Quer conhecer nossos cases de Assessoria de Imprensa para entender os impactos que essa ferramenta de Comunicação pode proporcionar à sua marca? Confira os resultados recentes que a nossa agência desenvolveu para divulgar lançamentos de produtos, novas lojas e planos de expansão do nosso cliente Fran’s Café em diversas regiões do Brasil!

Sobre o Fran’s Café

O Fran’s Café é uma das mais tradicionais redes de cafeterias do Brasil. A marca foi fundada em Bauru, em 1972. Hoje, já acumula 51 anos de história, além de mais de 70 lojas espalhadas pelo país. O Fran’s se tornou referência quando o assunto é desfrutar de um excelente café a qualquer momento do dia, em um lugar aconchegante.

A PressTexto é a agência de Comunicação do Fran’s Café desde 2011. Juntos, ao longo desses anos, já colocamos a marca em diversas mídias online e off-line.

Recentemente, o Fran’s iniciou uma reformulação na marca, com atualizações no cardápio e estruturas das lojas. Todo esse passo de remodelação começou com o Fran’s Café Origem, um novo modelo de negócio e de loja, que a PressTexto trabalhou ativamente.

Nosso principal objetivo com todas as ações em 2023 está direcionado a destacar esse novo passo do Fran’s para o seu público-alvo e atrair novos potenciais clientes, sejam consumidores ou novos franqueados e, assim, fortalecer o nome da marca no mercado e sua competitividade!

Inauguração do Fran’s Café Origem em São Paulo

Em janeiro deste ano, o Fran’s Café reinaugurou a tradicional loja que fica na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. Essa unidade sempre foi um ponto icônico para os paulistanos, no entanto, desde 2018, o público estava sem esse badalado ponto de encontro, pois o estabelecimento atravessou uma longa reforma.

Mas a espera acabou em 25 de janeiro, com a inauguração do Fran’s Café Origem, que marcou um novo momento para o Fran’s. A nova unidade foi construída para ser a loja conceito da rede. Projeto arquitetônico moderno, novo cardápio – com inclusão até mesmo de coquetéis e roofcoffee são alguns dos destaques que mereciam atenção do público e despertar o interesse para irem visitar a nova unidade.

Para divulgar o lançamento da nova loja, nossa ação em Assessoria de Imprensa fez com que a notícia fosse veiculada no principal guia dos paulistanos, a Veja SP.

Na editoria Comer & Beber, o lançamento do Fran’s Café Origem foi destaque no site e na versão impressa da Veja. O veículo fez uma matéria extensa contando toda a trajetória do Fran’s e o processo de reestruturação.

Todos os detalhes da nova unidade foram dados pelo Diretor Executivo da marca, Francisco Conte, em entrevista exclusiva à Veja. A divulgação também foi veiculada no site Mercado e Consumo, no SindiFast e fez com que a nova loja retornasse à fama anterior que sempre teve: o badalado ponto de encontro dos paulistanos a qualquer momento do dia ou da noite, afinal, a loja funciona 24 horas!

Lançamento da linha bebidas alcoólicas Fran’s Café

Após a inauguração do Fran’s Café Origem, uma novidade que veio acompanhando a marca foi o lançamento da exclusiva linha de bebidas alcóolicas com o rótulo F/C Origem.

Nessa inovação, cinco produtos surgiram em parceria com a APTK Spirits: a London Dry Gin, Cachaça Ouro, Sur L’Orange, Negroni e Limoncello. Além disso, também foi criado um drink exclusivo para a nova unidade, o Origem 191, que reflete toda a exclusividade que acompanha o Fran’s Café.

Esses produtos mereciam um destaque na mídia, afinal, o Fran’s Café nunca havia realizado uma iniciativa desse tipo. Para dar o devido reconhecimento, as ações de Assessoria de Imprensa concentraram em levar a notícia aos principais canais que divulgam os lançamentos das marcas no mercado.

Assim, a pauta ganhou espaço no Embalagem e Marca e no Mercado e Consumo. O portal 3 Talheres, especializado em Gastronomia, também divulgou o lançamento da linha de bebidas alcoólicas do Fran’s Café.  Por fim, de forma espontânea, o cofundador do Evino, Ari Gorenstein, compartilhou a notícia veiculada no Mercado e Consumo em seu perfil oficial no Linkedin.

