Você já deve ter ouvido várias vezes: a Assessoria de Imprensa da empresa X, em nota, informa que… ou a emissora entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do deputado, mas não obteve retorno.

A ideia de que um serviço de Assessoria de Imprensa existe única e exclusivamente para dar suporte aos veículos de comunicação no meio de campo entre empresas, órgãos públicos, personalidades, organizações não-governamentais e entidades é a mais comum.

Mas o trabalho de uma Assessoria de Imprensa é muito mais amplo e relevante, por isso, vamos entender um pouco a importância e por qual razão contratar uma Assessoria de Imprensa.

O que é Assessoria de Imprensa?

Vamos começar entendendo o que é Assessoria de Imprensa. É uma área de comunicação primordial para estabelecer uma relação com os veículos de imprensa. Essa relação envolve tanto o suporte às necessidades dos veículos como a abertura de espaço para divulgação dos temas de interesse de quem a contrata, como empresas, personalidades públicas, etc.

Aliás, este último é um dos objetivos principais do trabalho de uma Assessoria de Imprensa: conquistar espaço espontâneo na mídia por meio de um bom relacionamento com jornalistas. Entenda-se como mídia espontânea a menção desses temas sempre de maneira positiva, obviamente.

Por exemplo, uma empresa, órgão público ou entidade de classe acaba de obter um prêmio em sua área de atuação. Ou um escritor atinge uma marca relevante na venda de seu mais recente lançamento. Ainda: uma empresa acaba de lançar um novo produto revolucionário.

Esses e incontáveis exemplos desse tipo são assuntos passíveis e importantes de serem veiculados na mídia e que trarão relevantes resultados em termos de imagem, marca, vendas, reputação, dentre outros. Logo, é o serviço de Assessoria de Imprensa que faz essa divulgação bem sucedida acontecer.

Assessoria de imprensa no respaldo junto à mídia

Outra vertente da atuação da Assessoria de Imprensa é no suporte aos jornalistas junto às empresas, personalidades, políticos e afins. Nesse caso, o trabalho do Assessor de Imprensa consiste em entender as necessidades dos jornalistas e da pauta (assunto) que está sendo trabalhada para preparar da melhor forma seu cliente.

Isso envolve várias questões: o tema pode ser polêmico ou complicado e o know how (saber como fazer) do Assessor de Imprensa passa por atuar para minimizar os eventuais danos à imagem.

Ou, ainda, trabalhar para que o cliente esteja preparado para lidar com os jornalistas e, especialmente, para abordagens polêmicas que possam gerar danos à imagem. Neste caso, o treinamento que a Assessoria de Imprensa realiza com o cliente é chamado de media training.

Por quer contratar uma Assessoria de Imprensa?

A resposta é simples: hoje a Assessoria de Imprensa tem um foco de atuação mais abrangente. Com a relevância de outras formas e maneiras de comunicação, como o trabalho dos influenciadores digitais, por exemplo, a Assessoria de Imprensa abarcou também a interlocução com esses públicos.

Quando falamos do ambiente corporativo, o papel da Assessoria de Imprensa para marcas e empresas é essencial no posicionamento delas no mercado. Em tempos de conectividade, isso pode ocorrer em ações previamente planejadas, mas também em situações inesperadas.

Isso é observado, principalmente, no gerenciamento de crise, quando acontecem ruídos ou problemas envolvendo as marcas e o público exige uma resposta rápida e assertiva da empresa.

Nestes casos, se a companhia não enxergar esse problema, adotar um plano de ação, tomar as medidas rápidas, eficientes e se posicionar corretamente, corre um sério risco de ter sua reputação abalada no mercado.

Portanto, hoje um trabalho de Assessoria de Imprensa extrapola os muros do universo dos jornalistas, e atinge outros focos e estratégias fundamentais a qualquer empresa, personalidade, político…

Uma Assessoria de Imprensa pode projetar um nome, marca, produto de forma estratégica, articulada, assertiva, de modo a se transformar em um fundamental mecanismo de divulgação. E aí, voltamos a falar no conceito de mídia espontânea, aquele no qual há a ‘chancela’ do veículo e que, assim, ganha em um elemento primordial e indiscutível: a credibilidade.

Credibilidade x Reputação: exemplos da atuação da Assessoria de Imprensa

Veja dois exemplos da atuação da Assessoria de Imprensa. Ambos envolvem a credibilidade e a reputação da marca. No entanto, esses atributos só são atingidos quando há um planejamento de como a marca vai se posicionar, para quem, em qual canal, qual mensagem e qual o tom dessa mensagem. Observe e compare:

Petz x ração contaminada: rápido posicionamento e gerenciamento de crise

Em 02 de setembro passado, o jornal O Globo noticiou o fechamento da fábrica de rações Bassar, em Guarulhos (SP). A medida se deu por suspeita de intoxicação de alguns petiscos que causou a morte de alguns animais.

