- Tudo tem solução. Tudo passa. Acredite e tenha fé na vida!
- Setembro Amarelo. Para relembrar que a vida é cheia de cor e amor.
Agora que você já tem todas essas informações e propostas de ideias, basta analisar qual ou quais delas fazem mais sentido à sua realidade. Por fim, é hora de aplicar o Setembro Amarelo na empresa!
Ficou com alguma dúvida ou quer conversar como ativar o Setembro Amarelo nas empresas?
Entre em contato com a gente. Vamos adorar compartilhar nossa experiência e ajudar você.
Por: Van Martins