Vivemos em um mundo digital em constante evolução e, portanto, ter uma comunicação eficaz é essencial para o sucesso das empresas. Para isso, uma estratégia que surge como forte tendência em comunicação para 2023 é o Data Driven, que consiste em uma gestão orientada por dados, ou seja, aquela que toma todas as decisões baseadas em informações concretas e analisadas. Trata-se de ter uma base sólida para ter uma decisão assertiva em vez de partir de suposições.

Com a estratégia, organizações estão descobrindo novas maneiras de alcançar seus públicos-alvo de forma precisa e personalizada. Neste artigo, explicaremos o que é o Data Driven e como adotá-lo nos processos e na tomada de decisão. Acompanhe!

O que é Data Driven e para que serve?

Data Driven é uma abordagem que utiliza dados para orientar e embasar estratégias e decisões de empresas de qualquer tipo de negócio. Na prática, podemos dizer que é a gestão orientada por dados. Em vez de confiar apenas em suposições ou intuições, o Data Driven coloca os dados como base para ações e escolhas fundamentadas, possibilitando a identificação de padrões, tendências e insights relevantes a partir da análise de dados.

Ah, e estamos falando de algo que vai muito além de simplesmente coletar dados, viu? Com foco nessa estratégia, a empresa consegue ter dados consistentes para personalizar produtos, mensagens e todo o fluxo de relacionamento com o cliente.

Quais vantagens o Data Driven oferece?

Informação vale ouro. Já ouviu essa afirmação antes, né? Utilizar a informação de forma adequada para orientar a tomada de decisão é, sem dúvidas, a grande vantagem do Data Driven, mas não a única. Confira outros benefícios para implementar essa cultura em sua empresa:

Economia

Os recursos disponíveis são aproveitados de forma mais eficaz quando a gestão é orientada por dados, já que a análise de riscos se torna mais sólida e as informações coletadas contribuem para entender melhor o cenário e a concorrência da empresa.

De acordo com o estudo da Harvard Business Review, que contou com a participação de mil empresas, 48,4% das companhias entrevistadas disseram que sentiram melhoria significativa na redução de custos ao implementar o Data Driven.

Planejamento mais aprimorado

A análise criteriosa de dados permite aprimorar o planejamento da empresa, já que o Data Driven possibilita que diversos fatores sejam analisados, como:

  • Comportamento do consumidor
  • Concorrentes
  • Tendências de mercado
  • Histórico do negócio
  • Possíveis repetições de ciclos de trabalho ou processos

Ou seja, essas informações permitem que você identifique melhor em qual ponto o seu negócio está e quais ajustes precisam ser feitos para alcançar as metas definidas.

Segundo Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, uma das principais referências em live marketing no Brasil, há como tomar decisões totalmente orientada por dados objetivos de forma organizada: Hoje, os consumidores estão mais exigentes no que diz respeito à praticidade e à conveniência por conta da transformação digital, demandando um atendimento rápido e adequado às suas expectativas. A cultura data driven atinge essa questão ao gerar a possibilidade de criarmos soluções mais personalizadas e assertivas”, afirma.

Adotando o Data Driven nos processos e na tomada de decisão

O primeiro passo para adotar o Data Drive é a coleta de dados relevantes, e isso pode ser feito por meio de diversas fontes diferentes, como bancos de dados internos, pesquisas de mercado, redes sociais, ferramentas de analytics etc. Vale lembrar que é importante identificar quais dados são de fato relevantes para o seu negócio para garantir que a coleta seja feita de maneira adequada.

Após a coleta, os dados devem ser analisados, seja por meio de técnicas estatísticas, algoritmos de machine learning ou outras ferramentas de análise de dados. O objetivo é extrair insights valiosos que permitam entender melhor o público-alvo, identificar tendências de mercado, avaliar o desempenho de campanhas e tomar decisões embasadas.

Monitoramento e otimização contínua

O Data Driven não é um processo estático. É essencial estabelecer mecanismos de monitoramento e avaliação contínua para acompanhar os resultados das ações baseadas em dados. Isso permite identificar áreas de melhoria, ajustar estratégias e maximizar os benefícios do Data Driven ao longo do tempo. A análise constante dos dados e a otimização das estratégias são imprescindíveis para garantir a eficácia e o sucesso dessa abordagem.

Criação de uma cultura orientada por dados

Para que o Data Driven seja efetivamente adotado, é preciso criar uma cultura organizacional que valorize e priorize o uso dos dados. Isso envolve conscientizar e capacitar os colaboradores sobre a importância da estratégia, promover treinamentos e compartilhar casos de sucesso relacionados à abordagem.

Como usamos o Data Driven nas soluções digitais para os clientes?

Na Presstexto, nós já temos uma cultura data driven integrada em todos os nossos processos, desde o planejamento até a execução e mensuração das nossas ações, seja para criação de conteúdos ou campanhas institucionais.

Se tratando da criação de conteúdo, antes da definição dos temas que serão abordados nos blogs dos clientes, é feita uma análise do Google Search Console, o Google Analytics e até mesmo o Google Ads. Assim, é possível enxergar quais assuntos estão sendo mais buscados pelos usuários.

Em paralelo, há ainda o Google Trends. Neste caso, serve para analisar a performance destes temas na internet nos últimos dias, ou mês, por exemplo. Ao mesmo tempo, também usamos ferramentas de SEO, como Ubersuggest e SemRush para analisar com quais palavras-chaves relacionadas estão gerando mais tráfego na web. E por fim, mas não menos importante, avaliamos como estes temas geram envolvimento nas redes sociais.

Após essas análises, é possível visualizar a abordagem ideal a cada conteúdo, com as palavras-chaves direcionadas e estratégicas para entregar ao público o que ele deseja encontrar!

Por fim, após o conteúdo ser veiculado no blog e em todos os canais sociais, continuamos com o data driven. Desta vez, usando ferramentas para avaliar a performance dele e entender quais resultados gerou. Para isso, utilizamos o Analytics das redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn) e as ferramentas do próprio Google, como Search Console, Analytics e até mesmo Google Ads, caso tenha sido alguma veiculação de mídia paga!

PressTexto é a sua aliada para implementar o Data Driven!

Agora que você já conhece todas as funcionalidades do Data Driven, já deu pra perceber que não adianta implementar a estratégia de qualquer jeito, certo? Para ajudá-lo, você pode contar com a expertise da PressTexto, pois de tendências de comunicação entendemos muito bem!

Estamos no mercado desde 1994, atendendo contas de diferentes ramos e portes, como Pirelli, Bloomin’ Brands Brasil (redes Outback, Abbraccio e Aussie Grill), Birlasoft, Fran’s Café e Dasa (maior rede de saúde integrada do Brasil).

Tem interesse? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (11) 2694-1142 ou pelo e-mail presstexto@presstexto.com.br.

Por: Gabriel Prince