Notem: ainda era suspeita. No entanto, logo no dia seguinte (03/09/2022), a Petz divulgou um comunicado informando que “não abre mão do respeito e da transparência junto aos clientes e apaixonados por pets”. Em seguida, a marca destacou todas as medidas que adotou, como a rápida retirada de todos os lotes do produtos das prateleiras, se disponibilizou a ajudar a apurar os fatos, deu recomendações aos consumidores e abriu um canal de suporte para atender quem estivesse com alguma dúvida ou precisasse reportar algum incidente.

O resultado disso não poderia ser melhor. Rapidamente o nome da Petz figurava nos assuntos mais comentados nas redes sociais. Os comentários elogiavam a postura e a preocupação da marca. Ao mesmo tempo, os comentários orgulhosos dos clientes também foram exponenciais.

No desfecho, embora tenham ocorrido diversas mortes de animais, esse fato não abalou a imagem da Petz, pelo contrário, a marca soube se posicionar no tempo certo, com um plano de ação rápido e eficiente, que proporcionou um marketing orgânico à empresa.

Carrefour x morte de representante na loja: lento posicionamento e gerenciamento de crise

Agora veja um exemplo oposto, o caso do Carrefour. Por muitas vezes a marca teve o nome repercutindo negativamente nas redes sociais. Na lista das polêmicas há o fato ocorrido em 14.08.2020, em uma das lojas em Recife. Na ocasião, um representante de uma das marcas fornecedoras sofreu um infarto enquanto trabalhava e faleceu no local. Os funcionários cobriram o corpo do homem com guarda-sóis e o estabelecimento continuou funcionando normalmente.

A notícia se espalhou pelas redes sociais rapidamente. Em pouco tempo o nome da marca já estava em todos os cantos do país, com comentários negativos dos consumidores, inclusive, muitos defendendo um boicote à marca.

O Carrefour só fez um pronunciamento quatro dias depois. Não bastando a demora, a nota publicada também não teve uma boa aceitação, pois apenas continha um pedido de desculpas, mas não demonstrava a preocupação em adotar medidas para impedir que novos casos assim ocorressem.

Novamente, o público fez uma enxurrada de críticas ao Carrefour nas redes sociais. Desta forma, neste caso, a empresa errou o tempo de reposta, a mensagem e as ações. Consequentemente, teve um marketing orgânico negativo.

Sua empresa precisa de Assessoria de Imprensa?

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de uma Assessoria de Imprensa, repense com carinho. Alcançar determinados patamares de sua marca, imagem ou produto invariavelmente passará por um trabalho de divulgação junto à imprensa.

Mais do que fazer a diferença, é praticamente condição sine qua non (indispensável) para atingir as estratégias de projeção e alcance da sua marca.

Como contratar uma Assessoria de Imprensa?

Para contratar uma Assessoria de Imprensa é importante buscar por empresas que são referência no mercado, pois essas companhias já têm uma base sólida de conhecimento, soluções e, principalmente, uma vasta lista de contatos de empresas de mídias e jornalistas.

Além disso, é válido que a empresa escolhida tenha domínio em outras áreas da Comunicação que se conectam com a Assessoria, como por exemplo, Marketing e Marketing Digital. Deste modo, a empresa terá uma visão ampla ao criar estratégias para posicionar sua marca no mercado.

A PressTexto é uma dessas agências de Comunicação. Estamos no mercado desde 1994 e somos reconhecidos por atender nossos clientes com excelência em diversas áreas. Nós conectamos nossa expertise em Assessoria de Imprensa com Comunicação Corporativa, Marketing, Marketing Digital, Eventos, entre outros. Tudo desenvolvido para criar soluções que transformam marcas e empresas por todo o Brasil.

Atendemos de pequenas até grandes empresas, em diferentes ramos. Como Pirelli, Birlasoft, Bloomin’ Brands Brasil (redes Outback, Abbraccio e Aussie Grill), Dasa, Fran’s Café, entre outros.

Para conhecer mais sobre nós, solicitar orçamentos, consultar serviços e trabalhos em Assessoria de Imprensa, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (11) 2694-1142 ou presstexto@presstexto.com.br. Se preferir, deixe seu contato para que nossa equipe fale com você.

Por: Roger Hayas