De bolão da Copa do Mundo a álbuns de figurinhas e campeonatos internos. Um dos maiores eventos mundiais está prestes a começar e já faz parte do planejamento de comunicação interna das empresas para engajar e integrar ainda mais os colaboradores.

A Copa do Mundo 2022 começará em 18 de novembro. No entanto, a preocupação em como conectar o evento com o ambiente corporativo já é um dos assuntos mais buscados na internet.

Se esse é um desafio para você, não se preocupe! Neste artigo, traremos diversas soluções que podem ser implementadas além do tradicional Bolão da Copa do Mundo. Em comum, todas envolvem endomarketing esportivo. Ou seja, o esporte é a ferramenta utilizada para engajar, motivar, integrar as pessoas e disseminar a cultura da companhia.

Por que trazer a Copa do Mundo para a empresa?

Se o tema ainda não está no calendário da sua empresa, é melhor incluir imediatamente, viu? É praticamente impossível fugir de um evento que atinge cerca de 3,5 bilhões de pessoas, ainda mais no Brasil, conhecido como o país do futebol e que deve chegar como uma das seleções favoritas em busca do hexa no Catar.

Logo, a Copa do Mundo estará presente em todos os ambientes, inclusive no corporativo. O evento abre espaço para que as empresas criem ações conectadas com o tema, promovendo integração, diversão e interatividade, o que colabora com a melhora do clima organizacional.

Bom, agora que você já entende um pouco mais sobre o impacto da Copa do Mundo, veja algumas ações internas que podem ser aplicadas em sua empresa.

Bolão da Copa do Mundo

O bolão é inquestionável: desperta a curiosidade e a participação das pessoas, sejam elas fanáticas ou não por futebol.

A facilidade em participar faz com que o envolvimento dos colaboradores seja amplo. Além disso, há expectativas com os resultados e com as possíveis “zebras”, o que faz com que o clima fique ainda mais descontraído. O bolão gera integração e diversão para todos e o engajamento fica ainda maior com as premiações aos vencedores.

Recursos tecnológicos, como sites e aplicativos, possibilitam que os palpites sejam feitos em qualquer momento e lugar. Assim, até mesmo familiares e amigos podem brincar ajudando o colaborador a dar palpites no bolão da Copa do Mundo. Ou seja, o engajamento vai além do ambiente de trabalho.

Quer mais uma vantagem? O bolão da Copa do Mundo é para todos, pois podemos aplicar em qualquer tipo e tamanho de empresa.

Copa do Mundo de videogame

Se o tema é falar de paixão nacional, o videogame não pode ficar de fora. Prova disso é a recente pesquisa da Kantar Ibope Media, que revela que 67% dos brasileiros costumam jogar online frequentemente.

Portanto, conectar os games com a Copa é uma estratégia que tem tudo para dar certo. Para ativar essa ação, basta reservar um espaço físico e colocar as estações de videogame para os colaboradores.

Em seguida, separe as pessoas por times e organize a competição. A escolha do jogo é clássica e óbvia: futebol.

O ambiente pode ser personalizado com cores e enfeites da seleção brasileira. Contudo, se deseja ficar ainda mais no clima de Copa do Mundo, há a opção de fazer narração profissional dos duelos entre os times. Desta forma, a emoção sai do campo e vai para o jogo na empresa.

Copa do Mundo da sua empresa

Outra ideia de ativação é a organização da Copa do Mundo da sua empresa. Esse formato consiste em tirar o time do escritório e levá-lo para uma integração em campo, literalmente.

Neste caso, recomendamos que o evento siga os moldes da Copa do mundo. Por exemplo: com a divisão dos colaboradores em times, que podem ser masculinos, femininos ou até mesmo mistos.

Além dos times, toda a experiência deve ser completa como a de um jogo da Copa:

  • uso de uniformes
  • árbitros profissionais
  • hino nacional
  • transmissão e narração da disputa
  • classificação dos times,
  • premiações com medalhas e troféu.

