A Black Friday 2022 está chegando e, pela primeira vez, será realizada simultaneamente com a Copa do Mundo, trazendo assim duas fortes oportunidades de vendas no país.

Os potenciais dos eventos não são apenas expectativas, são dados cravados por um estudo do Google com o Instituto Ipsos.

Segundo a pesquisa, para este ano, 71% dos brasileiros conectados desejam aproveitar a Black Friday para realizar suas compras. Esse percentual é 16% maior do que no ano passado.

Além disso, a lista de desejo dessas pessoas é muito diversificada, desde itens da Copa do Mundo até produtos do dia a dia. Ou seja, há oportunidades para todas as empresas se destacarem e impulsionar as vendas.

Você já está preparado para entrar em campo com a Black Friday e a Copa do Mundo?

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a conexão entre essas datas e trazer alguns dados que reforçam os motivos para a sua empresa não ficar de fora desses dois eventos de impacto mundial.

Como surgiu a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e o termo, que significa Sexta-feira Negra, passou a ser utilizada na propaganda a partir de 1980 com o intuito de aquecer as vendas e iniciar as compras natalinas. No Brasil, a Black Friday chegou apenas em 2010 e veio ganhando força nos últimos anos.

O que é Black Friday?

Brack Friday é uma ação mundial de promoções na qual as empresas oferecem grandes descontos em diversos produtos para queimar o estoque, aumentar o fluxo de vendas e atrair mais compradores.

Quando começa a Black Friday?

Tradicionalmente, a Black Friday ocorre um dia após a comemoração do Dia de Ação de Graças (feriado americano), que é sempre na quarta quinta-feira de novembro.

Desta forma, neste ano, a Black Friday será em 25 de novembro de 2022, ou seja, um dia após a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo. A seleção entra em campo na quinta-feira (24/11), contra a Sérvia, às 16h.

Quando acaba a Black Friday?

O encerramento ocorre na segunda-feira seguinte. Ou seja, nesta edição, o encerramento da Black Friday será em 28 de novembro de 2022.

Este dia é chamado de Cyber Monday (segunda-feira cibernética), em que os lojistas fazem novos descontos para impulsionar as vendas online. Guarde bem essa data, pois ela coincidirá com o segundo jogo do Brasil na Copa, que será contra a Suíça, às 13h.

Quais as expectativas de vendas da Black Friday no Brasil?

Em 2021, as vendas da Black Friday atingiram R$ 4,2 bilhões. Esse número deve ser superado, já que de acordo com o Google, por aqui, de 2021 a 2022, mais de 5 milhões de pessoas começaram a fazer compras online. Além disso, segundo projeções da companhia, até 2025 deve haver uma alta de 42% do e-commerce brasileiro (comércio eletrônico – lojas virtuais).

Os dados mostram o quanto é importante que as empresas invistam em canais digitais para acompanhar essa mudança no comportamento de compra do consumidor.

Quais produtos serão mais procurados na Black Friday e na Copa do Mundo?

De acordo com um relatório da Macfor, 72% das pessoas desejam comprar algum item da Copa do Mundo na Black Friday.

Segundo o Google, no que se refere aos produtos relacionados à Copa do Mundo, os consumidores estão interessados em comprar televisão, materiais esportivos, alimentos e bebidas, itens para decoração e serviços.

Neste público, 70% dos consumidores desejam uma camiseta da seleção brasileira e 1 a cada 4 pessoas querem adquirir uma nova televisão.

Já na Black Friday, que tem 9 vezes mais intenção de compra do que a Copa, os principais itens são calçados, roupas, livros e itens de papelaria, eletrodomésticos e eletroportáteis. No entanto, essas compras, conforme aponta a Macfor, devem estar conectadas com os itens da Copa.

Quanto as pessoas desejam gastar?

Prepara o estoque porque os brasileiros já estão com o bolso preparado! Isso porque um relatório da Neotrust estima que os brasileiros devem gastar em média R$ 654,06 nesta Black Friday. Se confirmado, esse valor será 7,2% maior do que ticket médio gasto em 2021, ainda no cenário da pandemia.

