O dia Mundial do Consumidor tem oferta? Tem! E promoção especial? Tem! Mas também tem reflexão e conscientização!

Você sabia que o Dia Mundial do Consumidor foi a 2ª data que mais movimentou as vendas no varejo online em 2022? Por outro lado, a Black Friday liderou as vendas.

Mas, a história vai além da celebração comercial. Em 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, assinou a primeira declaração dos direitos dos consumidores. O objetivo era celebrar e conscientizar essas pessoas sobre os seus direitos.

Já em 1983, a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a data. Neste caso, a ação foi para incentivar a reflexão ao tema e promover ações que garantissem a proteção e o respeito aos consumidores.

Por outro lado, no Brasil, desde 1990 já havia o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990). Mas, foi apenas em 15 de março de 2014 que o Dia do Consumidor entrou para o calendário.

Por aqui, o dia também traz a reflexão sobre o consumo consciente e responsável. Mas, ao mesmo tempo, reforça a proteção aos direitos do consumidor, garantidos na Lei.

Como aproveitar o Dia Mundial do Consumidor?

Naturalmente, a primeira vantagem que as empresas exploram na data é a comercial. Afinal, é uma oportunidade para divulgar promoções, impulsionar as vendas e captar novos clientes.

Mas, como o Dia Mundial do Consumidor tem a essência na reflexão e conscientização, logo, essa abordagem também vale ser explorada. Nesse caso, a Comunicação pode realizar ações que destaquem os principais direitos dos consumidores. Mas, vale ainda mostrar como as pessoas podem reivindicar esses direitos, entre outros temas.

Outra vantagem é a aproximação com o cliente. Nesse sentido, a companhia pode realizar ações que gerem engajamento e envolvimento. Por exemplo: eventos abertos à participação de todos, palestras, webinars, entre outros. Essas iniciativas fortalecem o relacionamento entre as duas pontas.

Por outro lado, também cabe mostrar como a empresa cumpre os seus deveres para preservar os direitos do seu consumidor. Isso mostra autenticidade e, principalmente respeito.

Ao conduzir o Dia do Consumidor por essas linhas, a marca foge do habitual praticado em grande parte do mercado. Ou seja, mostra originalidade e aderência ao tema. E é claro que a conduta da companhia deve ser pautada pelo respeito ao direito do consumidor ao longo de todo o ano.

Uma vez que a companhia tenha boas práticas que visem isso, naturalmente, aumenta a credibilidade e reputação no mercado. Afinal, os consumidores gostam de se relacionar com marcas que proporcionam uma boa experiência e confiança a eles.

Principais direitos do consumidor online

Para os casos de lojas virtuais ou e-commerce, é importante se atentar aos direitos do consumidor nas compras digitais. Confira alguns:

  • Informação sobre produtos e serviços
    Deve ser clara, precisa e completa, informando preços, características, prazos de entrega, formas de pagamento, garantias, entre outros
  • Privacidade e dados pessoais protegidos
    O cliente tem o direito de solicitar a exclusão de informações pessoais de cadastros de empresas
  • Arrependimento
    O consumidor pode desistir da compra no prazo de 7 dias a contar da data de recebimento do produto. Ou da contratação do serviço, sem qualquer ônus, devendo ser ressarcido de todos os valores pagos
  • Segurança
    As empresas são responsáveis por garantir a segurança das transações realizadas online e proteger os dados dos consumidores contra fraudes e invasões
  • Reparação
    Caso o produto ou serviço apresente defeitos ou não atenda às expectativas do consumidor, este tem o direito de exigir a reparação, a troca ou a devolução do valor pago.
  • Informação prévia
    Antes de finalizar a compra ou contratação de um serviço, o consumidor deve ser informado sobre todas as condições e termos do contrato.
  • Atendimento
    As empresas devem fornecer canais de atendimento eficientes e acessíveis aos consumidores, para solucionar eventuais problemas ou dúvidas.

Seu e-commerce ou site está preparado para atender esses e todos os outros direitos do consumidor?

Caso você não esteja certo disso, fale com o time da PressTexto. Nós podemos ajudar a sua marca a se estruturar de acordo com a lei, e, ao mesmo tempo, garantir uma boa e segura experiência de compra para o seu consumidor.

Por: Van Martins