Mas, claro, tudo isso com a pressão da torcida, fazendo com que todos os colaboradores estejam engajados dentro e fora das quatro linhas.

Campeonato de futebol de botão

A locomoção do seu time para outros locais é inviável? Uma mesa de futebol de botão pode resolver esse problema e levar toda a descontração da Copa do Mundo para dentro da empresa.

Aqui, a solução é simples. Basta personalizar o espaço com campos de futebol de botão e convocar os times para a Copa do Mundo de Futebol de Botão da sua companhia.

Para ficar ainda mais divertido e aumentar a conexão com as pessoas, os botões podem ser personalizados com produtos ou nomes dos colaboradores. E, como em qualquer outra ação, é importante definir o regulamento, ranking e premiações.

Chute ao gol

O chute ao gol é uma ativação simples com grande potencial de engajamento. A proposta é montar uma estrutura inflável no formato de uma trave tradicional para que os colaboradores possam mostrar as habilidades futebolísticas para marcar gols.

Quem conseguir colocar a bola dentro do alvo ganha prêmios previamente estabelecidos pela comunicação interna da empresa. O acompanhamento, organização e engajamento dos colaboradores é feito por monitores, que ficam no espaço durante o período estabelecido da ação.

Álbum da Copa da sua empresa

Por fim, outra oportunidade de engajamento que a Copa do Mundo proporciona é a criação de álbum personalizado da empresa. A ideia é que o álbum seja preenchido com figurinhas dos colaboradores, imagens históricas da empresa e ações relevantes que ocorrerem ao longo dos anos.

Além de resgatar a história e cultura da marca, essa ação traz o reconhecimento e valorização dos principais artilheiros da companhia: os colaboradores.

Bônus: Campanhas internas da Copa do Mundo

Qualquer ação que seja decidida precisa ser comunicada à equipe. Neste campo, entra a campanha de comunicação interna da Copa do Mundo, que informará o que será, como funcionará, qual o objetivo, a dinâmica, duração, regras e premiações.

Além de informar, a campanha interna também aumentará o envolvimento das equipes com as ações propostas, pois essa ferramenta agrega valor e estimula a participação de cada colaborador.

As campanhas internas são acompanhadas com peças atrativas de comunicação. Neste caso, há diversas possibilidades de ativação para o perfil de cada empresa. Em casos de campanhas da Copa do Mundo, além de peças tradicionais como e-mail marketing, wallpapers, cards para redes sociais, cartazes e banners, também é essencial pensar na decoração do ambiente.

A ambientação dos espaços proporciona diversão aos colaboradores, além de conectá-los com a Copa do Mundo. Afinal, quem não gosta de chegar no trabalho e ver faixas, bandeiras, adesivos divertidos e outros acessórios do Brasil? Ao mesmo tempo, também cabe fazer a personalização de objetos e brindes, como camisetas, canecas, agendas, entre outros.

Independente da escolha, a estratégia de comunicação deve estar alinhada com a mensagem e com o objetivo da campanha interna: engajar o time com a Copa do Mundo.

Como ativar a Copa do Mundo na empresa?

Para implementar qualquer uma das ações propostas com sucesso, o ideal é contratar empresas especializadas em Comunicação Interna e Endomarketing Esportivo. Este é o caso da PressTexto e da RP2 Sport Marketing. As empresas atuam em conjunto desenvolvendo soluções para marcas por todo o Brasil, como Itaú, Netshoes, Leo Madeiras, entre outras.

Para conferir como podemos construir ações engajadoras e eficazes da Copa do Mundo na sua empresa, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (11) 2694-1142 ou presstexto@presstexto.com.br.

Se preferir, deixe sua mensagem no nosso formulário (clique aqui) para que a Press lhe envie mais informações sobre as ações da Copa do Mundo nas empresas.

Por: Van Martins