Hoje começa a nova edição da campanha Novembro Azul – ação mundial criada em 2003, na Austrália, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata.

No entanto, foi somente em 2011 que a iniciativa passou a fazer parte do calendário brasileiro. Falar deste tema ainda é um tabu para muitos homens, porém, a informação é uma das principais ferramentas que podem mudar esse cenário.

Esse desafio de ampliar o tema compete a todos, seja sociedade civil, poderes públicos e empresas privadas. Afinal, quanto mais a informação, mais vidas poderão ser salvas. Por isso, neste artigo, vamos explorar os principais tópicos do Novembro Azul e dar dicas para você abraçar a campanha e criar ações nas redes sociais ou corporativas.

1.    Entenda a importância do Novembro Azul

O passo inicial do Novembro Azul é entender a importância e o impacto social da campanha. Para isso, busque dados sobre o câncer de próstata que evidenciam a emergente necessidade de falarmos sobre o tema e incentivar a prevenção.

Confira alguns dados sobre o câncer de próstata:

  • O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, fica atrás apenas do de pele não-melanoma.
  • Para 2022, são estimados cerca de 65.840 novos casos (Instituto Nacional do Câncer – Inca)
  • Em 2021 foram 16.055 mortes decorrentes da doença, cerca de 44 mortes por dia
  • Quando desenvolve neoplasias malignas, a doença tem taxa de mortalidade 28,6%

Ao mesmo tempo, também é essencial informar corretamente que o câncer de próstata é uma doença gerada por um tumor que se desenvolve quando as células da próstata (que ficam próximas da bexiga e do reto) crescem descontroladamente.

2.    Incentive o diagnóstico precoce

Explicar sobre o diagnóstico precoce ajuda muitos homens a compreenderem exatamente o potencial dessa medida e quando devem visitar o urologista para realizar os exames preventivos. Veja algumas informações para compartilhar:

  • O recomendável é que homens a partir de 50 anos consultem o urologista para realizar o exame, mesmo que não tenham qualquer sintoma
  • Quando o homem faz parte do grupo de risco, deve começar a fazer os exames com 45 anos. Fazem parte deste grupo homens com histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), negros (têm maior incidência da doença) e que estão com obesidade
  • Há dois exames que diagnosticam a doença; o toque retal e o de sangue
  • O exame de toque retal permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos
  • O exame de sangue verifica a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) no organismo
  • Ambos os exames devem ser feitos anualmente pelo homem, um não exclui o outro, apenas se complementam
  • Quando há diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 90%

3.    Divulgue os sintomas do câncer de próstata

Os sintomas complementam a importância do diagnóstico precoce. Isso porque, na fase inicial, a doença não costuma manifestar sinais. Ou seja, neste momento, somente o diagnóstico precoce poderá detectar o câncer e, com o início do tratamento, maiores as chances de cura.

Quando há a manifestação dos sintomas, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Neste estágio, as chances de cura são menores. Veja os sintomas:

  • Dor óssea
  • Dores ao urinar
  • Vontade de urinar com frequência
  • Demora para começar e terminar de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Sangue na urina e/ou no sêmen

4.    Compartilhe a prevenção contra o câncer de próstata

Alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos entre outras ações do cotidiano são comprovadamente eficazes para prevenir o câncer de próstata. Por isso, compartilhe essas medidas nas suas comunicações. Veja algumas recomendações:

  • Alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais
  • Evitar consumo de gordura, em especial, de origem animal
  • Atividade física por no mínimo 30 minutos ao dia
  • Manter o Índice de Massa Corporal (IMC) adequado à altura
  • Diminuir o consumo de álcool
  • Não fumar

5.    Crie ações internas do Novembro Azul

Com essas e todas as outras informações que você levantar, já é possível criar estratégias de divulgação do Novembro Azul e incentivar a prevenção contra o câncer de próstata. Veja algumas sugestões:

Campanhas institucionais: elaborar ações estratégicas e conectadas ao tema durante o mês. Analise qual a mensagem, peças, eventos e atividades serão realizados para engajar os colaboradores. Se sua companhia não tem uma equipe de Comunicação, contrate uma agência especializada para elaborar e executar a campanha para a sua marca. A PressTexto é especialista nesse tema.

Ações isoladas:

Se não for possível criar uma campanha institucional, é possível optar por divulgação de peças que tragam o conceito e a importância do tema. Como por exemplo, cartazes ou folders explicativos, e-mails, cards em WhatsApp ou canais corporativos. E, claro, disponibilizar cartões com mensagens de apoio para que os colaboradores possam compartilhar com amigos e familiares.

Ambientação temática:

Já imaginou personalizar as salas, refeitórios, banheiros e demais locais da empresa com o tema Novembro Azul? A ambientação pode ser feita em espaços físicos e digitais. Uma das vantagens é que essa estratégia causa um forte e imediato impacto a todos. Além disso, pode virar um espaço para que pessoas possam tirar fotos e compartilhar a campanha nas suas redes sociais.

Palestras:

Convidar especialistas na área de urologia/oncologia ou pacientes que já tenham superado a doença para abordar o tema é uma ótima solução. Uma sugestão é reservar um dia do evento (que pode ser online ou presencial) na agenda de todos os colaboradores. Vale pedir para que todos usem uma camisa ou laço azul.

Rodas de conversa:

Por fim, uma outra dica é separar um momento para dialogar com as pessoas sobre o Novembro Azul. Um coffee break é uma ótima alternativa. Não esquecer de materiais educativos, como uma apresentação destacando os principais pontos da campanha, além de abrir a conversa para que os colaboradores compartilhem experiências, dúvidas, apoio.

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Por: Van Martins