Para itens da Copa do Mundo, o Google considera que o ticket médio pode variar de R$ 200 a R$ 1000,00. A variação se dá mediante o tipo de perfil do torcedor, podendo ser casual, fanático ou entusiasta. Os entusiastas estão propensos a gastar até R$ 1000,00.

Esse público soma 29% dos torcedores, são da classe B, levam a competição muito a sério e querem tornar a casa como ponto de encontro dos jogos. Por isso, vão investir em decoração, comida e bebida para deixar o ambiente propício ao clima do jogo.

Em quais canais os consumidores querem comprar?

Quando falamos na Copa, a pesquisa Perfect Match, também do Google, revela que os consumidores devem fazer as compras em um ou mais canais, reforçando a tendência omnichannel.

A expectativa é que 70% farão a compra de produtos ou serviços em loja física, 59% no online, 43% devem utilizar o online ou aplicativo da marca, 33% em aplicativo de delivery e 14% no WhatsApp.

Os canais físicos serão a prioridade dos consumidores durante os jogos, momento em que buscarão itens de vestuário, decoração, itens esportivos e alimentos e bebidas. Já o digital ganha força desde o começo de novembro, sendo a opção preferida para adquirir eletrônicos ou contratar serviços.

Já quando o assunto é aproveitar a Black Friday, naturalmente o e-commerce é o ponto central de compra dos brasileiros. No entanto, isso não restringe as lojas físicas, que também devem ter suas estratégias conectadas com o digital para acompanhar a jornada de compra do cliente.

Quais diferenciais as pessoas buscam na Black Friday?

Seja para a Copa do Mundo ou Black Friday uma coisa é certa: o consumidor está mais exigente na decisão de compra. Prova disso é que na busca pela internet, as pessoas não estão usando apenas “barato” para encontrar os produtos que desejam.

O termo “melhor” passou a ganhar destaque nas buscas, com alta de 20% em 2021 em relação a 2020. Isso mostra que mesmo com o dinheiro apertado as pessoas buscam economia nas compras, mas os produtos devem ter qualidade.

Google e Youtube na jornada de compra da Black Friday

Como se sabe, a tecnologia tem impactado o comportamento de compra do consumidor que, mais do que nunca, busca obter informações, comparativos e avaliações dos produtos, serviços e marcas.

Na Black Friday e na Copa não será diferente. Para decidir qual produto é melhor, 42% dos consumidores devem utilizar as ferramentas de busca, com destaque ao Google, para saber sobre preços e descontos na Black Friday. No Youtube o número é ainda maior, com 85% dos usuários utilizando a plataforma para decidir se comprará ou não o produto desejado mais rapidamente.

Para os negócios físicos a atenção no digital também é indispensável, pois no Google as buscas por “aberto agora perto de mim” cresceram mais de 400% no mundo todo. Logo, é mais um dado que reforça a necessidade de as marcas integrarem suas ações no online e no offline.

Prepare-se para a Black Friday e para a Copa do Mundo

Diante de todos os dados levantados, podemos confirmar que, de fato, teremos uma Black Friday histórica e integrada com a Copa do Mundo.

Mesmo com todas as incertezas econômicas e políticas, o consumidor estará envolvido nestes dois importantes eventos e, por isso, as empresas precisam compreender as oportunidades e aproveitá-las para conseguir captar a atenção e converter o interesse em compra.

Logo, é importante planejar, criar e executar ações de Marketing para conectar-se com o público, entender as necessidades e desejos dele e entregar a solução que ele procura, no momento e nos canais corretos.

Seja para a Black Friday, a Copa do Mundo ou ações mistas destes dois eventos, podemos ajudar sua empresa e encontrar soluções que gerem valor e atraia o seu público-alvo. Planeje sua ação com a gente agora mesmo!

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Por: Van Martins