Cases de Assessoria de Imprensa Fran’s Café em Brasília

Com 12 unidades, o Distrito Federal é a segunda maior praça do Fran’s Café. A franquia se prepara para inaugurar a 13ª loja na capital do país. A nova loja estará localizada na Asa Sul e acompanhará as novas atualizações que o Fran’s Café Origem trouxe.

Para anunciar essa novidade, as ações em Assessoria de Imprensa foram ativadas em mídias locais. Buscamos os principais canais de comunicação da região, e além dos veículos tradicionais, realizamos contatos com canais segmentados em gastronomia e portais de dicas de “o que fazer em Brasília”, que têm grande alcance do público nas redes sociais.

Com isso, o tema foi destaque nos seguintes canais:

• Ao vivo de Brasília – Confira a matéria aqui
  • Times Brasília – Confira a matéria aqui
  • Visite Brasília – Confira a matéria aqui.
  • Gastronomia BSB – Confira a matéria aqui.

Retorno do Fran’s Café a Manaus

O mês de agosto marcou o retorno do Fran’s Café à capital amazonense. Isso ocorreu após três anos sem operação em Manaus. Com o lançamento, a loja deu o primeiro passo da sua expansão no Norte do país.

Sendo assim, o foco foi anunciar a retomada da franquia com o lançamento da loja com estrutura e conceitos modernos. Mas, ao mesmo tempo, destacar o planejamento estratégico do Fran’s Café, que terá mais 10 unidades no Norte do Brasil até 2025.

Com Assessoria de Imprensa, divulgamos a notícia no portal Em Tempo aqui e estamos preparando uma ação de divulgação em redes sociais com o Portal Imediato e o canal Amazonas Incrível.

Expansão do Fran’s Café em Minas Gerais

Já em Minas Gerais, o Fran’s Café também está em ritmo acelerado! Com uma loja recém-inaugurada em Uberaba, três prestes a serem abertas na região metropolitana de Belo Horizonte, além de mais seis previstas até 2025.

O plano de crescimento em Minas Gerais é uma notícia que fortalece a marca no mercado. Além disso, desperta o interesse de potenciais franqueados. Afinal, veem que a marca é uma ótima opção para investimento. Ao mesmo tempo, dá visibilidade para o público final ir visitar as lojas.

Para destacar estes atributos, nos relacionamos com as principais mídias de Minas Gerais. O diretor Francisco Conte concedeu uma entrevista explicando todo o planejamento do Fran’s Café para o tradicional Jornal do Comércio. Este veículo está há mais de 90 anos no mercado. A notícia circulou no site (aqui) e na versão impressa do jornal.

Em mídia online, publicamos também no jornal O Tempo (confira aqui). Já em sites segmentados de franquias, tivemos postagem no Sua Franquia e Mapa das Franquias. Além disso, em breve, sairá uma matéria no Estado de Minas.

Assessoria de Imprensa em evolução

É comum que muitas pessoas vejam a Assessoria apenas com as mídias off-line. Como por exemplo: jornais, revistas, rádio, televisão. Diante disso, acreditam que a Assessoria está em desuso.

Mas as novas tecnologias contribuíram para que cada vez mais as mensagens das marcas alcancem as pessoas em todos os lugares, a qualquer momento. E o melhor: diferente de ações como Marketing ou Propaganda, as empresas não investem dinheiro para serem notícia, pois toda a ação é informativa. Logo, ganham em credibilidade, afinal, o público sabe que aquele conteúdo recebido não é uma matéria patrocinada.

Contrate uma Assessoria de Imprensa para a sua marca

Como vimos, a Assessoria de Imprensa gera muita visibilidade acompanhada de credibilidade para as empresas. Os novos canais digitais estão intensificando a divulgação das notícias e ampliando o alcance ao público-alvo.

Seja para divulgar novas lojas, produtos, serviços. Ou posicionar-se no mercado; fazer gerenciamento de imagem, identidade, crise… Há muitos objetivos que podemos alcançar com a Assessoria. Para implementar essa estratégia na sua comunicação, conte com quem domina o assunto: Converse com a PressTexto agora!

Por: Van Martins